Quais são os temas mais cobrados em Matemática no Enem?

Veja o raio-x da prova de Matemática e Suas Tecnologias elaborado pelo Sistema de Ensino Poliedro

 

 

Principal prova de seleção do País, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado em importantes processos seletivos como SISU e Prouni e é porta de entrada para faculdades públicas e privadas de todo o Brasil. Os resultados da avaliação podem, ainda, ser aproveitados para o ingresso em universidades internacionais.

Com peso importante na nota final dos candidatos, a prova de Matemática e Suas Tecnologias, a ser aplicada em 10 de novembro deste ano, pode tirar o sono de muitos estudantes devido à quantidade de conteúdos cobrados. Por isso, pensando em facilitar a rotina de estudos dos vestibulandos, o Sistema de Ensino Poliedro elaborou um material (Coletânea Enem) que traça o perfil da prova e os temas mais cobrados nos últimos cinco anos (entre 2014 e 2018).

De acordo com a análise feita pelo Poliedro, a prova de Matemática não avalia apenas o conhecimento específico que o aluno tem sobre determinado assunto da disciplina, mas também sua habilidade para resolver problemas. O estudante, portanto, deve entender o enunciado, refletir sobre a situação apresentada – que pode ser, por exemplo, o teste de eficácia de uma vacina, o projeto de um automóvel ou uma pesquisa de mercado para determinada companhia – e pensar na melhor maneira de aplicar os conceitos matemáticos a fim de chegar a uma resposta para o problema proposto. Muitas vezes, esse problema pode ser resolvido por mais de um caminho.

Confira os temas cobrados na prova de Matemática e Suas Tecnologias de acordo com levantamento do Sistema Poliedro:

 

 

Conhecimentos numéricos: Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.

Conhecimentos geométricos: Características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

Conhecimentos algébricos: Gráficos e funções; funções algébricas do 1º e 2º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

Conhecimentos de Estatística e Probabilidade: Representação e análise de dados; medidas de tendência central (média, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.

Conhecimentos algébricos/geométricos: Plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

 

Veja também:

Química no Enem: saiba o que cai na prova
Poliedro Sistema de Ensino
Política de Privacidade - Termos de uso - Desenvolvimento @2016 Poliedro - Todos os direitos reservados.