Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Como manter o corpo docente em contato durante a pandemia

01 de junho de 2021

Tags

  • Corpo Docente
  • Gestão Escolar
  • professores

Manter o corpo docente próximo, apesar do trabalho remoto, pode ser um desafio na pandemia ou após esse período ocasionado pela Covid-19.

Numa realidade em que a saúde e empregabilidade preocupam simultaneamente, como fazer o corpo docente se organizar e produzir bem direto da sua casa, usando apenas computadores e smartphones para se conectar na maioria do tempo?

Leia também:
+ Ensino Híbrido: conheça essa metodologia
+ As avaliações digitais e o novo contexto educacional

Conversamos com a Laura, gestora escolar há mais de 6 anos e que hoje é consultora pedagógica do Poliedro Sistema de Ensino sobre como transformar a distância da pandemia em conexões fortes e sinceras entre o corpo docente e os gestores. Para conferir como vencer o desafio de manter o corpo docente produtivo e em contato, mesmo a distância, continue a leitura.

Como modernizar uma profissão tão importante nos momentos atuais

Mesmo em tempos tecnológicos, a relação entre professores e estudantes por meios remotos ainda encontrava muita resistência, principalmente por parte dos professores, que sempre preferiram o contato real ao virtual.

“Vivências que eram trocadas na sala de professores e na sala de aula foram substituídas por telas e aplicativos de conversa – o que fez com que o corpo docente encontrasse certas dificuldades para lidar com seus estudantes e com colegas de instituição”, relata Laura.

Manter o vínculo com o corpo docente num momento delicado como esse, passou a ser um desafio, e considerando o novo normal, é cada vez mais necessário flexibilizar as fronteiras de comunicação, em especial no ambiente escolar.

A sala de aula se tornou a casa de cada um; a dos professores, onde todos trocavam experiências e informações, acabou virando uma chamada de vídeo, fazendo com que a aproximação afetiva entre corpo docente e gestores se tornasse necessária nesse momento. Os profissionais tiveram que reorganizar sua vida para colocar outras funções dentro do mesmo horário.

Hoje, esses profissionais, preocupados com a qualidade do seu trabalho e com os estudantes, passaram a se encontrar pelo menos uma vez por semana para conversar sobre assuntos que envolvem a instituição. Divididos em grupos e equipes, cada um fala sobre seu dia a dia e sobre as principais necessidades enfrentadas durante o período, para que haja troca de informações e colaboração no trabalho.

Os gestores da instituição que Laura coordena se programam para que os profissionais possam se expressar, trocar ideias, experiências e ao mesmo tempo compartilhar suas angústias, mantendo o vínculo afetivo criado com o trabalho presencial. Dessa forma eles se sentem apoiados em momentos de angústia e exaustão.

Leia também:
+ Os desafios do ensino remoto 
+ Como elaborar aulas criativas a distância

Os momentos fora do trabalho

A pandemia revelou alguns obstáculos na vida do profissional da educação, e muitos, por não terem o suporte psicológico para enfrentar seus medos, anseios e dificuldades do home office acabavam vivendo esses momentos sozinhos, sem pensar que podiam contar com o apoio dos colegas de instituição, que muitas vezes estavam vivendo dilemas semelhantes.

Como os gestores podem ajudar o corpo docente

Os gestores das instituições de ensino devem saber ouvir, dialogar e perceber as necessidades do educador que trabalha na sua equipe, mesmo de longe. Laura acredita que “gestão e afeto caminham juntos para que as cargas se tornem menores”.

A comunicação entre gestores e corpo docente facilita aos funcionários as informações e perspectivas de que eles precisam, ao mesmo tempo em que permite que se expressem e processem as emoções.

Dicas para colocar em prática com o corpo docente

  • Procure deixar todos conectados e a par do que está acontecendo entre a instituição e o corpo docente.
  • Realize reuniões semanais em que os profissionais possam trazer as principais dificuldades e necessidades do trabalho remoto, encontrando formas conjuntas de otimizar o trabalho de cada um.
  • Incentive cada profissional na busca de saber o que outros colegas estão fazendo.
  • Proponha um papo geral periódico com todas as equipes para acompanhar o desenvolvimento de cada trabalho.

Além do grupo de conversas para trabalho, estimule conversas sobre assuntos diversos com o corpo docente, para que haja uma troca maior entre eles fora do ambiente escolar.

Seja uma escola associada ao Poliedro!

Os usuários do Sistema Poliedro podem contar com um pacote de ferramentas oficiais da Microsoft como o Teams, com recursos de chat e vídeo para facilitar a comunicação de cada equipe. Nesses grupos eles costumam fazer trocas de arquivos, tirar dúvidas e sugestões em reuniões semanais.

Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter