Projeto colabora com a saúde física e mental de crianças em Guararema

Foto divulgaçãoA parceira do Sistema Poliedro, Escola Municipal de Educação Complementar (EMEC), localizada em Guararema (SP), acredita na melhoria da qualidade de vida dos seus alunos, inclusive, os que têm necessidades educacionais especiais.

Pensando assim, implantou em 2017, o projeto “Tibum... Tibum... Adaptação ao Meio Líquido para pessoas com deficiências” que aprimora a rotina dos estudantes com deficiências por meio de aulas realizadas na piscina da escola parceira e que são monitoradas por professores treinados para essa atividade.

Atualmente, cerca de 23 alunos, com diversos tipos de deficiências, frequentam quinzenalmente a piscina da escola parceira durante as aulas de Educação Física. Esses momentos estabelecem relação com a autonomia, a coordenação  e o equilíbrio da criança. Além disso, promovem o relaxamento muscular, a amplitude do movimento das articulações e o controle respiratório.

Todas os benefícios do projeto são essenciais para esses alunos. É o que afirma o professor Rodrigo Siqueira em sua rotina com a turma. Na prática, ele e a professora Maria Carla Zinezi apresentam aos estudantes o meio líquido, exploram os espaços dentro da água e, gradativamente, participam de jogos, brincadeiras, alongamentos, exercícios para sobrevivência em meio líquido, respiração e mergulho, além de recreação e atividades pedagógicas.

Outro benefício do projeto é o estado de leveza e tranquilidade que os alunos apresentam em sala de aula quando retornam da piscina. A professora da EMEC, Priscila Barbarossi, também pontua as vantagens da adaptação ao meio líquido. “Depois de começar a frequentar as aulas na piscina, o aluno Davi, por exemplo, apresentou uma melhora significativa e está mais comunicativo, calmo e alegre! “, conclui.

O projeto “Tibum... Tibum... Adaptação ao Meio Líquido para pessoas com deficiências” foi vencedor na edição deste ano do Prêmio Excelência, na categoria “Consciência corporal, saúde e qualidade de vida”. A premiação visa divulgar práticas ou experiências educativas de excelência que possam ser compartilhadas e implementadas nas demais escolas parceiras.

 

Poliedro Sistema de Ensino
Política de Privacidade - Termos de uso - Desenvolvimento @2016 Poliedro - Todos os direitos reservados.