Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Como divulgar os Itinerários formativos?

28 de setembro de 2022

Tags

  • atividades
  • aula

Itinerários Formativos

À medida que a tecnologia avança, os setores da sociedade precisam se adaptar às mudanças para oferecer os melhores serviços às pessoas. O setor de educação, o qual também deve criar novas soluções para atender às demandas sociais e melhorar o ensino brasileiro, precisa se adequar à atual proposta de ensino médio: Novo Ensino Médio e os itinerários formativos.  

Neste ano, 2022, entrou em vigor a lei que rege a proposta do Novo Ensino Médio. O processo de implementação deste modelo vem sendo realizado de forma gradual desde 2017, mas é necessário que as instituições de ensino se organizem para comunicar a nova proposta educacional de forma clara para os estudantes, os pais e responsáveis.

Neste artigo, você irá encontrar formas para informar os estudantes, os pais e os responsáveis sobre os itinerários formativos, visando destacar os aspectos e mudanças que eles precisam observar com cautela.

 

O que é o Novo ensino médio?

 

O Novo Ensino Médio, regido pela Lei nº 13.415/2017, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com o intuito de oferecer ao estudante tanto a possibilidade de se aprofundar em uma determinada área do conhecimento quanto a oportunidade de acessar um ensino profissionalizante. 

O modelo prevê mudanças nas metodologias, disposição de matérias curriculares e na carga horária. 

Confira abaixo as principais mudanças:

 

  • Ampliação da carga horária, de  800 horas anuais (4 horas diárias) para 1.000 horas anuais (em torno de 5 horas diárias);
  • Organização curricular mais flexível, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Criação dos itinerários formativos, que focam nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, englobando as 4 áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
  • Participação ativa dos estudantes;
  • Redução do número de  aulas expositivas;
  • Adesão a projetos, atividades práticas, cursos e oficinas.

 

Esse novo modelo ainda está sendo implementado, diversas escolas públicas e privadas começaram a aplicá-lo aos poucos. A lei prevê que as escolas devem realizar essas mudanças até 2024.

 

Quais os itinerários formativos do novo ensino médio?

Os itinerários formativos se referem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho, os estudantes do ensino médio poderão escolher algumas das opções disponíveis na escola com o objetivo de aprender a respeito de uma área que planeja seguir no mercado de trabalho.

Dessa forma, os estudantes podem optar por se aprofundar nos conhecimentos de uma área do saber específica, se dedicar à formação técnica e profissional (FTP) de um determinado campo ou mais de duas áreas da FTP.

As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar. É importante ressaltar, entretanto, que independente do modelo escolhido pelo aluno, as disciplinas de Português e Matemática são obrigatórias em todos os anos do Ensino Médio.

Em resumo, o novo ensino estipula que 60% da carga horária total dos estudantes deve atender às propostas da BNCC e 40% da carga horária será destinada para o estudo da área de interesse do educando, os itinerários formativos.

Assim, caberá a cada instituição orientar os pais acerca das mudanças e apresentar a nova organização curricular, pois as escolas têm autonomia para definir como irão implementar o Novo Ensino Médio.

 

Como informar aos pais e responsáveis sobre os itinerários formativos?

Por ser um modelo totalmente diferente do que nós brasileiros conhecemos, a comunidade escolar, estudantes e responsáveis ainda têm muitas dúvidas sobre os benefícios e sobre como vai funcionar os itinerários formativos. 

Por isso, a comunicação é uma etapa muito importante para que todos tenham acesso às informações esclarecedoras a respeito do Novo Ensino Médio. 

Para isso, é importante que as instituições criem um guia de informação destinado aos responsáveis, através deste guia, os familiares terão acesso a toda e qualquer mudança que ocorra na vida escolar do educando.

Nesse sentido, 6 etapas podem ajudar no processo. Confira:

 

1. Explique o real objetivo do Novo Ensino Médio e, principalmente, dos itinerário formativos

É necessário afirmar que a proposta é oferecer um ensino de maior qualidade, visando tornar o estudante o centro de sua aprendizagem, o autor do seu projeto de vida.

Logo, explique cada detalhe das mudanças e apresente o planejamento de implementação, mostrando as diferenças da estrutura anterior para a nova, e quanto tempo levará para conclusão.

2. Mostre quais são os benefícios para os estudantes 

Destaque para a família e os estudantes que a proposta busca atender às necessidades e às expectativas dos jovens, orientá-los de forma personalizada para a carreira que eles pretendem seguir no futuro. 

Além disso, há o objetivo de tentar evitar a evasão escolar das classes sociais mais baixas.

3. Construa um catálogo informativo

Investir em um manual instrutivo é necessário para ajudar a esclarecer as dúvidas da comunidade escolar sobre o Novo Ensino Médio e os itinerários formativos. Assim, é importante que ele tenha a lei especificada e como sua instituição planejou implementá-la, com os prazos e as mudanças.

4. Faça comunicações recorrentes via e-mail e ligações

O e-mail ainda é uma das maneiras mais formais, seguras e efetivas de manter o contato com os estudantes e as famílias

Por essa razão, pode ser considerado um canal oficial. Mas, não deixe de notificar os pais através de outros aplicativos de mensagens atuais.

5. Planeje encontros com os pais e responsáveis

É de grande relevância criar momentos para conversar com os pais dos estudantes, pois além de estabelecer confiança, a instituição pode usar este espaço para dar maiores explicações sobre as tendências e mudanças curriculares para os próximos anos.

No Colégío Poliedro, por exemplo, foram organizadas palestras e oficinas dedicadas a apresentar a nova estrutura.  

6. Mantenha-se sempre acessível

Deixe os canais de comunicação com os pais dos estudantes sempre abertos! Lembre-se de que existirão dúvidas e questionamentos sobre essas mudanças.

 

Gostou do conteúdo sobre como divulgar os itinerários formativos? 

Agora é só colocar em prática. E que tal acessar ao site do Poliedro Sistema de Ensino e conhecer tudo sobre nossa metodologia de ensino?

Venha ser uma escola associada! 

 

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter