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Gestão Escolar

Como construir o posicionamento da sua marca

09 de março de 2021

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  • gestão

Uma marca é um dos ativos mais valiosos de uma empresa. Quando pensamos em marcas conhecidas, costumamos imaginar símbolos, logotipos ou até mesmo frases de impacto. Na verdade, o conceito de marca é muito mais amplo e abrange todas as formas como a empresa é percebida e identificada pelo seu público.

É através da marca que uma empresa demonstra a capacidade de atender às necessidades dos consumidores, oferecendo a melhor experiência para seus clientes. Assim, ter uma estratégia de marca é um passo fundamental para as escolas que querem se tornar relevantes nos mercados onde estão inseridas. 

De forma resumida, podemos definir posicionamento de marca como a maneira que uma empresa pretende ser lembrada e reconhecida pelos clientes. Essa é uma atividade que começa internamente, com a construção de uma cultura dentro da empresa, em que os valores e propósitos são compreendidos e compartilhados por todos os colaboradores.

No caso de instituição de ensino, uma boa estratégia de posicionamento de marca é imprescindível para que a escola possa comunicar claramente seus diferenciais e criar fortes elos emocionais com estudantes e famílias.

A importância da Cultura Organizacional dentro da sua escola

Cultura organizacional é a forma com que a empresa conduz seus negócios e de como trata seus clientes e parceiros. Isso envolve todas as práticas, políticas e comportamentos, que devem ser um reflexo da cultura da escola. 

A cultura organizacional também diz respeito à forma como os colaboradores percebem as características de uma empresa. Na escola, colaboradores, desde coordenadores pedagógicos  aos funcionários da cantina, todos propagam a imagem da marca. Por isso, a importância do posicionamento de marca, valores e atributos da instituição.

Realize uma pesquisa de mercado

Um dos passos mais importantes para a construção do posicionamento de marca da sua empresa é entender o mercado à sua volta. Para acertar precisamente quais diferenciais se especializar, entender as necessidades e tendências do mercado é primordial.

Também é preciso ter em mente que os consumidores já têm uma imagem da sua marca. Por isso, devemos entender qual é essa percepção. Através de pesquisas de imagem de marca, por exemplo, podemos identificar os principais diferenciais, atributos, valores associados à sua escola. Estudar a concorrência também deve fazer parte da estratégia de posicionamento de marca. 

Com essa análise em mãos, a escola deve buscar entender quais são os seus principais diferenciais e quais são as necessidades do mercado e se elas estão sendo atendidas. Ferramentas como pesquisas de campo e análises SWOT podem ajudar nesse mapeamento.

Defina uma voz e seja consistente

Basicamente, a personalidade” da marca deve permear todas as ações da empresa. Os valores e a voz da sua marca devem ser mantidos e relembrados a todo momento. É essa consistência que será responsável por consolidar o posicionamento na mente dos clientes e colaboradores.

A voz deve refletir, de forma fiel, a personalidade da empresa. É importante que toda a comunicação da marca respeite essas características. Assim, conteúdos, conversas e atendimentos precisam ser planejados com atenção para que estejam perfeitamente alinhados aos pilares definidos.

A definição de uma voz de marca é uma das principais formas que uma empresa pode utilizar para comunicar seus princípios, personalidade e posicionamento no mercado, além de ser uma ótima maneira de gerar identificação com o seu público-alvo.

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