Not support Recaptcha
Pular navegação

Ensino Médio

Como melhorar a performance da sua escola ou cursinho no Enem

15 de outubro de 2021

Tags

  • enem
  • performance escolar

Como melhorar o ranking da escola no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, atualmente, o principal meio de entrada para as maiores universidades públicas e privadas do Brasil.

Porém, além de selecionar os jovens para ingresso no ensino superior, o Enem também pode servir como uma forma de atestar a qualidade de ensino das escolas. Por isso, ter estudantes que obtenham bons resultados na prova é muito importante para que a instituição consiga se destacar no mercado educacional.

Se você quer saber como oferecer a melhor formação para os seus estudantes e melhorar a performance e ranking de sua escola ou cursinho nos resultados do Enem, confira abaixo as dicas que selecionamos sobre o assunto!

Faça um planejamento estratégico

O primeiro passo para a sua escola ter um desempenho melhor no Enem é analisar o cenário atual e começar a traçar estratégias.

Procure se informar sobre o desempenho do colégio nas edições anteriores do exame, encontrando onde estão os pontos de melhor resultados dos estudantes e também em que habilidades eles tiveram as maiores dificuldades. A partir daí, você pode buscar as soluções mais pertinentes.

Além disso, planeje como será feito o preparo dos jovens para a próxima edição do Enem. Verifique se os professores da escola conseguirão assumir esse desafio ou se precisam de uma formação a mais. Verifique também se será necessário incluir horários de aulas extracurriculares e plantões de dúvidas.

Adote um material didático voltado para o Enem

O material didático é um dos recursos mais importantes para melhorar a performance de sua escola ou cursinho nos resultados do Enem.

Isso porque ele vai dar a base de tudo o que será abordado pelos professores em sala de aula. Portanto, é preciso que esteja atualizado e alinhado com os tópicos cobrados no exame.

Atualmente, as habilidades cobradas no Enem são organizadas em 4 áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: inclui a habilidade de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Arte, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e Suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias: abrange habilidades de Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias: inclui habilidades de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Para que os estudantes possam obter bons resultados no Enem, é essencial que as habilidades trabalhadas na escola abordem todos os tópicos cobrados na prova.

O material didático do Poliedro Sistema de Ensino foi pensado com o intuito de preparar os estudantes para os maiores desafios da jornada escolar — como é o caso do Enem. Por essa razão, ele é composto por coleções completas e atualizadas de livros escritos por renomados autores do mercado educacional brasileiro.

O conteúdo abordado nos materiais de ensino médio do Poliedro Sistema é criteriosamente elaborado para essa fase da vida escolar, com uma sequência didática inigualável. Além disso, para facilitar ainda mais a aprendizagem, todos os livros possuem versões digitais.

Realize simulados

Aplicar provas simuladas é uma estratégia bastante eficaz para ter um bom desempenho no Enem. Nelas, os estudantes conseguem avaliar os seus conhecimentos sobre as habilidades que serão cobrados no dia do exame, além de poder treinar a gestão do tempo e desenvolver mais resistência e confiança.

Afinal, o Enem é uma prova extensa, que exige concentração e foco por parte dos jovens ao longo de várias horas. Os simulados feitos na escola são uma boa maneira de exercitar o conhecimento exigido para ser aprovado.

Por isso, organize, na sua instituição de ensino, a aplicação de simulados periódicos que abordem todo o conteúdo da prova oficial (inclusive a redação) e reproduza as condições de aplicação.

Envolva a comunidade escolar

Toda a comunidade de professores, estudantes e colaboradores da escola precisa estar comprometida com o objetivo de melhorar o resultado no Enem, pois cada um deles vai desempenhar um papel importante nesse propósito.

Converse com os envolvidos a fim de que estejam todos alinhados e para que possam criar, juntos, uma cultura de valorização do Enem e um plano de ação que traga bons resultados na hora do exame.

Dê apoio para que os estudantes superem as dificuldades

O período pré-vestibular costuma exigir bastante resiliência, foco e treino emocional dos jovens que estão se preparando para as provas. Por isso, é importante que a escola vá além do aspecto pedagógico, dando apoio para que os estudantes consigam enfrentar os desafios dessa etapa com mais tranquilidade e equilíbrio.

Uma dica é ensinar aos adolescentes as melhores técnicas de concentração e formas de montar uma rotina de estudos.

Além disso, o colégio deve trabalhar a sua comunicação e dar orientações aos estudantes para ajudá-los na questão da ansiedade e controle emocional, prestando suporte e oferecendo dicas de como cuidar da saúde física e mental sem descuidar dos estudos.

Agora que você já conhece as principais dicas para melhorar a performance da sua escola ou cursinho nos resultados do Enem, é hora de colocar esses passos em prática!

O  Poliedro Sistema de Ensino pode te ajudar nessa trajetória. Oferecemos para a sua escola: assessoria pedagógica, apoio à implantação do método, sistema de avaliação exclusivo, assessoria de marketing, eventos de formação para profissionais das escolas associadas e muito mais! Tudo isso com o propósito de ajudar a sua instituição a obter os melhores resultados e construir mais um capítulo de sucesso. Acesse o site e conheça!

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter