Not support Recaptcha
Pular navegação

Confessionais

Entenda a Campanha da Fraternidade 2026: Fraternidade e Moradia

Publicado em 13 de junho de 2025Atualizado em 04 de agosto de 2025.

Compartilhe

Campanha da Fraternidade 2026A Campanha da Fraternidade 2026 está sendo desenhada para propor reflexões profundas sobre o direito à moradia digna. Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “E veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz um chamado à ação nas comunidades, nas escolas e em toda a sociedade.

Nesse contexto, com o compromisso de apoiar o desenvolvimento contínuo das instituições de ensino confessionais, o Poliedro traz um conteúdo completo sobre o que está por trás da campanha. Continue a leitura!

 

O histórico do tema dentro da CNBB

Não é a primeira vez que a CNBB volta seu olhar para a moradia. Em 1993, a Campanha da Fraternidade teve como tema “Onde moras?”, abordando a exclusão urbana e a precarização das moradias. Além disso, desde os anos 1980, a Igreja participa ativamente de debates sobre reforma urbana e habitação popular. A Campanha da Fraternidade 2026 retoma essa tradição, agora em um contexto marcado pelo aumento da desigualdade e do déficit habitacional.

 

Moradia como expressão do Evangelho: uma resposta da Igreja à crise habitacional

Durante o seminário sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2026, o coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, afirmou:

“Enquanto vivemos a CF 2025 no cuidado da Casa Comum, nós preparamos a CF 2026 preocupados com a casa de cada um”.

Isto é, ao escolher o tema “Fraternidade e Moradia”, a CNBB reafirma seu compromisso com os mais vulneráveis e chama a Igreja a ser instrumento de justiça social.

Por isso, a Campanha da Fraternidade 2026 convida os cristãos a enxergarem o lar como um direito sagrado, espaço de dignidade, de proteção e de convivência fraterna.

Campanha da Fraternidade 2026

Os preparativos para a Campanha da Fraternidade 2026

A mobilização para a CF 2026 já começou. A CNBB iniciou a elaboração do texto-base, que servirá como guia para dioceses, escolas, paróquias e comunidades. Além disso, os fiéis puderam participar ativamente da preparação para a campanha por meio do concurso lançado pela CNBB para a escolha da letra e do hino oficial da CF 2026.

 

Campanha da Fraternidade 2026 e o papel das escolas católicas

Integrar o tema da Campanha da Fraternidade 2026 ao projeto pedagógico de escolas católicas é uma oportunidade de trabalhar com os estudantes o valor da solidariedade, da justiça social e da dignidade humana.

Por isso, implementar projetos interdisciplinares, rodas de conversa, campanhas de arrecadação e vivências pastorais pode ter grande impacto para toda a comunidade escolar e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.

A Campanha da Fraternidade 2026 é um convite para que cada instituição social se comprometa com a construção de um país mais justo e fundamentado na fé.

Leia também:


Como o Poliedro apoia as escolas católicas?

No Poliedro, acreditamos em uma formação integral e alinhada a valores. Por isso, as escolas confessionais de todo o Brasil que utilizam o Poliedro Sistema de Ensino encontram em nossa equipe o suporte necessário para cumprir sua missão da melhor forma possível, além de iniciativas como eventos e conteúdos que fortalecem seu compromisso com uma educação mais compassiva, fraterna e humana.

Quer saber mais sobre como o Poliedro pode apoiar sua escola?

Entre em contato com um dos nossos especialistas!

Tags

  • Gestão Escolar

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter