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Gestão Escolar

Captura de matrículas por meio das redes sociais

22 de junho de 2021

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mãos digitando em teclado branco e ícones de redes sociais flutuando

Com a pandemia, o modo como os clientes buscam os serviços educacionais que necessitam, mudaram. Antes, a primeira iniciativa era de uma visita às Instituições, para conhecer o espaço, material de ensino e desempenho da Instituição; logo depois eram analisadas opiniões de pessoas próximas sobre a Instituição para uma possível tomada de decisão. Nesse contexto, com os novos tempos, a logística da escolha inicia nas redes sociais, por meio de uma pesquisa rápida nos principais aplicativos de interação social.

No texto abaixo, João Bruno fala um pouco sobre o tema. João é administrador, formado na Universidade Federal do Piauí, com experiência no setor público e privado e na educação na área de Pré-vestibular e Acompanhamento Escolar da Educação Infantil. Além de professor de Matemática e Redação e Proprietário e Diretor, há 2 anos, do Intensive Pré-vestibular e Oficina de Redação. Empreendedor nato, desenvolveu novas perspectivas de vendas para o setor de educação por meios digitais, que proporcionou o crescimento exponencial da sua marca e reconhecimento na sua Cidade, Parnaíba, e região, no Estado do Piauí

Nesse sentido, para as Instituições Educacionais terem uma rede social eficiente, devem-se atentar na maneira como ocorrerá esse engajamento. Afinal, o que é engajamento nas redes sociais? Engajamento é o termo utilizado no setor de marketing para definir a medição do alcance de um conteúdo postado em determinada rede social. Assim, quando se tratar de engajamento de uma escola, por exemplo, deve-se sincronizar todas as redes sociais em torno dos conteúdos e serviços que você deseja mostrar aos seus clientes.

Para entender como atrair alunos por intermédio das redes sociais, deve-se analisar quais serão utilizadas para o seu público-alvo. As principais são: Instagram, Facebook, Tiktok e Twitter. Dessas, a primordial é o Instagram, que se torna a principal porta de venda e fluxo de informações e a que gera mais engajamento. As demais, para o meio de vendas são secundárias, sendo utilizadas para criar um engajamento por meio de relacionamento de conteúdos diários e não de vendas.

COMO CAPTAR ALUNOS COM O AUXÍLIO DAS REDES SOCIAIS?

 Em primeiro plano, com o conhecimento do engajamento e sabendo quais as principais redes de interação, você tem que perceber quem é o seu nicho de clientes e como ele se comporta nas redes sociais. Por exemplo: para engajamento no setor da Educação Infantil, as suas redes sociais devem focar nos pais das crianças, por intermédio de postagens de como é a sua metodologia, as atividades praticadas com os alunos e, principalmente, postagens valorizando a relação da escola com a família, visto que isso trará mais confiança para o seu futuro “papai” e “mamãe”. Já para o setor de Ensino Médio, você consegue expandir as suas publicações tanto para os pais quanto para os futuros alunos, através de postagens de relacionamento, metodologia, relação da escola com a família e valorização do conhecimento dos alunos. Além disso, as postagens de conteúdos mais divertidos são uma boa opção para que o aluno goste e se sinta à vontade em compartilhar com seus amigos e conhecidos e, assim, a sua Instituição será conhecida por novas pessoas, de maneira orgânica e saudável e não apenas por anúncios pagos.

Somado a isso, você precisa criar conteúdos pensados e que sigam uma sequência coerente ao seu objetivo. Por exemplo: em época de matrículas, você deve investir em publicidade de todas as “cartas” que você possui para atrair alunos (uma superdica: inclua alunos, pais, professores e colaboradores para se engajar nesse momento, por meio de vídeos relatando as experiências positivas com a Instituição, no Tiktok e depois repostado no IGTV do Instagram).

E quando passar esse período, o que fazer? O foco das postagens deve ser voltado para as vivências diárias, por intermédio de postagens de projetos executados, aulas, estudos dos alunos, datas festivas.

Quando se trata de atrair estudantes para a sua escola você terá que ter em mente que os seus futuros alunos devem se sentir à vontade em seguir a instituição e compartilhar suas postagens. Para isso, até a estética da sua postagem deve seguir esse princípio. Por exemplo: Se você tem uma promoção, faça uma arte que instigue o aluno ou o pai e sempre coloque uma foto de um aluno ou colaborador para ter um(a) garoto(a)-propaganda, afinal ninguém curte ou compartilha uma promoção com apenas “Promoção. Mensalidade: X reais.” “Venha fazer parte da Escola Y” e sim “Que tal ganhar mais de 40% de desconto ainda esta semana e fazer parte dos melhores?

Por último, e não menos importante, você tem que mostrar um rosto que se associe à sua Instituição. Isso fará com que os futuros alunos e pais tenham mais familiaridade sobre a sua instituição. Como fazer isso? É bem mais simples do que você imagina. Apareça mais vezes nos stories da sua instituição, fale com os clientes que você deseja conquistar, compartilhe momentos legais entre você e os atuais alunos.

Com isso, você, dono de Instituição de Ensino, possui uma ferramenta que além de interagir com o seu público é uma porta para conseguir mais alunos e se destacar na sua região.

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