Not support Recaptcha
Pular navegação

Metodologias de Ensino

Como trabalhar a educação socioemocional na sua escola

14 de agosto de 2023

Tags

  • Educação socioemocional
  • Marketing Escolar
  • metodologias

 

crianças escola educação socioemocional

Você sabe o que é educação socioemocional? Nos últimos anos, tem se tornando cada vez mais evidente que a educação vai além do ensino tradicional de disciplinas que já conhecemos, como Matemática, História ou Geografia. A formação de indivíduos completos e preparados para enfrentar os desafios da vida requer uma abordagem mais abrangente, que considere não apenas o conhecimento intelectual, mas também o desenvolvimento emocional e social. 

Por esse motivo, o tema da educação socioemocional vem se tornando cada vez mais discutido na sociedade e, claro, nas escolas. Afinal, é importante discutir as melhores maneiras de formar indivíduos que estejam prontos para encarar não apenas os desafios acadêmicos, mas no cotidiano futuro.  

Leia também:
+ O que é Educação Socioemocional e como integrá-la à realidade escolar?
+ Entenda tudo sobre marketing educacional

Pensando nisso, o Poliedro Sistema de Ensino preparou um e-book completo sobre a importância da educação socioemocional nas escolas e como trabalhá-la da melhor maneira com os seus alunos. Nele serão discutidos temas importantes, como a melhor maneira de trabalhar esse quesito em sala de aula, dicas para aplicá-la nas aulas, como aprimorar a colaboração com as famílias nesse sentido e sugestões para iniciar esse projeto em sua instituição. 

educação socioemocional

O que é educação socioemocional? 

A educação socioemocional é uma abordagem educacional que se concentra no desenvolvimento das habilidades emocionais, sociais e interpessoais dos indivíduos. Essa abordagem reconhece a importância não apenas do aprendizado na escola ao longo dos anos, mas também da capacidade de compreender e gerenciar emoções, estabelecer relacionamentos saudáveis, tomar decisões responsáveis e lidar com desafios de forma eficaz. 

Por meio de práticas pedagógicas específicas, como ensino de inteligência emocional, resolução de conflitos e ensino do que é empatia, por exemplo, essa vertente busca capacitar os estudantes a se tornarem pessoas mais bem preparadas para lidar com as complexidades da vida pessoal, acadêmica e profissional. 

Entre as habilidades trabalhadas na educação socioemocional estão autogerenciamento emocional, empatia, comunicação eficaz, colaboração e pensamento crítico. Ao integrar esses aspectos na educação, as escolas não apenas promovem um ambiente de aprendizado mais saudável e inclusivo, mas também contribuem para o desenvolvimento global dos alunos, preparando-os para lidar com desafios emocionais, construir relações significativas e se tornar membros de destaque da sociedade. 

Leia também:
+ Diferentes tipos de metodologias de ensino para cada etapa da Educação
+ Família e escola: por que (e como) investir nessa relação? 

 

Material completo (e gratuito) sobre educação socioemocional  

Pensando nos temas mais atuais do meio educacional e em colaborar com as escolas de todo o País, os especialistas do Poliedro Sistema de Ensino desenvolveram um material inédito para apoiar mantenedores, coordenadores, diretores, professores e toda a equipe escolar a estarem mais bem preparados para trabalhar a educação socioemocional com seus alunos. Nesse material, você encontrará diversos tópicos atuais explicados didaticamente, como os seguintes: 

  • O que é educação socioemocional e por que ela deve ser trabalhada nas escolas
  • Como desenvolver habilidades socioemocionais em sala de aula
  • Pilares e objetivos da educação socioemocional
  • Implementação da educação socioemocional nas escolas: o que diz a BNCC?
  • O papel dos coordenadores e diretores na promoção da educação socioemocional
  • A importância da colaboração entre família e escola
  • Desafios e soluções na implementação da educação socioemocional
  • Cinco dicas para começar este projeto em sua escola

Como é possível perceber, esse novo e-book traz os principais tópicos que envolvem a aplicação da educação socioemocional pelas escolas e a melhor maneira de trabalhá-la com os estudantes em sala de aula. São conteúdos de valor que farão a diferença no seu dia a dia e aos quais você pode ter acesso de forma gratuita. 

Com o material, esperamos que as escolas possam aprimorar ainda mais suas aulas, priorizando um ensino de qualidade e a formação de futuros cidadãos mais bem preparados para os desafios que estão por vir, seja com suas notas, seja para passar no vestibular, seja em um emprego futuramente. 

 

Baixe o e-book gratuitamente

 

Como o Poliedro pode ajudar a sua escola? 

O Poliedro Sistema de Ensino oferece suporte completo para a sua escola, inclusive no que se refere ao apoio da nossa equipe de especialistas pedagógicos para auxiliá-los no dia a dia. Além disso, nosso material já é baseado em todos os preceitos da educação socioemocional, respeitando o que é estabelecido pela própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Quer saber mais sobre como podemos auxiliar a sua instituição? Clique abaixo e converse com um de nossos consultores! 

 

Fale com um consultor

 

Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Poliedro Sistema de Ensino também nas redes sociais, no Instagram, Facebook e LinkedIn. 

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter