Travessia que não se acaba

Feira do Conhecimento do Curso G9 envolve toda a escola com projetos da Educação Infantil ao Ensino Médio

O Curso G9, localizado em Itajubá (MG), é parceiro de longa data do Sistema Poliedro. A escola tem como slogan a frase “Semeando atitudes”, propósito que vai ao encontro de um belo projeto que em 2018 completa 24 anos: a Feira do Conhecimento. Neste ano, todos os trabalhos foram desenvolvidos a partir do tema “Guimarães Rosa: uma travessia que não se acaba”. O evento, aberto ao público, foi realizado entre os dias 27 e 31 de agosto.

Ao entrar na escola e fazer a “travessia” até o local do evento, foi fácil perceber que o objetivo destacado no slogan é uma realidade vivenciada no dia a dia da escola. Desde o primeiro “bom dia”, a equipe do Poliedro que foi prestigiar o evento, assim como outros participantes da Feira, receberam muitos sorrisos com o sentimento de “seja bem-vindo”. “As pessoas do G9 sempre nos recebem muito bem. Eles têm orgulho de tudo o que fazem e isso é estampado no olhar de cada aluno, professor, coordenador e funcionário. É uma inspiração ouvir sobre tudo o que realizam”, disse Robson Ribeiro, supervisor de Comunicação do Poliedro Educação.

Em um galpão (foto abaixo) onde é localizada uma das quadras, os alunos prepararam a travessia que apresentava a vida de um dos principais escritores brasileiros. Cada espaço foi pensado e organizado pelos alunos em conjunto com os professores. O detalhe é que a Feira envolve toda a escola, desde o Infantil até o Ensino Médio.

Giovanni Henrique Faria Floriano, um dos mantenedores do G9, explicou que a Feira consegue inspirar o aluno, porém, mais do que isso, coloca o professor como mediador do processo. “Tradicionalmente, o professor é visto como o detentor do conhecimento. Mas isso já está ultrapassado. Projetos como este trazem muitos aprendizados aos professores. É um processo de capacitação do corpo docente, permite que ele desenvolva a capacidade de coordenar projetos e de ser mediador”.

Segundo o professor Mateus Bibiano Francisco, a Feira mostra o quanto os jovens podem ser estimulados quando o professor apresenta essa postura de mediador. “Quando são pequenos, eles precisam de maior interferência do professor. Mas, todas as vezes que precisam colocar a mão na massa, eles querem mostrar que conseguem fazer. E, realmente, conseguem entregar muito além do esperado”.

Habilidades desenvolvidas – O conhecimento sobre o tema, por si só, já seria válido para o desenvolvimento dos alunos. Mas a Feira traz muitos outros benefícios, principalmente durante os meses que antecedem o evento.

Anna Luiza Pereira Abelha, do oitavo ano, destacou a importância desse período. “Foi muito tempo de pesquisa e o trabalho em equipe foi incrível. Tudo o que aprendemos sobre o Guimarães Rosa foi muito importante”.

Ana Julia Alvarenga e Silva destaca a relação entre alunos e professores. “Conseguimos uma interação muito boa. Aprendemos muito com eles e eles com a gente”.

Escolha dos projetos passa por banca avaliadora – A pesquisa é realizada durante o primeiro semestre, e, no início do segundo, os alunos fazem uma apresentação para a banca formada por professores. Neste momento já é possível identificar a característica de cada aluno. “Eles desenvolvem a capacidade de pesquisa, de análise, de se apresentar em público e de argumentação, postura e oratória. Além disso, é um trabalho empreendedor, já que eles precisam buscar materiais. Inclusive, orientamos que eles procurem ter consciência com os gastos, procurando utilizar os materiais da melhor forma possível”, ressaltou Maria Aparecida Fernandes, diretora do Colégio.

Sobre o Curso G9 – O Curso G9 iniciou suas atividades em 1995 com o Ensino Médio e o Pré-vestibular. Um ano depois, passou a oferecer o Ensino Fundamental II e, em 2007, o Ensino Fundamental I. A partir de 2009, começaram a ser implantadas as turmas de Educação Infantil: Jardim II (5 anos), Jardim I (4 anos) e Maternal II (3 anos).

Desde a sua criação, uma equipe de profissionais qualificados e em constante aperfeiçoamento tem colocado em prática uma proposta coerente de escola, cujo objetivo é oferecer aos alunos um ensino de qualidade e oportunidades que atendam às exigências de uma sociedade que passa por rápidas e profundas transformações.

  Acesse a galeria de fotos do evento.

Poliedro Sistema de Ensino
Política de Privacidade - Termos de uso - Desenvolvimento @2016 Poliedro - Todos os direitos reservados.