Not support Recaptcha
Pular navegação

Performance

Entenda o que é e como funciona o PISA

02 de fevereiro de 2022

Tags

  • avaliação
  • Performance
  • PISA

O que é PISA - Programa Internacional de Avaliação Estudantil

Assim como a sociedade evolui, seja no trabalho, seja na tecnologia, com a educação não é diferente. Um exemplo é o PISA.

O sistema rígido que era aplicado algumas décadas atrás foi substituído por abordagens mais humanas e afetivas. Novas e diferentes metodologias de ensino vêm sendo testadas e aplicadas em escolas do mundo todo. A tecnologia também veio com tudo nos processos educacionais, fazendo parte do dia a dia de estudantes, pais e colaboradores. 

Com tanta mudança acontecendo na educação, ainda há um ponto que continua essencialmente igual: as avaliações

Os métodos avaliativos aplicados nas escolas, e principalmente nos vestibulares e no Enem, ainda dependem de uma grande quantidade de informação armazenada na memória. Mas o que importa decorar tantas informações se os desafios da vida dos estudantes serão outros?  

Para alguns especialistas, uma grande referência de avaliação moderna, que olha para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens de forma unificada, é o PISA. Assim, dedicamos este artigo para você entender como funciona, qual sua importância, seus objetivos, suas propostas e demais detalhes que englobam esse significativo programa de avaliação.

O que é PISA?

O PISA é o Programa Internacional de Avaliação de Alunos. A sigla vem do inglês Programme for International Student Assessment. Trata-se basicamente de uma rede internacional de avaliação de aprendizado e desempenho de estudantes. 

É um programa gerido pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 

O programa foi idealizado pelo renomado pesquisador alemão Andreas Schleicher. A primeira edição ocorreu em 2000 e, desde então, o Brasil é participante. 

Atualmente, cerca de 80 países estão vinculados a essa organização e, ao longo do tempo, o número de nações participantes vem crescendo. 

Como é o critério de avaliação do PISA e como é feita a aplicação da prova?

É fato que toda grade de ensino possui diversas variações, ainda mais quando se trata de países distintos. No entanto, o PISA não avalia o conteúdo que é ensinado nas escolas, pelo menos não diretamente. Ele avalia o nível de conhecimento sobre métodos científicos e suas aplicações, interpretação e compreensão de textos e problemas matemáticos. 

A avaliação é aplicada aos estudantes entre 15 e 16 anos de idade. Segundo os criadores do programa, nessa idade o jovem já possui uma razoável base nas competências que são exigidas. Para que a avaliação seja confiável e consiga de fato medir o nível escolar dos participantes, o número de estudantes é elevado. Em 2018, só no Brasil, foram mais de 10 mil estudantes. 

Qual é o objetivo do PISA?

O objetivo do programa vai muito além de medir o conhecimento dos jovens. Fatores como o ambiente escolar, o acesso à informação e diversos aspectos socioeconômicos também são medidos por meio do PISA. É importante deixar claro, também, que esse programa não visa a sobrecarregar as instituições de ensino nem a diminuir e/ou engrandecer certos países. 

O PISA deve ser visto como um instrumento para que os próprios gestores, professores e demais profissionais atuantes nesse setor vejam o efeito de suas práticas e de seus métodos. 

Outro ponto importante para o programa é avaliar como os estudantes conseguem aplicar seus conhecimentos sem ser meros replicadores. Assim, medir os conhecimentos interdisciplinares, a criatividade e a capacidade de colocar tudo isso em prática é fundamental.

Por que é tão importante?

Diante de um mundo cada vez mais tecnológico e em constantes e rápidas mudanças, é importante que o ensino e o aprendizado sejam mais eficientes. O PISA serve também para que diversos países avaliem se as políticas públicas implementadas, tanto na área educacional como na socioeconômica, estão sendo eficientes. 

É importante que, a cada dia, os sistemas de ensino pensem e coloquem em prática os fundamentos do triângulo pedagógico, que são: o que ensinar, como ensinar e como avaliar. 

O programa não avalia apenas o conhecimento técnico, mas também o interdisciplinar, por isso a importância de ter um sistema de ensino sólido, eficiente e que realmente forme o jovem para a vida em sociedade.

É fato que cada estudante almeja um futuro específico, seja ele em uma universidade ou não, contudo, independentemente da carreira escolhida,  a capacidade de leitura e compreensão é elementar para uma boa vida em sociedade bem como para o desenvolvimento educacional.

Infelizmente ainda existem métodos ultrapassados e pouco interessantes aos estudantes. No entanto, é possível utilizar sistemas atuais, que colaborem exponencialmente com a evolução do ensino. 

Não basta despejar matérias no quadro e forçar a “decoreba”. A educação atual requer muito mais profundidade, óticas diferentes e atenção a todos os pilares da construção da vida e o desenvolvimento do indivíduo. 

O Sistema Poliedro está atento a cada um deles. Se você quer aprimorar seu sistema de ensino, oferecendo todos os pilares para o desenvolvimento de seus estudantes, com uma metodologia realmente eficaz, o Poliedro está aqui para te ajudar.

Você viu que, de acordo com o PISA, não basta uma sala de aula bacana e professores qualificados; é preciso olhar para os aspectos sociais, emocionais, intelectuais e físicos dos jovens. O Poliedro é seu parceiro nessa empreitada. 

Trabalhamos com métodos atuais e inovadores, além de assessoria de marketing e um sistema único de avaliação. Seja você também um associado Poliedro e eleve ainda mais o nível do seu sistema de ensino!

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter