Not support Recaptcha
Pular navegação

Performance

Como aumentar a receita da escola com atividades no contraturno escolar

03 de março de 2022

Tags

  • gestão
  • Gestão Escolar
  • Sistema de Ensino

Como aumentar a receita da escola com atividades no contraturno escolar

Gerir as finanças de uma instituição privada de ensino não é tarefa fácil, sobretudo porque os custos podem ser muito altos e superar as receitas, a depender dos valores cobrados em mensalidades e de como o dinheiro é investido.

Assim, oferecer vagas para atividades em contraturno pode ser uma ótima ideia para elevar os lucros e complementar a formação de seus estudantes! 

Quer saber como implementar atividades interessantes em sua escola e ainda aumentar a receita final? Então, confira!

Contraturno na Educação Brasileira

O contraturno na educação brasileira foi instituído, de início, especialmente em razão da proteção à infância e à adolescência. As primeiras instituições de Educação Infantil do Brasil eram oficialmente ligadas à Secretaria de Assistência Social.

Com o passar de algumas décadas 一 e com o fortalecimento da ideia presente em países desenvolvidos de que a educação precisa ser integral, não somente no sentido de tempo, mas para o desenvolvimento completo do educando 一, a rede privada e os outros segmentos do ensino passam a ampliar suas cargas horárias.

Atualmente, a educação integral existe em grades de escolas que oferecem essa possibilidade de aulas durante todo o dia ou em sistemas de contraturno. Estes podem ser compostos por atividades opcionais e pela cobrança dos valores de mensalidades separadas do valor normal da escola.

Muitas escolas, inclusive, oferecem aulas após o final do expediente, como esportes, dança e outras modalidades para os estudantes que desejam participar de atividades que dificilmente praticariam em outros espaços.

Para implantar um sistema de contraturno na escola e aumentar a receita, é importante pensar sobre algumas questões, inicialmente, a fim de que haja adesão satisfatória e compensação financeira. Acompanhe a leitura!

Como o contraturno pode ser oferecido aos pais

O primeiro ponto a ser considerado é de que forma o contraturno e as atividades serão oferecidas aos pais, em razão da formação de seus filhos no ambiente escolar.

Esse é um ponto fundamental a se pensar, porque deve existir uma razão para matricular o estudante em atividades na escola. Por que os pais optariam por colocar seus filhos em esportes na própria escola, e não em um clube ou numa escolinha especializada?

O contraturno, portanto, precisa ser vantajoso para a família. Uma das vantagens é, sem dúvida, a possibilidade de que a criança permaneça no espaço da escola por mais horas ou pelo dia todo sem precisar ir para a casa e voltar durante a tarde. 

Assim, escolas que oferecem a possibilidade de que a alimentação aconteça no lugar possuem maiores chances de atrair o público entre os jovens. 

O segundo ponto é o valor financeiro e a diversidade de atividades. O acréscimo no valor, para ser vantajoso, precisa acrescentar na formação das crianças e dos adolescentes. Isso precisa ficar claro para os pais.

Por isso, ganha em receita e em número de estudantes inscritos nessas atividades a escola que consegue mostrar à família o valor da formação integral. Para isso, é importante que existam atividades variadas e que façam realmente sentido com a educação que se pretende oferecer.

Como falar com os pais sobre o contraturno escolar

Um dos problemas de grande parte das famílias na atualidade é que os pais trabalham em tempo integral, e a escola é em meio período. 

Embora a escola não deva funcionar como um mero espaço onde a criança fica enquanto os pais não estão em casa, sabemos que ela é um local viável para desenvolver atividades importantes que somam à rotina e resolvem o desencontro de tempo que ocorre em muitas famílias.

Assim, a escola que deseja aumentar sua receita com o contraturno escolar pode salientar com os pais os seguintes pontos:

A formação integral das crianças

Formar as crianças integralmente é o maior desafio da educação formal na atualidade. Oferecer conteúdo não é mais diferencial em tempos de internet. Por isso, escolher atividades que contribuam para o desenvolvimento emocional, físico e de interação social das crianças e dos adolescentes precisa ser o objetivo das atividades oferecidas em contraturno.

Procure deixar claro aos pais como é e qual a importância da formação integral e como as atividades do contraturno foram escolhidas para cumprir esse objetivo. Isso pode ser um diferencial decisivo no momento da escolha.

Atividades inovadoras

Algumas atividades oferecidas em contraturno podem auxiliar a compor a grade da escola com proposta inovadora. Um ótimo exemplo são as oficinas de robótica.

A robótica pode ser aplicada em qualquer idade, inclusive na Educação Infantil. Propostas como a montagem do primeiro robô e outros contatos mais simples com tecnologias de ponta certamente atrairão estudantes e pais para a proposta de contraturno.

Essa mesma ideia pode ser aplicada às atividades de outras áreas. Veja a seguir dicas de quais atividades poderão ser oferecidas de forma inovadora, com a finalidade de acrescentar à formação dos jovens e aumentar a receita escolar.

Atividades interessantes para compor o contraturno

Língua estrangeira

Grande parte das crianças já estuda inglês em escolas de idiomas. Por isso, uma boa ideia é oferecer outros idiomas, como espanhol, francês e até japonês e chinês, que estão entre os idiomas mais importantes da atualidade.

Além disso, as crianças se sentem muito incentivadas a estudar outros idiomas quando se inserem na cultura do país. Aprender culinária oriental e dados interessantes sobre a cultura de outros países, como as artes marciais, por exemplo, pode ajudar a despertar o interesse dos estudantes.

Dessa forma, o aprendizado contribui para o percurso escolar e para a futura vida profissional do estudante, e a escola ainda consegue oferecer uma atividade em contraturno de alta qualidade.

Dança contemporânea

A dança contemporânea possui atrativos que podem ser muito interessantes e adequados para a proposta de contraturno escolar. Além de estimular a criatividade e a consciência corporal, é mais aceita pelo público masculino, diferentemente de algumas modalidades, como o ballet.

Assim, é possível compor apresentações inovadoras com os estudantes e contribuir para a formação integral, já que a dança é uma excelente forma de desenvolver aspectos físicos e emocionais dos jovens.

Música

As atividades de contraturno podem ser uma excelente oportunidade de desenvolver os talentos musicais dos estudantes. Oferecer aulas de canto e instrumentos musicais, como violão, guitarra e até instrumentos clássicos, pode ser um diferencial para o contraturno oferecido na escola.

Também é possível optar por aulas de música contemporânea ou música clássica e ainda oferecer atrações que podem fazer a alegria dos jovens 一 e ainda atrair mais estudantes matriculados para a sua escola 一, como apresentações, saraus e karaokês temáticos. Essa é uma ótima atividade para o público adolescente.

Esportes

Os esportes podem ser oferecidos tanto no contraturno quanto no final do expediente. Assim, ao invés de a criança ir a uma academia ou local especializado, desde que a escola ofereça aulas de boa qualidade, é vantajoso para os pais manter a criança no próprio espaço escolar.

Aulas de futebol, judô, natação, vôlei, basquete e handebol são ótimas atividades para aumentar a receita escolar. Procure organizar campeonatos entre escolas ou  mesmo internos para atrair os estudantes para as aulas de esportes!

 

Estas são algumas dicas que podem ser aplicadas para a maioria das escolas. Porém, é também importante considerar o contexto da escola e das questões culturais e de localidade antes de fechar sua grade de atividades no contraturno. 

Se você acompanhou o conteúdo sobre como aumentar a receita da escola com o contraturno, leia os outros textos do oferecer vagas para atividades em contraturno pode ser uma ótima ideia e mantenha sua escola sempre atrativa e inovadora!

Siga o Sistema Poliedro também nas Redes Sociais!

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter