Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Dia do diretor escolar: 12 de novembro

03 de agosto de 2022

Tags

  • Data comemorativa
  • Dia do diretor escolar

dia-do-diretor-escolar-12-de-novembro

No dia 12 de novembro, comemora-se, oficialmente, o Dia do Diretor Escolar, profissional fundamental para o bom funcionamento de qualquer unidade escolar. No entanto, poucos profissionais da Educação sabem sobre a existência dessa data!

Saiba quais as habilidades necessárias para exercer a função de gestor escolar e como essas competências podem ser desenvolvidas! Veja ainda tudo o que é responsabilidade do diretor escolar e por que a escola não funciona sem ele!

A história da gestão escolar no Brasil

No período em que as escolas públicas foram implementadas no Brasil, até o final do século XIX, as aulas eram ministradas em locais diversos, geralmente, em prédios públicos compartilhados com outros órgãos. O mais comum, no entanto, era que os professores oferecessem aulas em suas próprias casas.

Nessa época, as disciplinas escolares se restringiam à matemática básica, alfabetização e religião, pois a escola brasileira foi instituída pelos padres jesuítas. Ainda durante muito tempo, não havia uma divisão dos estudantes por anos ou séries e nem direção escolar.

No entanto, para que a expansão das escolas ocorresse no âmbito brasileiro, fez-se necessário a criação do cargo para a gestão das unidades escolares. Assim, no ano de 1892, o estado de São Paulo se tornou pioneiro em exigir a figura de um diretor escolar através da promulgação da Lei número 88, da Constituição Estadual de São Paulo, à época.

Inicialmente, a figura do diretor escolar, conforme a legislação, deveria ser preferencialmente um professor(a), já que o cargo de gestor de unidade escolar exige conhecimentos administrativos, mas também educacionais.

Sem a figura do diretor escolar, tanto seria impossível que o ensino tivesse sido instituído de forma ampla no território brasileiro, quanto seria difícil alcançarmos os altos índices que temos atualmente, com praticamente todas as crianças e adolescentes inseridos na Educação Básica.

Estudos atuais apontam sobre a importância da presença do diretor para a inclusão escolar e modificações na cultura escolar com vistas ao acolhimento dos estudantes, considerando a grande diversidade presente nas escolas brasileiras.

O que faz o diretor escolar?

A função de diretor escolar é bastante complexa, já que não se trata apenas de gerir o âmbito administrativo e financeiro da escola, mas também de garantir que a Instituição escolar atenda às exigências da legislação educacional brasileira, que é bastante ampla.

Além disso, o diretor escolar é reconhecido como um profissional fundamental para fomentar uma boa comunicação e relação entre a comunidade escolar, para apoiar o processo de aprendizagem e acompanhar os índices de desenvolvimento dos estudantes ao lado da coordenação pedagógica.

A função de diretor segundo a legislação brasileira

Atualmente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) discute a aprovação da Base Curricular do Diretor de Escola, que visa estabelecer competências e habilidades para o exercício da função de diretor escolar.

Ademais, a normativa visa ainda, da mesma forma que a Base Nacional Comum Curricular, tornar-se referência em todo território nacional, auxiliando diretores e escolas a enfrentarem os desafios para uma boa gestão escolar.

Entre as principais funções do diretor escolar, a normativa prevê como seu papel: a resolução de problemas de âmbito financeiro, administrativo, gerencial e de recursos humanos. Além disso, o diretor precisa trabalhar sempre visando o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes em suas atividades de gestão.

Leia mais sobre: O que é a BNCC e quais suas aplicações para a Educação

Quais habilidades um bom diretor escolar precisa desenvolver?

Embora alguns profissionais da educação possuam maior perfil para a gestão escolar, de acordo com as habilidades exigidas para a função, também é certo que é possível ampliar esse repertório e se tornar um diretor escolar ainda melhor.

Assim, é fundamental que o diretor escolar possua habilidades de comunicação e consiga ser um bom articulador de sua equipe pedagógica, funcionários da escola e estudantes. A habilidade de liderança também é um diferencial para quem pretende exercer a função.

Também podemos considerar como fundamental para um diretor escolar:

Diálogo

A capacidade de dialogar em esferas do governo e da Educação é fundamental para que o diretor consiga exercer uma boa gestão. Além disso, o gestor escolar é o profissional responsável por realizar a articulação de outros atores da rede de proteção do jovem e do adolescente, como assistentes sociais e profissionais da saúde, para garantir o atendimento de estudantes que necessitem.

No caso das escolas da Rede Privada, o papel do diretor de articulador com os pais e autoridades locais segue sendo importante, inclusive para garantir aos estudantes as melhores oportunidades de acesso ao conhecimento. A garantia de pavimentação adequada e condições de segurança na rua da escola são bons exemplos sobre a importância do diálogo para um bom gestor.

Gestão de recursos

Gerir os recursos financeiros e tecnológicos em prol da aprendizagem dos estudantes é, certamente, um dos maiores desafios do diretor escolar. Uma das habilidades discutidas pelo CNE é a de que os diretores possam fazer uma boa gestão de tecnologias para o atendimento de todos os estudantes, inclusive os que necessitam de condições especiais para a aprendizagem.

Leia também: Tecnologia na educação: entenda os benefícios e desafios

Conhecimento da legislação educacional vigente

O diretor precisa conhecer muito bem a legislação educacional vigente no país e em seu estado e cidade, para garantir que as normativas sejam aplicadas na escola e que as condições de ensino e aprendizagem, além das demais funções exercidas pelos diversos profissionais, estejam de acordo com as normas legais.

Conhecimento teórico

A função de diretor escolar é administrativa, mas também é pedagógica. Compreender que a gestão dos diversos recursos possui como fim o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes é fundamental para o bom exercício da direção escolar.

Dessa forma, é indispensável que o diretor escolar esteja sempre atualizado em relação à teoria da gestão escolar e da Educação como um todo, para que possa guiar sua equipe da melhor forma possível.

Agora que você já conhece mais sobre a função do diretor escolar e as habilidades necessárias para o bom exercício, não deixe de comemorar em sua escola o Dia do diretor escolar em 12 de Novembro!

A Rede Poliedro é pioneira na valorização da figura do diretor escolar. As escolas associadas recebem assessoria pedagógica qualificada, além de todo apoio para a implantação do sistema, assessoria de marketing e acesso ao sistema de avaliação exclusivo do Poliedro.

Conheça mais a fundo o Sistema Poliedro navegando em nosso site.

Quer saber tudo que acontece no mundo da educação? Não deixe de acompanhar nosso Instagram e Linkedin.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter