Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

A essência das comunidades: quatro pilares para a sua escola

Publicado em 27 de junho de 2025

Compartilhe

comunidadesToda escola tem algo que não se escreve no currículo, mas que transforma tudo: o senso de comunidade. É ele que faz uma equipe caminhar junta, que aproxima famílias, alunos e educadores, e que conecta uma escola à outra, dando mais propósito à educação e fortalecendo redes de colaboração. Mas comunidades fortes não nascem por acaso: elas são construídas.

Com base no livro The Art of Community, de Charles H. Vogl — inspiração para a criação da frente de comunidades do Poliedro Sistema de Ensino —, reunimos quatro pilares que ajudam a fortalecer esse sentimento dentro e fora da escola.

Os quatro pilares que sustentam comunidades fortes

A obra de Vogl destaca que as comunidades saudáveis, sejam elas formais, sejam informais, geralmente apresentam quatro características importantes. Vamos entendê-las e ver como elas nos ajudam a fortalecer os laços em todos os níveis da vida escolar e na relação entre escolas?

1. Valores compartilhados

A crença em algo comum é o que realmente une as pessoas. Afinal, queremos estar perto de quem valoriza o que valorizamos.

    • Como acontece dentro da escola: Uma equipe de professores se fortalece quando todos valorizam o desenvolvimento integral do aluno, por exemplo. Se a escola valoriza a transparência e a comunicação aberta, isso precisa se refletir nas reuniões de pais, nas conversas na Secretaria e até na forma como os conflitos são tratados. A que as pessoas dedicam seu tempo e energia revela os seus valores reais.
    • Como acontece entre escolas: Em uma rede de escolas, as instituições de ensino se conectam porque compartilham valores essenciais. Nossas comunidades, por exemplo, são formadas a partir de pilares em comum: a metodologia de ensino, os padrões de qualidade e o compromisso com temas relevantes, como educação inclusiva, cultura olímpica e inteligência artificial.

“Valores compartilhados são o que nos atraem a um grupo em primeiro lugar.” Charles H. Vogl

2. Identidade de membro

Fazer parte de uma comunidade nos ajuda a entender melhor quem somos dentro daquele contexto. Essa identidade, por sua vez, é moldada e reforçada pela interação com os outros membros.

    • Como acontece dentro da escola: Um aluno pode se identificar como “alguém que ajuda os colegas” na sua turma, ou um professor como “o especialista em matemática que todos procuram”. A escola, como um todo, cultiva identidades como “uma escola que valoriza a arte”, “uma escola comprometida com a pesquisa e a ciência”. Essa identidade dá um senso de propósito e pertencimento.
    • Como acontece entre escolas: Escolas e educadores que fazem parte de uma rede desenvolvem uma identidade compartilhada. Isso acontece porque reconhecem que pertencem a algo maior: um grupo que enfrenta desafios semelhantes, compartilha objetivos e caminha junto.

Na nossa comunidade de educação inclusiva, queremos que cada educador se reconheça como alguém que promove mais equidade na educação brasileira.

“Porque os membros compartilham valores, a comunidade ajuda a responder três perguntas importantes para os membros de alguma forma: Quem sou eu? Como devo agir? No que acredito?” – Charles H. Vogl

3. Normas de convivência

Toda comunidade, mesmo sem perceber, estabelece regras sobre como se comportar e tratar os outros. O que protegemos? O que não toleramos? Como demonstramos respeito?

    • Como acontece dentro da escola: Na escola, as normas aparecem tanto no código de conduta quanto em regras não escritas. Alguns exemplos são a pontualidade, o respeito às opiniões nas reuniões de equipe e a comunicação entre pais e professores. E mais: a forma como a comunidade reage quando alguma norma é quebrada diz muito sobre os valores que realmente orientam aquele ambiente.
    • Como acontece entre escolas: Em uma rede, as normas podem incluir a confidencialidade ao compartilhar dados, o respeito ao tempo e à opinião dos outros em encontros on-line e a forma como se dá feedback sobre materiais compartilhados. Essas normas garantem que o espaço de colaboração seja seguro e produtivo para todos.

“Uma comunidade fornece prescrições morais sobre como os membros devem se comportar e tratar os outros.” – Charles H. Vogl 

4. Entendimento interno

Um dos maiores confortos de estar em uma comunidade é sentir-se compreendido sem precisar dar muitas explicações. Existe um conhecimento que Vogl chama de entendimento interno. Ele tem duas camadas: a técnica (conhecimento sobre a área, termos específicos) e a emocional (compreender os sentimentos e desafios comuns).

    • Como acontece dentro da escola: Educadores da mesma escola compartilham o conhecimento sobre os alunos, o currículo, as políticas internas. Eles também entendem o estresse de fim de bimestre, a alegria de uma aula bem-sucedida, a frustração com a burocracia.
    • Como acontece entre escolas: Nas comunidades Poliedro, gestores e professores de diferentes escolas enfrentam desafios similares, como a adaptação a novas tecnologias, a implementação de diretrizes pedagógicas e o engajamento de alunos. Compartilhar essas experiências com quem vive a mesma realidade gera conforto e soluções mais eficazes.

“Queremos nos sentir vistos e compreendidos sem explicar as partes que os de fora não entendem.” – Charles H. Vogl  

 

Como o Poliedro Sistema de Ensino constrói comunidades?

No Poliedro, acreditamos no poder da troca de experiências e do compartilhamento de boas práticas para gerar mudanças reais. Em tempos de desafios crescentes, ter uma comunidade de apoio — tanto dentro da sua escola quanto em uma rede mais ampla — faz toda a diferença.

As Comunidades Poliedro são um exemplo prático e poderoso de como a arte de construir comunidades pode impactar a educação. Ao criar espaços dedicados a temas específicos, favorecemos a construção de pontes entre as escolas de todo o Brasil.

Você, gestor escolar, acredita no impacto que uma comunidade fortalecida pode ter na sua escola e na sua própria jornada profissional?

Convidamos você a ir além! Converse com um dos nossos especialistas e descubra todos os benefícios de fazer parte da comunidade de Escolas Associadas ao Poliedro Sistema de Ensino!

[Quero conversar com um especialista!]

 

Tags

  • Equipe

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Fale com um especialista

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter