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Educação Infantil

Como a BNCC se aplica à Educação Infantil? Entenda!

17 de novembro de 2021

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  • BNCC
  • Educação Infantil
  • Gestão Escolar

Como Aplicar o BNCC no Ensino Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne uma série de diretrizes e orientações que devem guiar a educação geral básica nas escolas brasileiras. 

Dessa forma, a BNCC à educação infantil norteia as instituições de ensino quanto às competências e habilidades a serem trabalhadas com as crianças, com o objetivo de formar jovens mais preparados e autônomos. 

Para te ajudar a compreender melhor como a BNCC se aplica à Educação Infantil, o Poliedro Sistema preparou este post, esclarecendo os principais pontos da Base Nacional Comum Curricular. Acompanhe a leitura!

Direitos de aprendizagem à Educação Infantil segundo a BNCC

A BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem para a fase da Educação Infantil. Eles têm a função de garantir as condições necessárias para que as crianças tenham um papel ativo em seus ambientes de aprendizagem, solucionando os desafios vivenciados e construindo significados sobre si próprias e sobre o mundo.

Listamos abaixo quais são os direitos de aprendizagem que aparecem na BNCC sobre a Educação Infantil e qual é a proposta de cada um deles.

1- Conviver

As crianças têm o direito de conviver umas com as outras e também com adultos, em situações nas quais possam utilizar diferentes linguagens, ampliando seu conhecimento sobre si e sobre os outros e desenvolvendo o respeito às diferenças pessoais e culturais. 

2- Brincar

Na educação infantil, o ato cotidiano de brincar deve se fazer presente em suas múltiplas formas, em diferentes espaços e tempos. 

Além disso, a criança deve interagir, em suas brincadeiras, com outras pessoas, diversificando seu acesso à cultura e ampliando seus conhecimentos, imaginação e criatividade. É importante ainda desenvolver experiências emocionais, sensoriais, cognitivas, sociais, corporais e relacionais.

3- Participar

A BNCC à educação infantil também cita a importância de as crianças participarem ativamente do planejamento das atividades escolares propostas pelo educador, como, por exemplo, a escolha das brincadeiras e dos materiais.

Isso proporciona mais autonomia e permite um posicionamento do estudante.

4- Explorar

Na escola, a criança deve ser estimulada a explorar movimentos, sons, formas, texturas, palavras, relacionamentos interpessoais, objetos, elementos da natureza, entre outros. Com isso, ela amplia os conhecimentos sobre a cultura, em suas diversas formas, entre elas, a arte, a escrita, a ciência e a tecnologia.

5- Expressar

Toda criança deve ter o direito de expressar suas necessidades, emoções, descobertas, opiniões e questionamentos, por meio das diferentes linguagens, pois estas habilidades são de extrema importância para um desenvolvimento saudável e integral.

6- Conhecer-se

Segundo a BNCC, a criança deve ter a oportunidade de realizar atividades que a permitam conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural a partir de suas interações no ambiente de aprendizagem.

Com isso, ela poderá constituir uma imagem positiva de si e das pessoas à sua volta, sentindo-se pertencente ao grupo e desenvolvendo-se plenamente.

O que muda na Educação Infantil com a BNCC?

Além de trazer os direitos de aprendizagem, a Base Nacional Comum Curricular também destaca 5 campos conceituais de experiências que devem estar presentes à educação infantil para que as crianças possam desenvolver suas habilidades sociais, culturais e intelectuais.

Esses campos devem fazer parte do projeto pedagógico das escolas, criando um ambiente de aprendizado que proporcione oportunidades de convivência, brincadeiras, participação, exploração, expressão e autoconhecimento.

Confira abaixo quais são os 5 campos conceituais de experiências da BNCC:

1 – O eu, o outro e o nós

É importante que a escola estimule a convivência entre as crianças, para que elas possam construir sua maneira de se manifestar e compreender que existem opiniões e formas de vida diferentes.

É na etapa da educação infantil que os estudantes começam a criar suas noções de autonomia, empatia e reciprocidade, as quais podem ser consolidadas a partir das diversas oportunidades de convivência.  

2 – Corpo, gestos e movimentos

As crianças precisam aprender a reconhecer espaços e objetos desde cedo, por meio da utilização do próprio corpo, movimentos e gestos. Isso é fundamental para que elas compreendam o espaço em que vivem, conheçam a si mesmas e aos demais.

Esse campo conceitual pode ser desenvolvido por meio do incentivo das escolas às variadas maneiras de expressão, como dança, música e brincadeiras.

3 – Traços, sons, cores e formas

É importante que as crianças tenham, ao longo de sua jornada escolar, contato com variados tipos de manifestações culturais, a exemplo das artes visuais, do cinema, da música e do teatro. 

Esse contato com os diferentes sons, cores, formas e traços é essencial para estimular a criatividade e o desenvolvimento do senso crítico das crianças, além de aprimorar sua expressão pessoal. 

4- Escuta, fala, pensamento e imaginação

O desenvolvimento das habilidades de convivência social das crianças depende de um ambiente em que sejam estimuladas a interagir, ouvir e falar. Ou seja, é preciso haver um espaço para o compartilhamento de experiências por meio da cultura oral.

Por isso, é importante que a escola de ensino infantil crie contextos de contação de histórias e interação entre as crianças, para que sejam capazes de formar cidadãos capazes de manifestar o que pensam e sentem e escutar os que estão à sua volta.

5- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

As escolas de ensino infantil devem oferecer aos estudantes a oportunidade de compreender o mundo em que vivem. Para isso, podem abordar conceitos sobre a região da escola, como localização, detalhes sobre períodos do dia e passagem do tempo.

As crianças se tornam mais autônomas e passam a ter um papel ativo no aprendizado quando são levadas a refletir sobre o que acontece ao seu redor.

Afinal, qual o novo foco da BNCC na Educação Infantil?

Ao longo deste post, você provavelmente pôde perceber que o foco da BNCC à Educação Infantil está intimamente ligado ao desenvolvimento de uma autonomia da criança, que passa a ser protagonista de seu processo de brincadeira e de interação com o mundo.

Nesse sentido, a escola e os educadores devem estar prontos para trabalhar essas questões em sala de aula por meio da prática pedagógica, ajudando os estudantes a obterem as habilidades e competências necessárias.

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