
Confessionais
Aprendizagem significativa: integrando saber e valores na formação de estudantes
Publicado em 05 de setembro de 2025
No Poliedro, acreditamos em uma aprendizagem significativa, que ultrapassa a simples transmissão de conteúdos e contribui para a formação integral do estudante. Com isso, temos também a missão de apoiar escolas que compartilham desse mesmo propósito.
Por isso, desenvolvemos esta série de conteúdos voltados às escolas cristãs, com o objetivo de inspirar escolas na construção de uma educação que una conhecimento, valores e propósito.
Leia também os demais conteúdos da série:
- O papel da educação no desenvolvimento humano
- Educar com propósito: princípios cristãos na sociedade contemporânea
- Como educar com sabedoria entre rotinas e propósito, à luz da fé cristã
- O retorno ao sagrado e o papel da família, da comunidade e da escola na formação cristã
Neste quinto artigo da série, a prof.ª Edile Fracaro Rodrigues — doutora em Teologia, mestre em Educação e com mais de 40 anos de experiência — nos convida a refletir sobre aprendizagem significativa: como reconectar o conhecimento à vida real dos estudantes, integrar razão e fé de modo coerente e transformar conteúdo em sabedoria que orienta escolhas éticas e propósito de vida.
Desejamos uma boa leitura!
Aprendizagem significativa
Prof.ª Edile Fracaro Rodrigues
Olá, Comunidade Poliedro! Quem nunca se deparou com um estudante ou filho questionando o motivo de aprender um determinado conhecimento? Como mãe e professora, já enfrentei essa pergunta, que reflete uma busca por sentido em um mundo marcado pelo individualismo e pela fragmentação do conhecimento.
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A oposição de razão e fé
No início do século XVII, os ideais racionalistas tomaram corpo. Esse impulso científico marca a modernidade, com uma alta valorização do conhecimento racional. Uma consequência desse racionalismo foi a compartimentalização do SABER para melhor conhecer, e na educação as disciplinas se tornaram isoladas. E sem uma conexão entre as disciplinas e a realidade dos estudantes, os conteúdos se tornam vagos e desinteressantes.
Em um dos meus temas desenvolvidos em sala de aula. pergunto aos estudantes: qual é o melhor conhecimento? E a conclusão é: o melhor conhecimento é aquele que efetivamente contribui para a solução de uma situação-problema. Você concorda? Agora, vamos pensar nas situações-problema que nossos filhos e estudantes enfrentam? Desafios como a vigência social, como as vantagens que se leva com determinadas escolhas ou a moda que dita estética e status, por exemplo. Somente o conhecimento racional responde a essas questões? Qual é a resposta que a fé em Cristo tem para nós?
Uma parábola contemporânea
O texto de Mateus 19:16-22, conhecido como a parábola do jovem rico, é uma profunda reflexão sobre a busca por sentido, a relação entre fé e ação, e os desafios de viver uma vida alinhada com os valores espirituais em um mundo material.
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Qual é a situação-problema do jovem? Uma ação específica para garantir a vida eterna. E num primeiro momento, a resposta de Jesus é um conteúdo, podemos dizer que é um conhecimento racional, um conhecimento que se memoriza.
O jovem se afasta triste, incapaz de renunciar a suas riquezas. Sua tristeza revela que, embora desejasse a vida eterna, seu coração estava preso aos bens materiais, que representavam segurança material, status social e identidade pessoal. Apesar de almejar a vida eterna e ter cumprido os mandamentos éticos, instalou-se um conflito interno: ele anseia por um propósito maior, mas seu coração está preso às riquezas. É como se razão (conteúdo) e fé (ações) devessem ser vividas separadamente.
Em um mundo fragmentado, onde o conhecimento muitas vezes parece desconexo da realidade, Cristo nos desafia a integrar razão e fé, promovendo um aprendizado que não apenas soluciona problemas práticos, mas também orienta escolhas éticas e significativas. O melhor conhecimento é aquele que, iluminado pela fé, inspira ações que transformam vidas e constroem um propósito maior.
O verdadeiro conhecimento, o conhecimento pertinente não se limita a respostas intelectuais, mas transforma corações e ações, guiando-nos para um compromisso com Deus e com o próximo.
Transcende, assim, o conhecimento racional isolado e convida a uma conexão profunda entre saber, fé e ação. Jesus, como mestre, ensina que o verdadeiro aprendizado não se limita a cumprir regras ou acumular informações, mas exige um compromisso transformador com valores que dão sentido à vida.
O jovem enfrenta um “problema” existencial: como alcançar a vida eterna. Jesus propõe uma solução que vai além do racionalismo (cumprir regras) e exige um compromisso pessoal, ilustrando que o “melhor conhecimento” é aquele que resolve questões práticas e espirituais.
Mais um desafio para pais e mestres!
Para refletir
A fé, para ser significativa, deve se traduzir em ações concretas. Como conectar o que se aprende — na escola, na vida ou na espiritualidade — com escolhas que transformem sua realidade e a de outros? Como proporcionar uma aprendizagem significativa para filhos e estudantes a partir desta reflexão?
Referências
BÍBLIA. Nova Versão Internacional (NVI).
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