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Gestão Escolar

Como preparar o corpo docente para o Novo Ensino Médio

06 de julho de 2021

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Pessoas conversando em frente a um computador, onde uma delas aponta para a tela enquanto fala

Você já deve saber que, até março de 2022, o ensino médio terá de ser reformulado nas escolas brasileiras e passará a contar com os Itinerários Formativos. Leia mais sobre o assunto aqui https://www.sistemapoliedro.com.br/blog/novo-ensino-medio-e-seus-desafios/. Falamos também sobre como lidar com os alunos nascidos na Era Digital e como introduzi-los a essas mudanças https://www.sistemapoliedro.com.br/blog/o-novo-ensino-medio-e-os-alunos-da-era-digital/.

Mas, e o corpo docente? Os professores precisam estar capacitados e preparados para essa nova jornada no ensino, que colocará o aluno como o protagonista e exigirá conhecimentos e disciplinas antes não aplicados em sala de aula.

Marcelo Gomides da Silva, Consultor Pedagógico do Poliedro Sistema de Ensino, falou sobre esse assunto e sobre sua expectativa para o novo desafio.

Preparando o corpo docente da minha instituição

Para Marcelo, o desafio de preparar o corpo docente não está ligado somente ao professor, mas também passa pela visão da escola sobre o novo ensino médio. O modo como o ensino será transmitido dependerá do foco da instituição e o que ela destaca em seu currículo, o que inclui em sua estrutura e perfil pedagógico.

A escola precisa ter um olhar interno, criando núcleos de conversas com os professores. Entenda qual é a formação do seu corpo docente, quais as possibilidades de otimização e expansão da infraestrutura, assim como os principais interesses e desafios nessa nova jornada. É importante que a instituição crie uma atmosfera de trabalho altamente favorável à formação continuada do professor.

Foque também em tecnologias para engajar e alinhar seu corpo docente a esse novo ensino médio. Invista em uma estrutura moderna e atraente para que ele tenha recursos de aprendizagem e esteja inserido nas novidades.

Crie um comitê interno em que tarefas e grupos de estudos auxiliem para preparar o corpo docente. Não adianta apenas colocar o professor frente às mudanças sem subsídios ou uma inserção cuidadosa nos processos. Tenha um sistema de ensino que opere como um pilar de apoio pedagógico, para que o corpo docente se adapte a uma abordagem mais integrada e coerente com as novas propostas. Trabalhe com uma espécie de imersão nas novidades.

Para facilitar a chegada nessa nova etapa, desenvolva um planejamento com cronograma da implementação do novo ensino médio em que os professores estejam incluídos. Um processo de formação continuada do corpo docente é fundamental.

Tendo conhecimento da estrutura da instituição e com o que pode contar, o professor precisa estar aberto às mudanças. Ofereça novos conhecimentos e possibilidades ao seu corpo docente para que eles se sintam preparados.

Os professores precisam sempre lembrar que, no novo ensino médio, os alunos estarão no centro do processo. Com esse protagonismo, os estudantes terão a possibilidade de construir o seu projeto de vida e escolher os conhecimentos em que vão se aprofundar a partir do novo ensino médio.

Nesse novo momento, é importante que todas as partes estejam preparadas e aptas para receber as mudanças. A escola, com estrutura e apoio pedagógico a cada aluno e docente; o aluno, ciente do novo momento em que está inserido e suas possibilidades, assim como os pais, que devem confiar nesse novo processo e nos profissionais que irão conduzi-lo.

Em resumo, sempre promova formação e conhecimento do seu corpo docente, invista mais na abordagem interdisciplinar e estimule a troca de experiências e o trabalho colaborativo com os docentes. É a melhor forma de prepará-los para encarar com segurança o novo desafio que irão enfrentar.

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