Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

5 dicas de como gestores podem estimular o engajamento da equipe

17 de agosto de 2021

Tags

  • engajamento da equipe
  • Equipe
  • gestão
  • Gestão Escolar

O maior patrimônio da empresa não é sua marca ou seus produtos. E, sim, as pessoas que trabalham nela. Se os funcionários não estiverem motivados e engajados com os conceitos da companhia, será muito difícil os negócios prosperarem. A pergunta que fica, porém, é: como estimular o engajamento da sua equipe?

Hoje em dia, esse é um dos maiores desafios dos profissionais de RH e gestores de equipe.

Leia também:
+ Gestão escolar democrática
+ Como manter o corpo docente em contato durante a pandemia

O capital humano é o principal responsável pelo resultado positivo da empresa, então, é de bom tom deixá-los felizes é mantê-los sempre comprometidos.

Aqui vamos dar algumas dicas para isso acontecer. Coisas simples, que resultam em engajamento, comprometimento e aumento da produtividade da equipe. Confira a seguir!

1 – Monitore a satisfação dos funcionários por pesquisas

O gestor precisa entender as necessidades dos colaboradores. E a melhor maneira é fazer uma pesquisa de satisfação com todos eles. Perguntas simples e básicas já mostram que a empresa está preocupada com o bem-estar de todos.

Algumas perguntas:

O que podemos melhorar aqui na empresa?

Você indicaria sua empresa para um amigo?

Você gosta de trabalhar aqui?

2 – Comunique-se com seus colaboradores

Estabelecer um canal de comunicação com eles é a melhor maneira de conseguir engajamento da equipe. E hoje, a tecnologia disponibiliza várias ferramentas para isso. Mas sempre é bom um contato off-line, como revista, mural ou até mesmo uma caixa de soluções.

3 – Líderes como exemplo de positividade

Os gestores devem ser capazes de motivar e engajar suas equipes. Mostrar que os objetivos da empresa são comuns a todos. Mas nunca se esqueça que os líderes também precisam estar motivados. Então, invista neles por meio de programas de desenvolvimento de liderança. Confie em seus líderes, sempre os incentive a inovar nas ações de engajamento das esquipes.

4 – Formar seus colaboradores

Os colaboradores também têm objetivos pessoais. Muitos também querem chegar a cargos de liderança e têm potencial para tal. Invista em cursos e treinamentos para motivar todos a crescerem profissionalmente. A empresa só tem a ganhar com funcionários capacitados, atualizados e felizes por sentirem que a companhia se importa com o futuro deles.

Leia também:
+ 6 temas para formação continuada de professores em 2022
+ O papel do professor em um modelo de ensino híbrido

5 – Recompensar é agradecer e motivar

Todo mundo gosta de se sentir valorizado. Promover prêmios para os colaboradores que merecem, que cumprem suas metas é muito importante para estimular a todos. Estimular a competição saudável entre os funcionários é fundamental para o sucesso dos negócios. E celebrações são maneiras de descontrair e integrar equipes.

Uma equipe engajada, motivada e recompensada forma um vínculo muito forte com os conceitos e valores da empresa. E isso reflete diretamente e positivamente nos negócios.

Veja também quais são os erros comuns de gestão que você pode evitar.

Seja uma escola associada ao Poliedro!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o Poliedro Sistema de Ensino? Fale com um de nossos especialistas.

Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter