Mostra Literária do Curso G9

Música, canto coral, peças teatrais, declamação de poesias e exposição dos trabalhos artísticos feitos em sala de aula. Tudo feito de maneira lúdica, em harmonia com o tema proposto para a 2ª Mostra Literária promovida pelo Ensino Fundamental II do Curso G9 – “A Memória em Sentidos”, que marcou a comemoração pelos 90 anos da Semana de Arte Moderna. As atividades envolveram todas as disciplinas, em uma ação interdisciplinar.

“É muito importante que o aluno perceba a relação que há entre as disciplinas. Assim, não terá um olhar estanque para a Matemática, a Física, a Língua Portuguesa. Ao realizar o trabalho interdisciplinar, percebe que elas estão interligadas, ainda mais a Arte, que perpassa todas as matérias – sem sentimento, sem emoção não há aprendizagem”, explica a diretora pedagógica do G9, professora Maria Aparecida Fernandes.

A Mostra Literária foi produzida ao longo do primeiro semestre e teve sua culminância em 30 de junho, quando os trabalhos foram expostos aos pais e amigos dos alunos. “É fundamental a presença dos pais a todo instante, não só aqui nas apresentações artísticas como no acompanhamento das atividades que foram realizadas ao longo do ano”, diz Karina Branco, mãe da aluna Giovanna Beatriz de Lima Branco (turma F61).

Opinião semelhante tem Rita de Cássia Almeida, mãe do aluno André Veloso de Almeida (F61). “É muito legal essa participação dos pais porque podem perceber a criatividade dos alunos, dos nossos filhos, a preparação da mostra. Tudo está muito lúdico”, diz. “É muito interessante a mostra porque é uma maneira que temos de apresentar às pessoas o que estamos aprendendo”, completa a aluna Maria Cecília de Carvalho Mendonça (F71).

Para a professora Tereza Francisca Siqueira Mantalvão, de Língua Portuguesa, “todo trabalho só é positivo quando há o envolvimento do aluno e do professor em uma relação de completa cumplicidade, o que aconteceu durante a preparação da mostra”.

Os autores e artistas estudados para a Mostra Literária foram: Lima Barreto, Manuel Bandeira, Monteiro Lobato, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Villa Lobos, Victor Brecheret, Menotti Del Pichia, Mário de Andrade, Miguel de Cervantes, Luciana Sandroni, Lia Neiva, Graciliano Ramos.

Para enviar críticas e sugestões para a Assessoria de Comunicação, clique aqui.

Asscom: 24/07/2012