Apoio Pedagógico Especializado

Com o objetivo de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental II a melhoria em sua aprendizagem, o Colégio Poliedro oferece o Apoio Pedagógico Especializado. Um apoio dividido em módulos e Oficina de Aprendizagem com o intuito de oferecer aos alunos ferramentas para que se conscientizem de sua real competência para o estudo e a construção do conhecimento.

O Apoio Pedagógico (módulos) é um serviço educacional e pedagógico onde os alunos são estimulados a fazer perguntas, interrogar e argumentar, concluir e organizar seu pensamento. Só assim a dúvida será objeto de construção do conhecimento.

A Oficina de Aprendizagem é destinada aos alunos com dificuldades de aprendizagem, vinculadas à atenção, à percepção, à memória e ao pensamento (organização da linguagem), à criatividade ou à imaginação.

Por meio de ferramentas como livros didáticos, internet, jornais e revistas, jogos pedagógicos, mapas conceituais, fichamentos, autoavaliação, série de exercícios, os alunos desenvolvem habilidades e competências para a evolução do aprendizado.

 

Apoio Pedagógico em seus respectivos módulos:

  • Produção de textos: Alunos com dificuldades em leitura, escrita e produção de texto.
  • Gramática reflexiva: Alunos com dificuldades em concordância nominal ou verbal , normas ortográficas e outros recursos linguísticos.
  • Pensamento matemático: Alunos que necessitam compreender conceitos matemáticos básicos e operações em geral.
  • Fundamentos históricos e geográficos: Alunos que necessitam compreender conceitos de identidade, temporalidade, causalidade, transformações, causas e consequências.
  • Ciências aplicadas: Alunos com necessidade de compreender o funcionamento de sistemas, partindo de seus componentes, vendo suas relações e interações, para que ele consiga decompor e recompor um sistema complexo.
  • Metodologia de estudo: Alunos com necessidade de acompanhamento de tarefas, agenda, resumos, atividades e projetos.
  • Química e física aplicadas: Alunos com necessidade de estudar os fenômenos químicos e físicos de forma mais concreta e sistemática.
  • Resolução de problemas matemáticos: dificuldade na interpretação de textos de problemas matemáticos até a resolução e revisão das soluções destes, sempre intercalando atividades que visem à melhora da concentração e do raciocínio lógico-matemático.

Obs.: Todos os alunos indicados pelos professores (por meio de ficha de encaminhamento) são avaliados para frequentar a Oficina de Aprendizagem ou os Módulos (indicados para alunos que desejem aprimorar seus estudos).

 

Confira alguns depoimentos de pais e professores

“Minha maior satisfação em relação ao trabalho desenvolvido no Apoio Pedagógico é perceber, após a instrumentalização oferecida no módulo, a autonomia dos alunos e o avanço no raciocínio por meio da reflexão sobre o que estão aprendendo, resultando na melhora no desempenho dos mesmos”. Professora Adriana.

“As aulas de Análise reflexiva da Língua Portuguesa têm por objetivo, criar um ambiente favorável para se discutir as situações de comunicação e de aprendizagem da língua materna. E para tanto, como é da própria natureza de um curso reflexivo, estruturar-se numa proposta de ensino que motive o educando a refletir sobre a língua que fala e escreve, coloca o professor em constante desafio. Então, o que fazer para que o aluno construa um discurso próprio às intenções comunicativas? Como gerar a autonomia discursiva? Como ensinar a língua para que ele possa comunicar-se, utilizando os recursos lingüísticos a seu favor? Como desenvolver os processos de interpretação, análise e compreensão de textos? Estas e muitas outras perguntas vão se formando no cotidiano escolar e merecem atenção de todos. Assim, uma dentre muitas ações do módulo, buscar compreender a língua materna em situações de uso e reflexão, faz do Apoio um projeto eficiente para o enfrentamento destes problemas e para a criação de soluções que possam indicar aos alunos, pais e escola, um meio autêntico de se tratar da Língua Portuguesa”. Professor Aldo Simões.

“Eu só tenho a agradecer a todos os professores e orientadoras pelo empenho em recuperar as notas baixas do João Paulo, e, não somente isso, no apoio psicológico, tanto dele quanto no meu, fazendo-nos acreditar no potencial que existe em cada um de nós. O apoio foi fundamental para que meu filho se empenhasse mais. Sem o apoio acho que ele não teria conseguido passar de ano, ou teria sido muito mais difícil do que foi”. Lucy Lea de Almeida, mãe do aluno João Paulo de Almeida.

“O Apoio Pedagógico é um ambiente proposto aos alunos para que eles possam desenvolver a independência nos estudos, bem como identificar e tratar cada dificuldade apresentada. No módulo de Resolução de Problemas Matemáticos trabalhamos desde a interpretação de textos de problemas matemáticos até a resolução e revisão das soluções destes, sempre intercalando atividades que visem à melhora da concentração e do raciocínio lógico-matemático. Para a interpretação dos textos de problemas, apresentamos aos alunos técnicas que os ajudam a separar em etapas o enunciado, de modo que eles possam entender a função de cada parte e tratar daquelas que os ajudarão na resolução. Por fim, também propomos aos alunos a criação de problemas matemáticos para que eles possam ter um domínio mais amplo sobre o assunto, uma vez que na criação há a obrigação de aplicar as técnicas aprendidas, como também a preocupação da estética de um texto”. Professor Rafael Lopes Bonfim

  

Mais informações
Analú Sant´Ana Lopes do Amaral
Orientação Educacional
Colégio Poliedro
Ensino Fundamental II
(12) 3942-2271

Para enviar críticas e sugestões para a Assessoria de Comunicação, clique aqui.

Asscom: 27/03/2012