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Educação Infantil

Conheça os jogos para Educação Infantil que são alinhados à BNCC!

15 de junho de 2022

Tags

  • base nacional comum curricular
  • BNCC
  • Práticas Pedagógicas

Conheça os jogos para Educação Infantil que são alinhados à BNCC!

A possibilidade de trabalhar com jogos para Educação Infantil pode ser uma ótima oportunidade de construir um ambiente pedagógico com aprendizado e diversão, além de contribuir para aumentar o interesse das crianças em sua primeira etapa da Educação.

Além disso, os jogos também são importantes componentes de ludicidade, estabelecido na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como formativa dos eixos estruturantes da Educação Infantil. 

Continue lendo e conheça diversos jogos para educação infantil.

Trabalho com jogos para Educação Infantil, segundo a BNCC

A BNCC estabelece como eixos estruturantes para a Educação Infantil interações e brincadeiras. A finalidade pedagógica dos eixos é que a criança possa experimentar, desenvolver e socializar a partir dessas práticas.

Os jogos podem ser utilizados tanto para o eixo da interação quanto para as brincadeiras. São ótimos recursos para que as crianças brinquem enquanto aprendem regras de convivência, respeito ao próprio espaço e ao do coletivo e se desenvolvam, fisicamente e cognitivamente.

Assim, os jogos para Educação Infantil andam em consonância com a própria estrutura normativa brasileira para esta etapa, da mesma forma que o cuidado e a educação. Saiba como elaborar seu plano de aula de acordo com a BNCC!

Jogos para Educação Infantil e a intencionalidade de educar

Embora seja esperado que as crianças brinquem livremente no ambiente escolar em diversos momentos, a intencionalidade do contexto lúdico é fundamental para que a educação aconteça e o desenvolvimento seja ampliado.

Assim, é a intencionalidade que pode oportunizar às crianças novas experiências para a promoção da Educação Formal. 

Os jogos, nesse sentido, possuem papel fundamental na Educação Infantil, já que podem ser recursos permeados de intencionalidade e selecionados de acordo com os objetivos pedagógicos. Além dos jogos já disponíveis na unidade escolar, é também possível criar alguns jogos simples com a ajuda das crianças, enriquecendo ainda mais o aprendizado delas.

Jogos como ferramenta para o aprendizado

Ser utilizado com intencionalidade, no entanto, não implica que o jogo passe a funcionar como uma obrigação da criança em sala de aula. Assim, o ideal é que a criança possa escolher entre jogos com intencionalidades semelhantes e experimente regras diferenciadas em alguns momentos. 

Isso não significa que a criança deva brincar livremente, retirando o sentido da intencionalidade desse recurso pedagógico. A ideia é que as crianças pequenas encontrem nos jogos o prazer de aprender e passem a incorporar o aprendizado livre de processos mecanizados.

Visando o sucesso no trabalho com  jogos para Educação Infantil, é importante utilizar essa metodologia possibilitando que as próprias crianças possam construir e ser protagonistas, como, por exemplo, os jogos de fantasia e de interpretação.

Vantagens do uso de jogos para aprendizagem na Educação Infantil

Os jogos para Educação Infantil devem ser utilizados como recursos para o aprendizado em sentido vasto, oferecendo a ampliação das experiências de convivência, socialização, desenvolvimento da linguagem e dos símbolos. No entanto, seu uso em sala de aula não deve ser utilitarista.

Portanto, o educador precisa sempre considerar que as brincadeiras e os jogos possuem conteúdos e objetivos pedagógicos, os quais têm de estar claros no planejamento das aulas. Os jogos são importante apoio para que a criança compreenda o sentido de sua prática escolar e do seu aprendizado.

Sendo assim, o melhor uso desse recurso é quando ele passa a ser utilizado na Educação Infantil como uma das linguagens e não apenas como um recurso mecanizado retirado da estante em momentos específicos.

Jogos jogos para educação infantil: diferentes finalidades pedagógicas

Livres do uso mecanizado dos jogos e conscientes da sua intencionalidade, o trabalho com jogos para Educação Infantil se torna um potente recurso pedagógico. Enquanto linguagem utilizada em sala de aula, consegue atrair o interesse das crianças, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e próximo para os pequenos.

Preparamos sugestões de jogos que podem ser utilizados na Educação Infantil para diferentes finalidades pedagógicas, sem o prejuízo de outros que possam ser pensados e desenvolvidos pelos educadores.

Raciocínio lógico

Os jogos são muito importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças pequenas. Na Educação Infantil, podem ser utilizados os seguintes jogos para esta finalidade:

  • Quebra-cabeças com peças grandes;
  • Jogos da memória de figuras;
  • Jogos de blocos lógicos;
  • Jogos de montar peças.

Coordenação motora ampla

Para desenvolver a coordenação motora grossa, que se relaciona com os movimentos da criança de equilíbrio, locomoção e conhecimento básico do corpo, podemos explorar os seguintes jogos:

  • Amarelinha;
  • Pular corda;
  • Pular de lado, ocupando quadrados desenhados no chão;
  • Corridas com obstáculos;
  • Boliche;
  • Corrida do saco;
  • Twistter.

Coordenação motora fina

A coordenação motora fina é a capacidade de a criança coordenar movimentos menores e mais precisos, como cortar com tesoura, levar a mão à boca corretamente, escrever e pintar. Para desenvolvê-la, podemos contar com os seguintes jogos:

  • Modelar peças pequenas de massinha, como cestas com frutas e bolinhas;
  • Montar cordões com miçangas ou macarrões;
  • Construir um ioiô de papel; 
  • Picar papel e realizar colagens utilizando as mãos;
  • Desenhar e pintar; 
  • Produzir pintura a dedo.

Linguagem e expressão

Para desenvolver a linguagem oral das crianças pequenas, é importante trabalhar com jogos que oferecem a oportunidade de interagir e produzir falas contextuais. 

Entre os jogos que podem embasar este trabalho estão:

  • Jogos de interpretação;
  • Reconto de histórias;
  • Mímicas;
  • Imitar os animais;
  • Parlendas;
  • Brincadeiras de roda;
  • Jogos de adivinhar.

Pensamento matemático e números

Para que a criança pequena desenvolva adequadamente seu pensamento matemático e o conhecimento sobre os números, os jogos mais indicados são:

  • Dominó;
  • Jogos de cartas;
  • Jogos com dados;
  • Adivinhar os números;
  • Jogo de dardo com pontuação;
  • Tangram.

Alfabetização

A alfabetização é de extrema importância para a vida escolar da criança e, já na Educação Infantil pode ser facilitada por meio do uso de jogos. 

Considerando as mudanças realizadas pela BNCC em relação à alfabetização, podemos utilizar os seguintes jogos:

  • Jogo de rimas;
  • Quebra-cabeças com nomes das figuras;
  • Jogo da memória com nomes e figuras;
  • Caça-palavras com material reciclado;
  • Dominó das sílabas;
  • Pescaria das letras.

Após acompanhar ideias de jogos para Educação Infantil, segundo a BNCC, o importante é que o educador tenha em mente como utilizar-se dessa linguagem para o aprendizado. Dessa forma, a ludicidade pode fazer parte permanente do ambiente escolar, facilitando a interação entre as crianças e mantendo a curiosidade dos pequenos sempre viva.

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