Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Como elaborar um plano de ensino para sua escola?

20 de abril de 2021

Compartilhe

Tags

  • planejamento
  • Plano de Aula
  • Plano de Ensino

Como elaborar um plano de ensino para sua escola?

O plano de ensino, de maneira simplificada, pode ser definido como um plano de ação que engloba todas as ações pedagógicas previstas para um componente curricular ao longo do ano letivo. Além disso, o plano também age como um documento regulatório, definindo a carga horária, objetivos, conteúdo que será abordado na série. Por fim entendemos que é um instrumento didático-pedagógico e administrativo, sendo obrigatório dentro das instituições de ensino.

Diferentemente do plano de aula, o plano de ensino é mais abrangente e envolve todo o caminho que o estudante irá percorrer ao longo do seu processo de ensino-aprendizagem naquela série específica e ou segmento. Esse planejamento deve ter início primeiro com a elaboração do plano de ensino, que posteriormente é afunilado para o plano de aula.

O plano de ensino, traduz a concepção pedagógica da escola, também tem o papel de definir qual metodologia que será utilizada dentro da sala de aula, a forma como será feita a avaliação dos estudantes, o tempo de aula e os recursos didáticos que serão utilizados. Assim, o plano interfere tanto nas práticas pedagógicas da escola quanto nas suas tarefas administrativas frente aos órgãos reguladores de fiscalização. 

Desenvolvendo um Plano de Ensino

Um dos primeiros passos na construção de um Plano de Ensino é ter clareza dos objetivos da escola, as metodologias que serão aplicadas e os objetivos das avaliações. Esse planejamento deve estar bem pautado no Projeto Político Pedagógico da escola a fim de traduzir sua concepção pedagógica e de educação para sua clientela.

Uma das grandes perguntas nesse momento é, qual a proposta da escola? Uma escola que quer desenvolver o senso crítico de seus estudantes! Já tem isso dentro da sua concepção? O plano de ensino é o instrumento que vai sistematizar os conhecimentos necessários para alcançar esse objetivo. Nesse momento, também devem ser consideradas as concepções da escola e o perfil de seus estudantes.

A elaboração do plano de ensino começa com as diretrizes da coordenação pedagógica, contudo é atribuída ao corpo docente a elaboração completa! As semanas pedagógicas, assim como o início do ano letivo ou do semestre, são os melhores momentos para iniciar a revisão dos planos do ano anterior e construir um novo plano. Ele deve ser revisto todos os anos, já que há muitas mudanças entre as turmas. O plano de ensino não deve, entretanto, ser estático, e mudanças precisam ser feitas conforme surjam novas necessidades.

Para sua elaboração, os professores precisam considerar o conhecimento do mundo, o perfil dos alunos, para então tratar de seus elementos que constituem o plano de ensino que são: os objetivos gerais e específicos, os conteúdos, os procedimentos (as estratégias metodológicas, as técnicas), como também os recursos didáticos e a avaliação.

A partir dessas definições, o professor decide como será o plano de aula, com detalhamento do que vai realizar em sala, como exercícios e atividades. Diferente do plano de ensino, a coordenação costuma ter um papel mais secundário, ou seja, de acompanhamento e supervisão do plano de aula, interferindo apenas em ajustes de estratégias.

A importância da avaliação

A avaliação da aprendizagem dos estudantes é um dos pontos mais importantes do plano de ensino, pois permite identificar a eficácia da educação oferecida pela escola. A partir desses objetivos, avaliamos a construção do conhecimento dos estudantes, bem como as competências e habilidades que foram adquiridas no processo de ensino-aprendizagem. 

O plano também detalha como será essa avaliação: qualitativa ou quantitativa, além de apontar como funcionam as recuperações, por exemplo. É importante que os instrumentos avaliativos sejam claros para todos os envolvidos, visando uma avaliação real, fidedigna e não apenas classificatória.

Segundo Libâneo, o plano de aula é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos!

Agora que você sabe como elaborar um plano de ensino para a sua escola, chegou a hora de colocar as mãos à obra. Leia também nossa matéria sobre por que planejar o ano escolar.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas