História no Enem: saiba o que cai na prova

Veja quais são os temas de História mais solicitados no Enem

 

história Enem

 

A sociedade está em constante transformação: variações populacionais, novos padrões de produção e consumo, desmatamento, desigualdades sociais, guerras e outros acontecimentos. Tudo faz parte da história. Assuntos de História estão inseridos na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser aplicada em 10 de novembro deste ano.

É ampla a quantidade de temas que podem ser cobrados neste exame. A matriz de referência da prova aborda aspectos relacionados à cultura, patrimônio, estrutura política, organização da sociedade e relações entre estados nacionais, diretamente associados aos acontecimentos da Idade Contemporânea e à História do Brasil. “Pensar em História no Enem desperta certo receio nos candidatos. E não é para menos: essa é uma das disciplinas mais densas dentro da trajetória escolar”, afirma a coordenadora de avaliações educacionais do Sistema Poliedro, Jéssika Anastácio.

Entretanto, segundo ela, a carga elevada de assuntos não deve ser motivo de desespero. “Apesar de amplo leque de possibilidades, o Enem foca em um recorte de conteúdos restrito dentro da disciplina, dedicando atenção aos acontecimentos que impactaram os rumos da História até os dias atuais”, indica. “No contexto mundial, é importante que o aluno dedique seus estudos aos conflitos de relevância internacional, a exemplo da Guerra Fria, às transformações da sociedade decorrentes do capitalismo, bem como ao desenvolvimento industrial e tecnológico”, aponta Jéssika.

O Sistema de Ensino Poliedro elaborou um raio-x da prova com uma análise sobre os temas mais solicitados nos últimos cinco anos. Confira no quadro abaixo quais são os temas e a porcentagem de quanto eles apareceram com relação a todos os assuntos de História no período avaliado:

 

Estatísticas do mapa de conteúdos

 

história Enem

 

História do Brasil

Segundo Reinado (12,3%)

Governos pós-Ditadura Militar (12,3%)

Era Vargas (11,1%)

República Velha (9,9%)

Administração colonial (4,9%)

Ditadura Militar (4,9%)

Sistema e economia colonial (4,9%)

República Populista (2,5%)

Crise do Sistema Colonial (2,5%)

Processo de Independência (1,2%)

 

História Geral

Segunda Guerra Mundial e suas consequências (13,6%)

Baixa Idade Média (8,6%)

Grécia e Roma (4,9%)

Reformas e Revoluções (2,5%)

Segunda Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial (1,2%)

Grandes Navegações (1,2%)

Revolução Industrial e Iluminismo (1,2%)

 

Veja mais

Química no Enem: saiba o que cai na prova

Poliedro Sistema de Ensino
Política de Privacidade - Termos de uso - Desenvolvimento @2016 Poliedro - Todos os direitos reservados.