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Práticas Pedagógicas

Aprendizagem baseada em problemas: entenda o que é e como aplicar

13 de abril de 2022

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Aprendizagem baseada em problemas: entenda o que é e como aplicar

A aprendizagem baseada em problemas, ou ABP, é um método cujo objetivo é oferecer ao estudante condições para que desenvolvam as aplicações de conceitos importantes, colocando em prática conhecimentos já consolidados e aprendendo outros de forma autônoma.

No entanto, como metodologia relativamente nova, existem muitas divergências e muitos equívocos ao abordar a ABP. Um destes é a confusão com situações problematizadoras usuais, que podem ser também aplicadas em sala de aula, mas que não fazem parte do conceito.

Pensando nisso, o Sistema Poliedro preparou este artigo completo sobre aprendizagem baseada em problemas. Entenda o que é e como aplicá-la e amplie os resultados do aprendizado em sala de aula!

O que é a aprendizagem baseada em problemas?

A aprendizagem baseada em problemas é considerada uma das formas mais inovadoras de educar em tempos de globalização e tecnologias cada vez mais acessíveis aos estudantes. 

Essa metodologia considera o que os educadores já percebem, na prática de sala de aula: o conhecimento e a informação estão ao alcance dos estudantes na era da tecnologia na educação. O inovador e o mais importante é que as crianças e os adolescentes saibam como utilizar esse conhecimento.

Assim, a ABP se baseia na ideia de oferecer situações práticas para que o estudante possa aplicar conhecimentos, conceitos e ferramentas dos diversos componentes, criando novas conexões entre as diversas áreas do saber e ampliando conceitos já consolidados. Pode ser ainda um importante instrumento para atender às normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconiza as habilidades como foco do aprendizado.

Por que é preciso organizar o conhecimento

Surgida nas universidades de medicina, onde também é conhecida como aprendizagem por meio de casos, é a partir da ABP que os estudantes são estimulados a resolver casos clínicos reais ou fictícios por meio dos conhecimentos que já possuem ou que precisam desenvolver pesquisando.

Sempre que falamos em ABP, estamos pensando que o conhecimento não é estático e que aplicando o que o estudante já sabe é que ele poderá desenvolver novas habilidades e novos conceitos. Portanto, a pesquisa, a aplicação prática e a consolidação do conhecimento andam juntas nessa metodologia.

Etapas da aprendizagem baseada em problemas

Um cuidado que se deve ter é que a oferta do problema precisa ser compatível com o nível de conhecimento dos estudantes. Ainda que eles não tenham todos os conceitos formados para resolver a situação, precisam ter requisitos para conseguir solucioná-la.

Por exemplo, estudantes que ainda não consolidaram o conceito de divisão conseguem resolver um problema envolvendo esse cálculo, mas pode ser inviável inserir algo que envolva fração, um conhecimento que exige consolidação da divisão para ser solucionado. 

Para aplicar, de forma satisfatória, a aprendizagem baseada em problemas, algumas etapas devem ser consideradas pelo professor. Acompanhe a leitura!

Diagnóstico do problema

O diagnóstico do problema é a primeira etapa da metodologia ABP. O ideal é que ela seja feita em sala de aula e guiada pelo professor. É aí que o problema será exposto aos estudantes.

Nesse momento, as dúvidas farão parte natural do processo, por isso é importante que o professor esteja preparado para esclarecer conceitos desconhecidos. Os estudantes podem ter dúvidas sobre quais caminhos seguir, mas, com o intermédio do profissional, a resolução aos poucos parecerá possível.

Nessa etapa, o professor age como instigador, fazendo perguntas e questionamentos que levarão os estudantes à curiosidade, algo fundamental para impulsionar a resolução do problema e que é o cerne das metodologias ativas de ensino.

Uma variável interessante é selecionar que alguns grupos se preparem para apresentar à turma soluções possíveis ao problema na próxima aula. Dessa forma, a sala de aula invertida pode ser aplicada em conjunto com a ABP.

Os demais estudantes poderão participar de todos os debates e da pesquisa, contribuindo com a exposição dos colegas. 

Pesquisa e resolução do problema

Mesmo com todo o investimento em metodologias ativas, nem todos os estudantes estão acostumados a pensar para resolver problemas. Essa forma de trabalho pode ser um pouco mais difícil inicialmente, mas, com o tempo, as crianças e os adolescentes se sentirão mais seguros em atuar de forma autônoma.

O importante é que o professor não ceda às perguntas de estudantes que desejam a resposta pronta para o problema e fique na posição de intermediador. Sempre que perguntas sobre os resultados forem feitas, ele poderá esclarecer novamente que quem deverá chegar aos resultados é o grupo de estudantes.

Assim, na etapa de pesquisa e resolução, o professor atuará primordialmente para esclarecer dúvidas sobre os conceitos e assuntos trabalhados. Também poderá ser necessário construir um guia de passos para chegar à resolução, em conjunto com os estudantes.

Assim que o problema for resolvido, podemos ter ou não sucesso na pesquisa. A próxima etapa deixará claro como será o fechamento de uma experiência de ABP.

Apresentação das soluções

A apresentação das soluções deverá ser feita pelos grupos, para sua turma, em formato de sala de aula, mas também podem ser feitos relatórios ou projetos prontos, no caso de atividades práticas, como montagem de jogos, robôs etc.

Pode acontecer de o grupo encontrar soluções não condizentes com a resolução do problema. Nesse caso, o professor deverá apontar por que a solução não é adequada e o grupo deverá rever o que produziu e retornar à pesquisa até encontrar os resultados corretos.

No caso da aprendizagem baseada em problemas, a avaliação deverá considerar todo o percurso feito pelo grupo, e não só o resultado ao final. Imagine que o grupo conseguiu desenvolver conceitos importantes com eficiência, estabeleceu relação entre os componentes  para resolução do problema, mas errou um cálculo ao final.

A avaliação precisa ser pensada, na etapa do planejamento, de forma a considerar todos os passos dados pelos estudantes para que o resultado não seja superior ao caminho trilhado pelo grupo.

Apesar de ser uma metodologia bastante interessante e promover desenvolvimento dos estudantes, a ABP também possui limitações. A principal é que nem todos os estudantes se adaptam prontamente a essa forma de aprendizado.

Por isso, é importante utilizar a ABP em articulação com outras metodologias, preferencialmente ativas. Além da ABP e da sala de aula invertida, também podem ser utilizadas as estações de aprendizagem e metodologia por projetos de interesse!

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