Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Entenda como funciona um sistema de ensino

23 de março de 2022

Tags

  • Gestão Escolar
  • Sistema de Ensino

Entenda como funciona um Sistema de Ensino

Qualquer sistema é um conjunto de unidades organizadas em prol de objetivos comuns. Com um Sistema de Ensino, a ideia é basicamente cuidar da educação de estudantes a partir de diretivas comuns, mas sempre respeitando as peculiaridades de cada unidade.

Podemos dizer, então, que um Sistema de Ensino é formado por unidades, que são as escolas. Essas escolas possuem objetivos educacionais em comum e cada unidade buscará colocá-los em prática, considerando também seu próprio contexto.

Como é feita a escolha por um Sistema de Ensino

No Brasil, o Sistema de Ensino Privado é regulamentado tanto pela Constituição Federal, quanto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, promulgada em 1996.

Quando os pais ou familiares que cuidam da criança decidem matriculá-la em determinado Sistema de Ensino, essa família, na verdade, também está optando por valores ligados à educação que são importantes para ela.

Da mesma forma, uma unidade escolar busca se integrar ao Sistema de Ensino com o qual se identifica. Existem muitas vantagens em fazer parte de um Sistema de Ensino, mas a principal é que a adesão é efetiva para elevar a qualidade da educação oferecida na unidade ao nível geral das outras unidades.

Isso ocorre pela adesão ao material didático, por decisões organizacionais e da gestão administrativo-pedagógica, pela qualidade docente e pelos métodos de ensino e avaliação. Além disso, aspectos como estrutura física dos espaços também são levados em conta.

Por isso, escolher um Sistema de Ensino não é algo aleatório. Passa principalmente pela escolha de qual Educação acreditamos e queremos para nossas unidades escolares.

Vantagens de um Sistema de Ensino

A busca por elevar a qualidade de ensino na unidade costuma ser um dos principais motivos pelos quais proprietários e gestores buscam se inserir em um Sistema de Ensino. A maioria dos Sistemas de Ensino da rede privada no Brasil funciona a partir de franquia.

As franquias possuem a grande vantagem de exigir estrutura mínima e requisitos pré-estabelecidos para que a escola possa aderir. Em contrapartida, o retorno financeiro também costumam aumentar bastante para a escola.

Isso porque a adesão a um Sistema de Ensino significa a inserção da escola em uma forte marca educacional, muitas vezes já conhecida e bastante respeitada pela população local. Além disso, inserir-se em um Sistema de Ensino com identidade visual e educacional costuma ser mais eficiente e rápido do que desenvolver esses quesitos individualmente, em uma ou poucas unidades.

As vantagens da adesão a um bom Sistema de Ensino são inúmeras, e nós do Poliedro Sistema elencamos as principais. Acompanhe a leitura!

Assessoria pedagógica

A assessoria pedagógica faz toda diferença para o desenvolvimento do trabalho da escola no dia a dia, afinal, trabalhar visando à qualidade da educação, garantindo a proposta educacional e a aprovação nas provas externas, como vestibulares e Enem, torna-se mais fácil quando se tem uma equipe pedagógica para apoio.

Dessa forma, a gestão pedagógica da unidade pode supervisionar o trabalho docente e o aprendizado dos estudantes com apoio de profissionais. É o supervisor, apoiado pela assessoria pedagógica, o responsável por garantir que a Educação escolar ocorra conforme o planejamento.

Além disso, o assessoramento facilita e orienta o trabalho docente. São muitos os desafios em sala de aula, por isso contar com um Sistema de Ensino para solucionar situações específicas e apoiar o trabalho do professor eleva a qualidade do ensino.

Material didático atualizado e contextualizado

O material didático de um Sistema de Ensino é produzido por especialistas em cada área e componente, além de ser constantemente atualizado. Imagine atualizar o material didático de uma unidade escolar sempre que houver alguma necessidade de adequação legal ou mesmo para sanar a defasagem de tempo.

Certamente, ter o material pronto e produzido com alta qualidade, por especialistas, é o grande diferencial que faz com que muitos pais optem pela matrícula de seus filhos em determinado Sistema de Ensino. 

Precisamos lembrar ainda que o material didático não corresponde somente aos livros e apostilas dos estudantes, mas a todo o material utilizado em sala, inclusive os recursos tecnológicos, sobre os quais falaremos adiante.

Soluções e recursos tecnológicos

Os recursos tecnológicos fazem parte da qualidade da educação da atualidade e facilitam o aprendizado em sala de aula. Também é por meio de plataformas de aprendizado que os estudantes conseguem tirar suas dúvidas mais rapidamente e enviar trabalhos e atividades diretamente aos professores.

Apoio de marketing

O uso de um sistema de ensino sólido e reconhecido, auxilia a escola a receber maior quantidade de estudantes.

Isso porque o apoio de marketing prestado pelos Sistemas podem trabalhar na divulgação da escola tanto a partir de suas características específicas, quanto salientando as vantagens do sistema escolhido.

Curso de formação continuada de professores

O trabalho docente é um dos principais pontos definidores da qualidade de ensino. Se o professor não receber formação continuada e recursos para seu trabalho com os estudantes, a evolução individual e do grupo certamente ficará comprometida.

Assim, o Sistema de Ensino garante a formação continuada docente, atualizando as metodologias de trabalho em sala de aula, oferecendo recursos inovadores e prestando apoio pedagógico quando necessário.

Foco comum nos resultados

O Sistema de Ensino se torna reconhecido diante de bons resultados em provas externas e da evolução dos estudantes periodicamente. Dessa forma, a escola não trabalha sozinha. Todo o desenvolvimento pedagógico é feito em conjunto para que estudantes, escola e Sistema de Ensino cresçam e alcancem sucesso.

Diferenciais do Sistema de Ensino Poliedro

O Poliedro Sistema de Ensino se destaca como um dos mais reconhecidos no cenário brasileiro. Somos, portanto, uma excelente alternativa para unidades escolares que desejam aderir a um Sistema de Ensino de excelente qualidade com ótimos resultados.

Entre os principais diferenciais oferecidos pelo Sistema de Ensino Poliedro, podemos destacar:

  • educação socioemocional;
  • direcionamento de metodologias ativas;
  • plataforma de Educação Infantil;
  • nova coleção para o Ensino Médio;
  • livros elaborados por educadores que estão em sala de aula; 
  • tecnologia educacional de ponta;
  • suporte educacional personalizado e eficiente;
  • biblioteca digital;
  • livros paradidáticos;
  • excelentes resultados em aprovação;
  • assessoria para o Novo Enem.

Quer saber mais detalhes sobre o Poliedro Sistema de Ensino? Cadastre-se em nosso site e receba um atendimento personalizado.

 

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter