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Gestão Escolar

Como fazer campanha de captação com concursos de bolsas

15 de junho de 2021

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As campanhas de captação de alunos são processos frequentes e necessários nas escolas. Ir atrás de novos alunos pode ser uma tarefa fácil, dependendo do seu processo de prospecção.

Concursos de bolsas de estudo podem ser um grande atrativo para captar novos alunos, proporcionando um número maior de estudantes com acesso à sua instituição, para conquistarem uma carreira acadêmica bem-sucedida.

Quer saber como criar estratégias para captar mais alunos através dos concursos de bolsas? Confira mais dicas no texto.

Defina qual aluno deseja atrair

Analise o perfil de pais e alunos que já fazem parte da sua instituição. Isso irá te ajudar a entender que tipo de público se interessa por ela. Depois disso, defina a curva de desconto da prova a ser aplicada. Uma curva mais rigorosa pode dar descontos menores. Uma curva mais tranquila pode gerar descontos maiores. Organize a curva de maneira que seja mais flexível com as notas mais altas, atraindo assim melhores alunos para sua instituição.

Conheça seus propósitos, missão, visão e valores, assim como os pontos fortes da instituição. O que você pode proporcionar de diferencial aos novos alunos que migrarem para ela? Como sua escola é vista em comparação à concorrência? Dessa forma você saberá exatamente como se posicionar e oferecer suas atividades ao público-alvo. Invista em um ambiente moderno e acolhedor que faça com que os alunos queiram fazer parte da instituição e viver o seu ambiente.

Onde sua instituição quer chegar?

Trabalhe com metas e possibilidades reais para alcançar novos matriculados. Faça um comparativo do ano anterior e procure entender o que deu certo e o que precisa ser melhorado, para que seu crescimento seja real e coerente com a sua realidade.

Invista numa boa equipe de captação

Tenha profissionais capacitados e qualificados ao oferecer seus serviços, treinados com técnicas de vendas e prospecção. Saber como e a quem chegar, oferecendo seus diferenciais de forma sutil, amigável e afetiva pode ser um ponto de transformação.

O corpo docente pode ser seu diferencial

Com estrutura e profissionais capacitados você pode sair à frente dos seus concorrentes. Saiba usar esse diferencial na hora de captar novos alunos, pois professores com currículos diferenciados são sempre um ponto extra para pais que procuram profissionais que vão além de ensinar seus filhos nos assuntos pedagógicos, mas também como seres humanos. Invista na contratação de um corpo docente de qualidade superior e use isso como trunfo na hora de oferecer sua instituição.

Utilize experiências reais de alunos para contar suas histórias

Conte com os atuais alunos da sua instituição para passar veracidade e prestígio. Depoimentos de alunos podem ser um diferencial na hora de mostrar o dia a dia nas escolas e trazer muito mais confiança para interessados em ingressar na sua instituição. Histórias positivas e de sucesso podem despertar a curiosidade de quem ainda não conhece seu sistema de ensino.

Depois de tudo isso, é hora de planejar os concursos de bolsas

Muitos responsáveis acabam desistindo de matricular seus filhos em escolas particulares por conta da incompatibilidade de valores. Sabendo atrair novos alunos e oferecendo os diferenciais da sua instituição, o valor pode ficar em segundo plano.

Lembre-se que está trabalhando com o sonho de estudantes que desejam chegar longe com a educação. Se possível, ofereça flexibilidades e formas de bonificação para novos alunos, assim como descontos e facilidades atraentes e acessíveis.

Oferecer bolsas de estudo aos alunos antigos também pode ser um jeito de fidelizar. Converse com os responsáveis e entenda a realidade e necessidades de cada um, para chegar a um denominador comum entre todos.

Durante a pandemia e isolamento social, você pode realizar as provas a distância, contando com plataformas ou sistemas on-line. Os estudantes podem passar por uma entrevista com profissionais da instituição e por uma avaliação através de redação.

Os estudantes também podem contar com facilidades de bolsa-desempenho, de acordo com sua avaliação anterior na instituição, notas anteriores do ENEM ou até mesmo as notas de boletim escolar de outras instituições.

Divulgue sua escola em feiras e eventos de educação

Monte um calendário de prova de bolsas, com as datas e quantidade de provas que vai aplicar durante o período. Divulgue esse calendário através das mídias e redes sociais, para alcançar o maior número de pessoas possível.

Quanto mais sua escola for vista, mais ela será lembrada. Participe de eventos da área para que sua instituição seja conhecida pelo máximo possível de pessoas. A visibilidade é um ponto muito importante na hora de criar lembrança e diferencial para um novo serviço. Quantas escolas você conhece e em quais você colocaria seu filho para estudar? Por que você escolheria tal instituição, qual o diferencial? Ofereça todas essas informações aos possíveis novos clientes.

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