Not support Recaptcha
Pular navegação

Confessionais

Ano Jubilar 2025: inspire-se nessas celebrações para a comunidade escolar

Publicado em 03 de outubro de 2025

Antonio Boeing é filósofo, teólogo, mestre em Teologia Dogmática e doutor em Ciências da Religião.

Compartilhe

Ano Jubilar 2025
Releitura ilustrada de @arte.sacra.a.batista

Sabemos que gerenciar uma instituição de ensino é uma grande responsabilidade, especialmente num momento histórico complexo. A atualidade exige muita clareza e decisões assertivas para que as ações, dentro de uma Escola Confessional, cumpram sua missão de ser uma boa notícia. Daí a relevância de ser “peregrinos, porque chamados” por Deus para exercer a missão contemplando sempre a excelência racional, relacional e espiritual. É nessa perspectiva que o Ano Jubilar está alimentando as comunidades educativas para que jamais esqueçam de agir como “Peregrinos da Esperança”.

Nesse conteúdo, você vai se aprofundar no tema do Ano Jubilar e acessar celebrações exclusivas para a comunidade educativa. Continue a leitura!

 

Por que os tempos atuais pedem o cultivo da esperança?

O ser humano, em toda a história, revelou-se marcado pela capacidade da espera. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expectativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã. Porém, esta imprevisibilidade do futuro faz surgir sentimentos por vezes contrapostos: da confiança ao medo, da serenidade ao desânimo, da certeza à dúvida. Muitas vezes encontramos pessoas desanimadas que olham para o futuro com ceticismo e pessimismo, como se nada lhes pudesse proporcionar felicidade. É diante da complexidade da vida que o Jubileu se apresenta como ocasião para reavivar a esperança. A Palavra de Deus ajuda-nos a encontrar as razões para isso, como o apóstolo Paulo escreve aos cristãos romanos: “A Esperança não decepciona, pois de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

 

A chamada do Papa Francisco à peregrinação

O Papa Francisco, na motivação para o engajamento no Ano Jubilar, afirmou que, além de beber a esperança na graça de Deus, todos são chamados a descobri-la nos sinais dos tempos que o Senhor oferece. Pois só os que são capazes de peregrinar avançam no entendimento do mistério da vida. O Jubileu recorda que serão “chamados filhos de Deus” todos aqueles que atuam como “construtores da paz” (Mt 5,9). A necessidade da paz interpela a todos e impõe a necessidade de projetos concretos, entendendo que a paz é o único caminho. O Papa Franscisco, ainda no chamado à peregrinação, afirma: “Penso de modo particular naqueles que carecem de água e alimentação: a fome é uma chaga escandalosa no corpo da nossa humanidade, por isso todos devem ter consciência e então, agir em prol de Vida digna”.

 

O amor de Deus como fonte de sentido para a vida

Precisamos duma felicidade que se cumpra definitivamente naquilo que nos realiza, ou seja, no amor, para se poder dizer já agora: sou amado, logo existo; e existirei para sempre no Amor que não desilude e do qual nada e ninguém me poderá separar. Recordemos ainda as palavras do apóstolo Paulo: “Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem as potestades, nem a altura nem o abismo, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, Senhor nosso” (Rm 8, 38-39). Que a força da esperança encha o nosso presente, aguardando com confiança o regresso do Senhor Jesus Cristo, a Quem é devido o louvor e a glória agora e nos séculos futuros.

 

O que é a Constelação da Esperança?

Dentro desse espírito motivador, inúmeras peregrinações celebraram a vida na esperança de que ela sempre vencerá. É com este ânimo do Ano Jubilar que ocorrerá em Roma, de 27 de outubro a 2 de novembro, a peregrinação global que visa refletir e celebrar a importância da educação, com o subtítulo “A Constelação da Esperança”. Esses dias serão dedicados às escolas e universidades, incluindo as faculdades eclesiásticas: uma verdadeira constelação de esperança, para guiar e iluminar a jornada educacional das novas gerações. Constelação nos remete à superação do caos numa nova ordem cósmica, em que a Vida é o bem maior e inegociável.

 

Por que participar da Constelação da Esperança?

Para celebrar a “Constelação da Esperança”, são convidados especialistas da área de educação, educadores, pesquisadores, famílias, estudantes, quando se lançará um forte apelo para que a educação seja criadora de fraternidade, paz e justiça. Essa conferência é uma oportunidade global para refletir sobre a importância da educação como ferramenta fundamental para a formação e crescimento humano, nascida da consciência de um pertencimento comum e da visão de um destino compartilhado.

Será o momento culminante de muitos projetos e iniciativas que, em todas as partes do mundo, já estão animando os locais de educação, a começar pelas escolas e universidades católicas e não católicas. Nessas vastas comunidades, milhões de pessoas, de diferentes culturas, estão empenhadas em construir seu próprio projeto de vida: “A educação é realmente um ato de esperança”. Além de inúmeros outros temas pertinentes à educação, estarão presentes as três linguagens propostas pelo Papa Francisco: a linguagem da mente, iluminadora do pensamento em torno dos grandes desafios da educação; a linguagem das mãos, motivadora das ações na busca de novos modelos educacionais que inclua todos; a linguagem do coração, norteadora espiritual para que a educação forme o ser humano na integralidade.

 

Celebrações para a comunidade educativa: acesse agora!

Para participarmos ativamente junto às inúmeras instituições que pelo mundo se empenham, com todas as suas forças, na prática do bem, eu, prof. Antonio Boeing, em parceria com o Poliedro Sistema de Ensino, elaborei três celebrações para nossas comunidades educativas, isto é, para educadores, famílias e alunos.

 

Clique aqui para acessá-las gratuitamente!

 

Acreditamos que uma parada para refletir e orar ajude no crescimento individual, grupal, institucional e social. Daí a relevância desta proposta. Por isso, confiamos que as equipes de pastoral e as diferentes coordenações encontrarão excelentes maneiras para concretizar os encontros, ampliando a sinergia no campo educacional, criando constantemente “A Constelação da Esperança”.

 

Tags

  • Gestão Escolar

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter