PARTICIPE DO CONCURSOS DE:

FOTOGRAFIA • VÍDEO
DESENHO • OBRAS LITERÁRIAS

O Poliedro Arte&Cultura é uma ótima oportunidade para os alunos poderem expor suas ideias, expandir as possibilidades de argumentação e criação, compartilhar opiniões e expressar seus sentimentos e visões de mundo.

PARTICIPE DO CONCURSOS DE:

FOTOGRAFIA • VÍDEO
DESENHO • OBRAS LITERÁRIAS

O Poliedro Arte&Cultura é uma ótima oportunidade para os alunos poderem expor suas ideias, expandir as possibilidades de argumentação e criação, compartilhar opiniões e expressar seus sentimentos e visões de mundo.

Liberdade


O tema do Poliedro Arte&Cultura deste ano é: Liberdade. O objetivo deste projeto é direcionar o olhar dos professores e estudantes para as questões que envolvam a defesa da igualdade de direitos sem qualquer distinção, fortalecendo as relações fraternas e o respeito à opinião do próximo.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê o direito à liberdade de expressão, que pode ser de forma oral, escrita e artística. Assim, falar sobre esse tema por meio da arte extrapola os limites da escola e conduz os alunos ao pleno exercício da cidadania, pois esse assunto requer uma reflexão aprofundada dos deveres e das responsabilidades decorrentes das escolhas de cada indivíduo.

Diante disso, a escola deve incentivar a atitude protagonista do aluno no processo de aprendizagem, atribuindo-lhe liberdade e responsabilidade na construção do conhecimento.

O escritor Rubem Alves afirma, na crônica “Gaiolas e asas”, o seguinte: “escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.

Professor


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a valorização da diversidade de saberes e vivências culturais para que os alunos possam apropriar-se de conhecimentos e experiências com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Nesse contexto, as diversas formas de linguagem devem fomentar os debates e as discussões, possibilitando o reconhecimento dos discursos de ódio e a reflexão sobre os limites entre liberdade de expressão e ataque a direitos, bem como o debate de ideias, que deve considerar posições e argumentos contrários.

Concursos

O Poliedro entende que as diferentes formas de expressão artística que fazem parte deste projeto contribuem para o desenvolvimento do aluno.

Concurso de fotografia
Instiga o olhar artístico e responsável, por meio da linguagem fotográfica, de maneira acessível e prazerosa.

Concurso de vídeo
Incentiva o trabalho com a linguagem audiovisual, além do exercício da autoria, leitura crítica da mídia e produção de vídeos, utilizando a tecnologia para se expressar de forma criativa.

Concurso de obras literárias
Possibilita descobrir novos talentos por meio dos gêneros textuais, que são utilizados para manifestar as mais diversas situações de comunicação.

Concurso de desenho
Utiliza a linguagem visual com a criação e expressão do senso estético, artístico e cultural.

Inscrições

de 5 de fevereiro
a 30 de abril


Envio dos trabalhos:

de 6 a 31 de maio


Leia o regulamento do Poliedro Arte&Cultura presente no menu e inscreva a sua escola.