Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

10 motivos para inserir projetos extracurriculares no calendário escolar

29 de dezembro de 2020

Tags

  • Gestão Escolar
10 motivos para inserir projetos extracurriculares no calendário escolar

Não é apenas dentro da sala de aula que se constrói conhecimentos. Ter a oportunidade de aprender uma nova língua, praticar um esporte diferente, tocar um instrumento musical ou participar de uma peça de teatro pode ter um enorme impacto na formação de um jovem.

Atividades extracurriculares também são um importante aliado na hora de complementar a aprendizagem dos alunos. Esse tipo de prática, além de ajudar na fixação do que é ensinado em aula, pode agregar novos conhecimentos, habilidades e competências.

É importante entender que existe diferença entre atividades e projetos extracurriculares. Enquanto os projetos extracurriculares devem estar atrelados ao projeto político-pedagógico (PPP) da escola, atividades extracurriculares, como aulas de dança ou idiomas, por exemplo, costumam ser mais ‘soltas’. Tanto aulas quanto projetos extracurriculares visam o desenvolvimento integral do aluno. Já a amplitude do projeto contribui para complementar o que é ensinado na sala de aula.

Por isso, a coordenação deve trabalhar lado a lado com o professor no planejamento e desenvolvimento dessas propostas, além de realizar o acompanhamento ao longo de todo ano letivo. A coordenação também deve se atentar se a iniciativa está ligada aos fundamentos didáticos, filosóficos e pedagógicos da escola. 

Dentro do calendário escolar, é possível ter tanto atividades pontuais, como gincanas, estudos do meio, festivais, torneios e mostras pedagógicas, quanto atividades com uma regularidade definida, como aula de capoeira, balé, xadrez, música etc.

Veja abaixo 10 benefícios de inserir projetos extracurriculares no seu calendário escolar, tanto para os alunos, quanto para a escola.

1 O aluno aprende a fazer gestão do seu próprio tempo

Para desenvolver um projeto extracurricular, o aluno precisa trabalhar seu senso de responsabilidade e se manter organizado na execução de suas tarefas. Esse processo exige que ele aprenda a administrar seu tempo para realizar as atividades propostas pelo colégio no período regular e entregar as demandas do projeto.

2 Ampliação das relações sociais do aluno

Tanto nos projetos, quanto nas aulas extracurriculares, o aluno experimenta e vivência relações sociais em diferentes cenários, espaços, grupos. Dentro do horário regular, o convívio do aluno fica restrito ao seu grupo de amizades e com colegas da turma. Quando faz um projeto extracurricular, essas relações se ampliam a partir do momento que ele passa a ter contato com pessoas de diferentes séries e com distintas personalidades.

3 Projetos ajudam alunos a trabalharem o autocontrole

Participar de uma iniciativa extracurricular pode ajudar o aluno a ter um maior conhecimento de seus próprios sentimentos e um melhor entendimento de suas reações. O desenvolvimento do autocontrole é uma evolução que leva tempo, mas projetos extracurriculares podem ajudar os jovens nesse processo.

4 Melhora no desempenho acadêmico dos alunos

Exercícios práticos transformam completamente o processo de aprendizagem do aluno ao trazer os conhecimentos construídos nos componentes curriculares de uma forma muito mais interessante. Assim, as atividades desenvolvidas nas aulas ou nos projetos extracurriculares contribuem para apropriação e consolidação do conteúdo apresentado na sala de aula.

5 Descoberta de potencialidades, aptidões e interesses dos alunos

Oferecer projetos extracurriculares que ajudam os alunos a descobrirem seus interesses e aptidões completa o trabalho da escola em auxiliar o aluno na construção de seu projeto de vida. Através dessas atividades, os alunos vivenciam experiências que ajudam na identificação de vocações e características que influenciarão na escolha profissional e outras decisões pessoais.

6 Projetos contribuem para a construção da identidade da escola

Quando um pai acessa o site da escola e vê quais atividades extracurriculares são oferecidas, ele tem uma melhor compreensão do que essa instituição entende por educação. Uma escola que conta com uma horta orgânica, atividades circenses ou um clube literário, por exemplo, provavelmente tem um perfil mais humanista do que um colégio que apenas conta com aulas de inglês ou natação, desconectadas do projeto pedagógico da escola. Projetos extracurriculares funcionam como uma grande ‘vitrine’ para comunicar as crenças e valores da escola para o restante da comunidade.

7 Atividades podem ser um diferencial para a escola

Diante de um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental se diferenciar e inovar. Ao oferecer uma formação diferenciada, a escola se torna mais relevante do que a concorrência. Quanto mais você diversifica sua proposta, mais a sua instituição se torna atraente para um público que busca uma educação mais completa para seus filhos.

8 Projetos podem trazer mais visibilidade para a escola

Da mesma forma que projetos são um diferencial para uma escola, o sucesso dessas iniciativas pode trazer bastante visibilidade. Organizar ou participar de eventos, olimpíadas, festivais, campeonatos internos e externos destaca o comprometimento da escola com a sua proposta pedagógica, fortalecendo e divulgando a imagem da escola na região.

9 Fidelização dos alunos

Ao participar das atividades oferecidas, o aluno fortalece as relações socioemocionais, criando confiança com a escola e os envolvidos na ação. É importante que os alunos vivenciem situações que os façam “desejar estar ali”. Mescle a qualidade do ensino na sala de aula com esportes, música, dança, teatro e com outras opções culturais, aumentando assim a concepção de escola como um espaço de aprendizagem criativo, dinâmico, em que o aluno se sinta seguro e feliz. Isso pode influenciar muito na decisão de um pai na procura da melhor escola.

10 Projetos são uma maneira de trazer ensinamento além do conteúdo acadêmico 

Ao incentivar a prática de atividades extracurriculares na sua instituição de ensino, você proporciona aos alunos uma chance maior de aprender e desenvolver novas competências e habilidades. Através dessas experiências, a escola amplia a visão de mundo do aluno, incentiva descobertas e aproxima a teoria da prática, além de ajudar no desenvolvimento da criatividade, da autonomia e do engajamento.

Alguns pontos de atenção na hora de implementar atividades extracurriculares

A escola deve preparar o ambiente em que cada atividade irá acontecer, com infraestrutura adequada, seja para um projeto extracurricular integrado ao PPP ou apenas uma aula fora do horário regular. Uma aula de dança necessita de uma sala ampla com um aparelho de som, enquanto o treino de basquete vai precisar de uma quadra com uma cesta. É preciso estar atento às necessidades individuais de cada atividade e analisar quais serão os locais e equipamentos para sua realização.

A coordenação da escola deve estar atenta ao planejamento das atividades, organizando um local de espera com monitor até a espera do professor.

Outro ponto de atenção deve ser a formação do professor responsável pela atividade. Cabe à coordenação ter certeza de que a formação desse professor é compatível com o que é proposto pelos projetos. A coordenação deve também acompanhar a organização, planejamento e realização da atividade junto aos professores.

Outro fator que interfere diretamente na forma como os projetos extracurriculares serão conduzidos é a questão financeira. Parcerias com instituições de ensino de idiomas, por exemplo, costumam ser uma opção mais em conta. Apesar de ser mais trabalhoso e caro, ter um corpo docente alinhado às propostas da escola é o cenário ideal. Se mesmo assim a opção for trazer um professor de fora para tocar a atividade, ele poderá trabalhar junto dos professores da escola para desenvolver uma atividade que seja mais significativa. 

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter