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Confessionais

Educar para o Bem Viver: uma palestra na Bett Brasil 2024

30 de abril de 2024

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  • Bett Brasil

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A Bett Brasil 2024, o evento mais relevante para a educação na América Latina, encerrou-se no último dia 26 de abril, sendo esta a sua maior edição até o momento.

Ao longo dos quatro dias de evento, o estande do Poliedro Sistema de Ensino contou com a participação de especialistas em educação para conduzir palestras repletas de conteúdo.

Neste artigo, trazemos o conteúdo ministrado por um dos especialistas presentes, o Irmão Afonso Murad.

Quem é o Irmão Afonso Murad?

Murad é Irmão Marista, pedagogo e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana em Roma, com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Pece-USP. Atua como pesquisador e professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte, destacando-se também como escritor e ambientalista. Sua abordagem interdisciplinar articula pensamentos de diversas áreas do saber.

Recentemente, Afonso Murad marcou presença na Bett Brasil 2024, onde conduziu uma palestra no estande do Poliedro Sistema de Ensino sob o tema “Educar para o bem viver”.

Destacando a relevância de promover a paz e o bem-estar no ambiente educacional, a apresentação de Murad aprofundou-se em um conteúdo enriquecedor para o contexto escolar, especialmente para escolas confessionais.

Confira a seguir o conteúdo de Irmão Murad na íntegra.

Educar para o bem viver

Por: Irmão Afonso Murad

A proposta do bem viver surgiu nos povos originários andinos, que corresponde hoje ao Equador, Bolívia e Peru. Há uma versão parecida na região amazônica. Trata-se de um estilo de vida, de um jeito de conceber e praticar a existência pessoal e comunitária, que nos ensina muito. Deve-se levar em conta as diferenças culturais e a necessidade de recriá-lo nos ambientes urbanos.

Como os dedos da mão, o bem viver tem ao menos cinco características, que enriquecem a educação e os nossos carismas congregacionais. Oferecem assim uma alternativa fascinante para religiosos(as), gestoras(es), educadoras(es), crianças e adolescentes.

Relações de cooperação

Ccriam-se comunidades vivas, nas quais as pessoas são valorizadas. Há uma identidade comum e estimula-se o trabalho em conjunto. Essa se forma na transmissão de conhecimentos, na convivência, na música e na arte. É um bem conviver. Para nós, tal característica nos impulsiona a superar o individualismo.  Diminuímos a competição e aumentamos a cooperação nas atividades acadêmicas, religiosas, artísticas e esportivas. Refrão: Por isso vem, entra na roda com a gente…

Cuidado da mãe Terra

Os povos originários mantêm uma estreita relação com o solo, o ar, a água e a energia do Sol. Cuidam da teia da vida, na qual estão interligados os micro-organismos, as plantas e os animais. Pisam no solo, festejam os tempos e momentos. Dão graças pelos alimentos. Não consomem além do que necessitam. Isso nos incentiva a cultivar a gratidão pelos alimentos, quem os cultivou e os prepara. Promover escolhas conscientes sobre a alimentação. Aguçar os sentidos na experiência sensível de tocar, cheirar, degustar, olhar e ouvir a natureza. Mudar de visão: de dominadores para filhos e irmãos da Terra. Refrão: Tudo está interligado, como se fôssemos um. Tudo está interligado nessa casa comum.

Paz interior

O bem viver ajuda as pessoas a cultivarem a interioridade, o silêncio e a harmonia. Ensina a parar, a respirar, sentir o corpo, tomar consciência de si. Com isso, reduz-se a agitação, a dispersão, o vazio com que a sociedade da imagem e da aparência nos bombardeia. Acrescentamos a essa característica a confiança em Jesus e Maria. Refrão: Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça, Deus nos conduz.

Nova sociedade

O bem viver aponta para um estilo de vida simples, alegre e sustentável. Questiona a sociedade do mercado, uma máquina de produzir, consumir e descartar. Suscita a participação cidadã, a consciência política e “o sonho de muitos mundos”. Refrão: Eu quero ver acontecer um sonho bom, sonhos de muitos acontecer.

Interdependência

O bem viver rompe com a fragmentação das ciências modernas, e da separação entre razão e emoção. Estimula a conhecer para transformar. Considera as várias gerações de vivos e dos falecidos. Redescobre a ancestralidade. Para a educação se coloca a tarefa de reelaborar os processos pedagógicos e evangelizadores. Refrão: Tudo está interligado, como se fôssemos um. Tudo está interligado nessa casa comum.

Resumindo: relacionalidade, amor à Terra, cultivo da paz e de uma nova sociedade, interdependência.

Referências

ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Ed. Elefante. Disponível para baixar gratuitamente: https://rosalux.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Bemviver.pdf

Bem viver e as crianças. Disponível em: https://alana.org.br/glossario/bem-viver/

Bem Viver. Entrevista com Alberto Acosta. Disponível em:   https://www.youtube.com/watch?v=ZVK7zcNqSow

Bem Viver (vários artigos e entrevistas). Disponível em: https://ihu.unisinos.br/

MURAD, Afonso. Reflexões sobre ecologia e bem viver. Breves vídeos no Instagram: (@afonsomurad) e YouTube.

Complementos

(1) Um esquema sobre o bem viver segundo Josef Estermann (Ecosofia andina)

* Bem viver é um conceito dinâmico. Descreve um processo contínuo e não um estado que um dia será totalmente alcançado.

* O conceito de “vida” inclui tudo e vai além do puramente biológico.

* O princípio da relacionalidade é fundamental: tudo está interligado com tudo.

* Qualquer alteração no nível da “melhoria” ou da “deterioração” de uma situação, de um ser vivo, de qualquer ato ou da qualidade de vida tem consequências em outras entidades e lugares.

* “Viver bem” não é antropocêntrico (ser humano sozinho no centro) nem androcêntrico (o homem em primeiro lugar, a mulher em segundo). Inclui o que foi considerado fora da natureza humana: os ancestrais, os falecidos, as gerações futuras, o mundo espiritual e o divino.

* O bem viver é baseado no ideal de equilíbrio cósmico ou harmonia universal (“justiça”), que se expressa em todos os níveis e aspectos.

* O sonho de “conviver bem” não é fruto de uma visão do progresso e crescimento econômico ilimitados. Há que respeitar os limites da Terra.

* O bem viver reúne dimensões cósmicas, ecológicas, religioso-espirituais, sociais, econômicas e políticas.

(2) O bem viver dos povos amazônicos (Sínodo para a Amazônia, n. 9)

A busca dos povos indígenas amazônicos pela vida em abundância se concretiza no que eles chamam de “bem viver”, e que se realiza plenamente nas bem-aventuranças. Trata-se de viver em harmonia consigo mesmo, com a natureza, com os seres humanos e com o ser supremo, pois existe uma intercomunicação entre todo o cosmos, onde não há excluidores nem excluídos, e onde podemos criar um projeto de vida plena para todos. Tal compreensão da vida é caracterizada pela interligação e harmonia das relações entre água, território e natureza, vida comunitária e cultura, Deus e as várias forças espirituais. Para eles, “bem viver” significa compreender a centralidade do caráter relacional transcendente dos seres humanos e da criação, e implica um “bem fazer”. Este modo integral se expressa em seu próprio modo de organizar-se que parte da família e da comunidade, e que abraça o uso responsável de todos os bens da criação.

 

Quer saber de tudo o que aconteceu na Bett Brasil 2024?

A Bett Brasil trouxe à tona muitas discussões importantes sobre os principais temas do nosso cenário educacional. Nesse sentido, o Poliedro Sistema de Ensino está aqui para garantir que a sua escola esteja sempre atualizada em relação às principais tendências.

Por isso, para te ajudar a relembrar e ficar por dentro dos principais acontecimentos da Bett Brasil, preparamos um material completo: o Panorama da Bett Brasil 2024.

Faça o download gratuito e tenha acesso a:

  • Temas centrais abordados no evento
  • Tendências do universo educacional para 2024
  • Reflexões para gestores de educação
  • Resumo das palestras do estande Poliedro

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