Aluno do Villa Lobos é destaque internacional

Aluno do Colégio Villa Lobos ganha medalha de Ouro
em Olimpíada Internacional de Matemática

 

O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), realizada de 20 a 28 de julho, na cidade de Salvador (BA).

Murilo Corato Zanarella, do Colégio Villa Lobos, de Amparo (SP), e Daniel Santana Rocha, do Rio de Janeiro (RJ), obtiveram as medalhas de ouro com 41 pontos cada, a maior pontuação obtida na competição (a maior nota possível era 42 pontos). Daniel Lima Braga, de Eusébio (CE), e Victor Oliveira Reis, de Recife (PE),
conquistaram as medalhas de prata com 40 e 38 pontos, respectivamente. A outra medalha de ouro na Olimpíada foi para um aluno de Portugal.

Com este resultado, o Brasil ficou, pelo segundo ano consecutivo, com a primeira posição na classificação geral por países, com 160 pontos, seguido pela equipe de Portugal, que obteve 149 pontos.

Durante as provas, realizadas individualmente nos dias 24 e 25, os estudantes tiveram quatro horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pela banca e selecionados pelo júri internacional, formado pelos líderes dos países participantes. Os problemas abrangeram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

Este ano participaram da olimpíada as delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, representados por equipes de quatro estudantes de até 18 anos, totalizando 28 competidores.

Para a coordenadora-geral do evento, Luzinalva Miranda de Amorim, os resultados gerais da competição foram positivos. “Ficamos muito contentes com os resultados alcançados. Todos os países participantes foram premiados, o que sem dúvida reflete o esforço e dedicação de todos os estudantes e professores dos países envolvidos e demonstra que as metas propostas foram atingidas”.

O evento tem a sua próxima edição agendada para julho de 2013 na cidade de Maputo, em Moçambique.

Para o Mantenedor do Colégio Villa Lobos, professor Luis Fernando Lopes Borim, este resultado coroa um trabalho de vários anos feito pelo aluno e sua família: "O Murilo é um jovem dedicado, ele sabe muito bem aonde quer chegar e o que precisa para isto. Ele já conquistou muitas medalhas e esta é mais uma que comprova seu talento. Vale ressaltar sua humildade e sua prestatividade com os alunos da sala. Estamos todos orgulhosos dele.”.

“Foram quase seis semanas longe de casa entre os treinamentos e a olimpíada. Brasília, São Paulo, Brasília e Salvador, muitas malas para arrumar, muita saudade e muita torcida. Estamos felizes e orgulhosos por vê-lo alcançar seus objetivos e por estarmos juntos nessa caminhada.”- comentam seus pais e irmãos.

Mais um destaque foi a idade dos alunos. Enquanto no Brasil a idade limite para participar da Olimpíada era 15 anos, nos outros países a idade era 18 anos.

Para outras informações, acesse: www.2omcplp.com.br


  Assessoria de Comunicação do Colégio Villa Lobos

 

 

Para enviar críticas e sugestões para a Assessoria de Comunicação, clique aqui.

Asscom: 05/09/2012