Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

11 de agosto, Dia do Estudante. Veja como comemorar esta data!

11 de agosto de 2022

Tags

  • atividades
  • aula
  • Data comemorativa
  • dia do estudante

dia do estudante

Apesar de pouco conhecido na maioria das Instituições de Ensino, o dia 11 de agosto é uma data muito importante para a escola. É neste dia que se comemora o Dia do Estudante.

Preparamos um texto especial para que sua escola possa planejar ações e mensagens, com o tema do Dia do Estudante, e se preparar para homenagear quem frequenta a escola todos os dias!

Por que comemorar o Dia do Estudante?

Embora a escola seja composta de diversos profissionais, muitos deles ligados diretamente ao processo de Educação, é certo que os estudantes são a causa principal da existência da escola.

As crianças e adolescentes passam boa parte de seus dias na escola, convivendo, brincando, estudando e solucionando conflitos. Nesse sentido, o ambiente escolar é um marco na vida dos pequenos desde os primeiros anos escolares.

Leia também:
+ Entenda as fases do desenvolvimento infantil
+ Planejamento Escolar: 4 cuidados ao construir o seu

Dessa forma, homenagear os estudantes no dia 11 de agosto, pode ser uma ótima forma de estreitar laços entre a gestão pedagógica, os estudantes e a comunidade escolar, sendo ainda uma maneira de captar alunos para sua escola! Estratégias como ações realizadas durante o dia ou semana, além de mensagens nas Redes Sociais e murais da escola são algumas ideias para comemorar este dia importante e divertido.

Como surgiu o Dia do Estudante

Embora não seja tão conhecido, o Dia do Estudante existe há muito tempo. O dia 11 de agosto do ano de 1827 foi o marco da criação de dois cursos superiores de Direito no Brasil, ainda sob a regência de Dom Pedro I. 

Foi nessa data que Dom Pedro I criou a Faculdade de Direito de Olinda e a de São Paulo, que depois se tornaria a USP, Universidade de São Paulo. Exatamente 100 anos depois, no dia 11 de agosto de 1927, a data passou a ser lembrada todos os anos como o Dia do Estudante.

A data possui extrema importância para o cenário educacional brasileiro, já que antes dela não havia possibilidade de se formar no Brasil. Assim, quem quisesse fazer um curso superior precisaria estudar na Europa, ou seja, ser filho de famílias abastadas financeiramente.

Como comemorar o Dia do Estudante na escola

É muito importante que os estudantes saibam o que significa a data e por que o Dia do Estudante é comemorado. Assim, as crianças e adolescentes se sentirão valorizados e atentos à importância de seu papel para a escola e para a sociedade.        

Algumas ações podem ser desenvolvidas para homenagear os estudantes. Abaixo daremos cinco dicas e sugestões de como a escola pode trabalhar o Dia do Estudante de forma significativa.

1. Mural do Dia do Estudante

Criar um Mural do Dia do Estudante pode ser uma excelente ideia para desenvolver trabalhos artísticos ou realizados de forma interdisciplinar. As crianças menores podem fazer desenhos e pinturas, enquanto os estudantes mais velhos podem trazer dados sobre as escolas do Brasil e de suas cidades. 

2. Vídeos com homenagens

Vídeos homenageando os estudantes ainda são raros no ambiente escolar. Que tal produzir um vídeo simples e exibir aos estudantes na entrada, assim como nas Redes Sociais da escola?

Esta ideia, além de fazer a alegria dos estudantes, também pode ser uma ótima forma do gestor estimular o engajamento de sua equipe!

Leia também: 5 dicas de como gestores podem estimular o engajamento da equipe

3. Criação de um marco escolar

A criação de um espaço em parceria com crianças e adolescentes pode se tornar um marco para o Dia do Estudante! Que tal criar um espaço para brincadeiras, jogos ou mesmo um jardim para leitura?

Caso a escola tenha pouco espaço físico, é possível organizar uma sala para que funcione, temporariamente, como um espaço diferenciado. A escolha do que será inaugurado pode ser trabalhada pelos professores, o que gera uma ótima oportunidade para aplicar o conceito da gestão democrática do espaço escolar.

4. Pintura coletiva no muro da escola

Que tal convidar os estudantes para a criação de uma pintura coletiva em uma parte do muro da escola? Essa é uma excelente iniciativa que pode ser guiada por artistas locais.

Pintar o muro da escola, coletivamente, contribui para que a criança tenha a sensação de pertencimento ao local, além de ser uma oportunidade para trabalhar a arte urbana com adolescentes.

5. Ação solidária 

Uma ótima maneira de comemorar a data e proporcionar a disseminação de conhecimento é organizar uma ação social em escolas e comunidades carentes. A doação de livros, apostilas e material escolar podem ser um ato de grande valia, mas é interessante combinar os itens que serão doados com os responsáveis, antecipadamente. 

É possível organizar um grupo de estudantes para fazer a entrega do material e registrar o momento. As fotos e vídeos podem ser utilizados em outras ações citadas acima e também compartilhados em redes sociais. 

Leia também:
+ Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC
+ O que é Educação Socioemocional e como integrá-la à realidade escolar?

Mensagens para o Dia do Estudante

Como a data é voltada para as crianças e adolescentes, as mensagens precisam acompanhar a idade e nível de leitura dos estudantes. Que tal oferecer uma lembrancinha com frases que valorizam a presença dos estudantes na escola? 

É interessante que as mensagens sejam simples, sempre valorizando a presença dos estudantes no ambiente escolar. Veja alguns exemplos abaixo: 

  • A escola se constrói todos os dias com a sua presença. 
  • Que bom que você veio, podemos aprender juntos.
  • É aprendendo que conhecemos mundos diferentes e construímos o futuro.
  • Ser estudante é estar aberto a algo novo, todos os dias. Obrigado por fazer parte desta jornada com a gente. 
  • Você pode não perceber agora, mas todo o seu esforço vai te transformar em um adulto fora de série. Continue assim! 
  • Ser estudante é uma tarefa difícil, mas não impossível. Conte conosco para atingir o seu melhor.  Feliz dia do estudante!
  • Parabéns pelo seu dia. Com sua dedicação e esforço, vamos transformar o mundo para melhor. 

O mais importante é que o estudante se sinta parte do processo de Educação, por isso, é interessante exibir mensagens que demonstrem a parceria entre ele e a escola, como sua participação é fundamental para a aprendizagem e construção do ambiente escolar.

Se você gostou deste conteúdo,  não deixe de acompanhar outros textos do Blog Poliedro Sistema de Ensino

Venha ser uma escola associada! 

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter