Not support Recaptcha
Pular navegação

Marketing Escolar

Como captar alunos para a sua escola particular

15 de dezembro de 2021

Tags

  • Campanha de matrículas
  • captar alunos
  • Gestão Escolar
  • Matrículas 2022

Como captar alunos para a sua escola particular

O mercado educacional tem se tornado cada vez mais competitivo. Conquistar e reter os estudantes pode ser uma tarefa desafiadora. Por essa razão, é preciso investir nas estratégias certas para conseguir captar alunos e se diferenciar diante da concorrência.

O Poliedro Sistema de Ensino separou neste post algumas dicas para tornar o seu processo de atração mais assertivo e captar alunos para escola particular de forma mais eficaz. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Leia também:
+ Como criar uma campanha de matrículas de sucesso
+ Como elaborar aulas criativas a distância

Conheça o perfil do público-alvo da sua escola

Essa dica é frequentemente ignorada pela maioria dos setores, o que também costuma acontecer na área educacional. Porém, para qualquer negócio, é fundamental conhecer a fundo o perfil do público-alvo que se deseja atrair para captar alunos

Se essa etapa não for cumprida, todas as outras ações de marketing e atração de alunos serão ineficientes. 

Por isso, procure realizar pesquisas e obter dados sobre o seu público de estudantes, entendendo melhor quais são seus gostos, que canais de comunicação ele mais utiliza, qual seu poder aquisitivo, o que prioriza em um sistema de ensino, entre outras informações.

Com esses dados em mãos, será mais fácil construir um planejamento para captar alunos de forma sólida e eficiente.

Encontre o diferencial da sua instituição

O diferencial é a característica que vai distinguir sua instituição em frente da concorrência no mercado educacional. 

É possível centrar-se em variados tipos de diferenciais, como infraestrutura moderna da escola, qualidade e atualização dos materiais didáticos, metodologias de ensino inovadoras ou alternativas, acompanhamento de tendências educacionais, atividades extracurriculares variadas, altos índices de aprovação em vestibulares, uso de novas tecnologias em sala de aula, entre outros. 

No entanto, antes de decidir o que destacar na sua comunicação para captar alunos, é preciso saber o que é mais relevante para o seu público-alvo, para que esses fatores estejam devidamente alinhados.

Concentre-se na satisfação de pais e dos estudantes

Pais e responsáveis satisfeitos fazem uma propaganda positiva da escola, indicando a instituição aos amigos e familiares, seja pessoalmente, seja pelas redes sociais, por meio da famosa “propaganda boca a boca”.

E, como você possivelmente já sabe, a indicação é um fator muito relevante na busca de um colégio. Por isso, cultivar a satisfação dos pais e dos jovens é essencial para captar mais alunos na sua escola particular. 

Invista em proporcionar uma educação de qualidade, com serviços profissionais, e procure estreitar os laços da relação com os pais e responsáveis, fazendo com que eles tenham uma participação ativa na comunidade escolar. Com isso, você ganhará fortes aliados na captação. 

Leia também:
+ Como elaborar um plano de ensino para sua escola?
+ Os desafios do Ensino Remoto

Invista na qualificação da sua equipe de professores 

O corpo docente tem um papel muito importante dentro da instituição de ensino, já que é diretamente responsável pela aplicação do material didático e pela formação das crianças e dos adolescentes de acordo com o projeto político pedagógico da escola. 

Os professores são capazes de formar estudantes mais conscientes, autônomos e capacitados para os desafios da vida, garantindo a satisfação dos pais e dos jovens, e contribuindo para a boa reputação do colégio.

Por essa razão, é essencial contratar profissionais qualificados e, além disso, investir na formação continuada deles, para que se aperfeiçoem de forma constante e estejam atualizados com as novidades e tendências do setor educacional.  

Aposte em estratégias de marketing digital

O marketing digital é um recurso cada vez mais utilizado pelo mercado como forma de atrair clientes, inclusive no setor educacional. 

De acordo com a EduTrends, pesquisa que traça um panorama de marketing no mercado de educação, mais de 81% das instituições já investem em marketing digital. Destas, 82,4% acreditam que o ROI das ações é positivo.

Esses números mostram que investir em marketing digital é uma necessidade para potencializar a captação de alunos para escola particular. Mas como fazer isso?

As principais estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas pelas instituições de ensino são o SEO, o tráfego pago, o inbound marketing e o marketing de conteúdo. Entenda:

  • O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Buscadores) é um conjunto de práticas que visam a melhorar a posição em que o site ou blog da sua empresa aparece em buscadores como, o Google, aumentando a quantidade de tráfego orgânico recebida.
  • O tráfego pago consiste em fazer anúncios direcionados em redes sociais ou em sites, fazendo com que o seu alcance seja maior e que mais potenciais clientes conheçam a sua escola.
  • O inbound marketing é composto de estratégias focadas em atrair, converter e encantar os clientes. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo, em que a escola deve criar materiais relevantes com o objetivo de atrair seu público-alvo e convencê-lo da qualidade do ensino por meio de um conteúdo rico. Alguns exemplos disso são artigos para blogs, ebooks, vídeos, podcasts etc.

Além disso, é fundamental estar presente nas redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp e TikTok, postando conteúdos relevantes sobre a escola e sobre o sistema de ensino. Essa estratégia ajuda a aproximar o colégio dos estudantes, já que as gerações Z e Alpha utilizam amplamente essas ferramentas de tecnologia. 

Divulgue os resultados

Apresentar resultados positivos, que mostrem o desempenho consistente da instituição de ensino, é uma ótima maneira de captar alunos para escola particular. 

Por isso, procure usar os dados em favor do seu colégio, divulgando 一 de forma estratégica 一 as informações que ressaltam o que há de melhor na instituição. Alguns exemplos de dados que podem ser usados em campanhas promocionais são o desempenho dos estudantes em avaliações estaduais e nacionais, o índice de aprovação nos principais vestibulares, a participação em olimpíadas de ensino, as premiações em concursos acadêmicos, entre outros.

Destacando esses números positivos, a escola consegue melhorar a sua imagem no mercado educacional e, consequentemente, atrair mais alunos.

Leia também:
+ Como fazer campanha de captação com concursos de bolsas
+ 7 Principais erros de gestão escolar que você deve evitar

Trabalhe seu posicionamento de marca

Posicionamento de marca é um conceito que se refere ao branding, ou seja, à forma como uma marca trabalha a sua imagem e é percebida pelo público. 

O posicionamento vai muito além da publicidade e tem a ver com os valores que a empresa transmite e que a diferenciam da concorrência. 

Isso influencia, de forma direta, as estratégias de marketing e de captação. Afinal, segundo pesquisas, 83% dos brasileiros preferem comprar de marcas alinhadas com seus valores pessoais. Por isso, é preciso trabalhar a comunicação da sua escola em todas as frentes, garantindo que a marca tenha uma percepção do público que corresponda à realidade. 

Esperamos que as nossas dicas para captar alunos para sua escola particular tenham sido úteis! Aproveite para conhecer mais sobre o Poliedro Sistema de Ensino. Da Educação Infantil ao Pré-Vestibular: o Poliedro tem tudo o que a sua escola precisa para escrever mais um capítulo de sucesso. 

Seja uma escola associada ao Poliedro!

Venha conhecer algumas histórias das nossas escolas associadas!

Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter