Marketing Escolar
Como captar alunos pela internet para sua escola particular?
Publicado em 31 de maio de 2023
Já faz algum tempo que o marketing digital está presente na estratégia de muitas empresas. Assim, em um mundo cada vez mais conectado, as instituições de ensino também precisam acompanhar as tendências do mercado e mudar seus processos. Nesse cenário, captar alunos pela internet vem sendo uma realidade para muitas escolas particulares.
Hoje em dia, o meio on-line é a principal ferramenta que as pessoas utilizam para buscar informações. Um exemplo disso é que, antes de escolher o colégio ideal para os pequenos, os pais e responsáveis fazem inúmeras pesquisas e reflexões por meio da internet.
Leia também:
+ Captura de matrículas por meio das redes sociais
+ Como criar uma campanha de matrículas de sucesso
Por isso, a sua escola precisa ser a primeira a aparecer nesse momento de busca. Mas, como fazer isso? São diversas as formas para captar alunos pela internet. Neste artigo, vamos listar alguns dos modos mais comuns. Veja a seguir.
5 formas de captar alunos pela internet
É comum os colégios utilizarem métodos convencionais, tais como a distribuição de panfletos e o uso de banners, para promover sua marca. Essas táticas são fundamentais para estabelecer a reputação da instituição.
No entanto, a divulgação na internet pode ser ainda mais vantajosa e eficiente para atrair novos estudantes, pois possibilita a medição precisa dos resultados alcançados. Abaixo, você encontrará cinco maneiras de atrair alunos por meio da internet:
1) Utilize as redes sociais
As redes sociais são ótimas para as escolas marcarem presença no meio digital. Aplicativos como Facebook, Instagram e TikTok são muito usados no Brasil e no mundo, e muita gente passa bastante tempo navegando nessas plataformas todos os dias.
Portanto, crie uma conta para a sua instituição de ensino e comece a divulgação. Postagens que mostram a escola e o que a torna especial são uma forma muito eficaz de promovê-la.
Falar sobre a história do colégio, o dia a dia dos alunos, a estrutura e a qualidade do ensino dos professores são ideias ótimas para compartilhar nas redes sociais.
Ao fazer isso, a escola tem uma grande chance de atrair pais e alunos que estão interessados nos seus serviços.
Assim, ao manter as redes sociais sempre atualizadas com informações relevantes sobre os benefícios oferecidos pela escola, é possível obter resultados bastante positivos em relação à captação de novos alunos.
2) Crie um site completo
O site de uma escola particular desempenha um papel fundamental na captação de alunos pela internet. Ele é o cartão de visitas virtual da instituição, pois fornece informações importantes sobre a escola, seu currículo, infraestrutura, atividades extracurriculares, corpo docente e muito mais.
Muitas vezes ele é o primeiro contato que os pais e alunos têm com a escola. Por isso, ele precisa transmitir uma impressão positiva e profissional, refletindo a identidade e os valores da instituição. Um site bem projetado e atraente cria uma primeira impressão favorável, estabelecendo confiança e interesse.
Caso a escola não tenha recursos para criar o próprio site, os gestores conseguirão criar uma página por meio do Melhor Escola, maior marketplace de Educação Básica do Brasil. O portal também ajuda as escolas particulares a captarem alunos e desenvolveu um e-book que vai ajudar os educadores a entender tudo de que precisam para ter sucesso na captação de alunos.
Baixe seu e-book gratuitamente
3) Produza conteúdos relevantes
O marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para atrair e engajar pais e alunos em potencial. Para isso, é necessário que você crie um blog no site da escola e comece a produção de conteúdos relevantes sobre educação, dicas para os pais, tendências educacionais, entre outros temas.
O importante é criar um conteúdo de qualidade que seja útil e informativo para os responsáveis, demonstrando o conhecimento e a expertise da escola. Isso ajudará a construir confiança e a estabelecer a escola como uma referência no setor educacional.
Leia também:
+ Gestão da comunicação para coordenadores
+ Entenda seu público: pais e alunos
4) Faça eventos on-line
Realizar eventos on-line é uma ótima forma de atrair pais interessados em conhecer mais sobre a escola. Por meio dessa estratégia, é possível que a escola apresente seu currículo, aborde questões relevantes e responda às perguntas dos participantes em tempo real.
Você pode fazer a divulgação por meio das redes sociais, e-mail marketing e site da escola. Além disso, uma dica valiosa é gravar as sessões e disponibilizá-las para visualização posterior. Assim, aqueles que não puderem participar ao vivo também poderão acessar o conteúdo.
5) Invista em anúncios on-line
Outra forma eficaz de captar alunos pela internet é por meio de anúncios on-line. Os anúncios proporcionam a oportunidade de direcionar a mensagem da escola para um público específico e alcançar um maior número de pais e alunos em potencial.
Embora eles sejam eficientes, é importante destacar que uma das principais desvantagens é o custo. Dependendo da plataforma e do público-alvo escolhido, o valor para veicular um anúncio pode ser elevado, o que pode impactar o orçamento da escola.
Captar alunos pela internet pode ser um desafio para escolas particulares. Mas, com as estratégias mostradas acima, as escolas particulares podem aumentar sua visibilidade na internet e atrair um número maior de alunos interessados em seus serviços educacionais.