Not support Recaptcha
Pular navegação

Práticas Pedagógicas

Como fazer uma reunião de pais on-line

10 de agosto de 2021

Tags

  • coordenadores
  • Corpo Docente
  • Desafios
  • Escola digital
  • professores
  • Reunião
  • reunião de pais

Como fazer uma reunião de pais on-line

A pandemia ocasionada pela Covid-19 trouxe novos hábitos para todo mundo em todos os cantos do planeta. Mas, para pais, alunos e professores, o impacto na adaptação foi diferente. Professores que são pais trabalhavam dando aula e viam seus filhos tendo aula em outra tela. Pais que estavam em home office praticamente iam para escola junto com seus filhos. Nesse contexto, surgiu a necessidade de modernizar a comunicação e as reuniões de pais passaram também a ser on-line.

Leia também:
+ Como atuar nas redes sociais
+ Reunião de pais: 5 dicas para gerar proximidade com a família

Nova realidade: reuniões de pais on-line

A comunicação da escola com os pais é muito importante para todos. A escola é um lugar em que muitas pessoas fazem amizades para a vida toda. Então, aproximar os pais da escola significa respeito e preocupação com o futuro dos filhos deles. É mostrar que a escola quer o melhor para todos e assim garantir as matrículas dos próximos anos. Mas, neste ano de pandemia, como fazer essa aproximação? Vamos lá, leia abaixo um passo a passo de como manter contato com os pais de forma eficaz.

Reunião de pais on-line

A primeira atitude para saber como será feita essa comunicação é falar com os pais. Uma pesquisa, um e-mail para entender como eles querem proceder nesse novo cenário. Também é muito importante ouvir as sugestões dos professores, pois eles estão no dia a dia dos alunos e podem ajudar bastante.

Diante do resultado, se define uma pauta e uma agenda para a reunião ser objetiva e não cansar nem pais e nem professores. Planejar tudo, é sempre certeza de sucesso. Então, definir as datas com antecedência para que todos possam se agendar é a melhor maneira de ser assertivo.

Como fazer a reunião de pais on-line

Agora é hora de falar como será feita a reunião. Hoje, temos várias ferramentas para videoconferência. Em conjunto, escolham a mais acessível a todos. Sempre é bom passar um tutorial de como acessar a ferramenta, pois a maioria delas exige cadastro ou login.

A logística da reunião deve seguir a mesma de uma reunião presencial, ou seja, entre pais e professores da mesma turma. E para assuntos individuais, como rendimento escolar baixo, bullying entre outros, deve-se marcar uma hora com pais e professores para se falar do assunto em particular.

Leia também:
+ Ensino Híbrido: conheça essa metodologia
+ Volta às aulas em tempos de Covid-19

Depois que a reunião acaba, faça uma ata para analisar críticas e sugestões. Isso não anula os canais de comunicação com a escola, que devem continuar abertos para aprimorar o ensino e a interação entre pais e gestores e, assim, garantir as futuras matrículas.

Enfrentar a pandemia está sendo um grande desafio. E aqui no blog do Poliedro, você encontra muitas dicas e literatura que podem ajudar sua escola a minimizar esses efeitos.

Seja uma escola associada ao Poliedro!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o Poliedro Sistema de Ensino? Fale com um de nossos especialistas.

Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter