Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Entenda seu público: pais e alunos

Publicado em 22 de dezembro de 2020Atualizado em 03 de novembro de 2022.

Você já deve ter lido aqui no blog sobre como criar uma campanha de matrículas de sucesso para a sua escola (aqui e aqui). Nesses artigos, abordamos a importância de um bom planejamento e os principais passos para captar novos alunos e reduzir a evasão de alunos matriculados.

Para que a campanha seja eficaz e atinja quem você quer, é necessário primeiro fazer uma análise da sua escola e entender quem é o seu público, entre pais e alunos. Concentrar os esforços de marketing em quem tem identificação com a proposta da sua escola é uma das melhores formas de garantir que você terá sucesso ao longo dessa jornada.

A escola deve ter uma noção clara de quem são seus consumidores. O público de uma instituição que oferece apenas Educação Infantil, por exemplo, é bem diferente de uma focada na preparação para o vestibular. Mesmo dentro de um mesmo segmento de ensino, diferenças em metodologias usadas, localização geográfica e valores da mensalidade podem influenciar bastante em quem será o seu público-alvo final.

Portanto, é fundamental entender qual a percepção que a sociedade tem da sua escola e estar bem ciente de seus diferenciais, limitações, pontos fortes e fracos etc. Esse mapeamento irá ajudar a compreender o que atrai novos alunos e fatores que fazem eles saírem ou permanecerem matriculados. 

Como definir o seu público-alvo?

O primeiro passo é analisar o mercado à sua volta. A escola deve entender o que é considerado durante a tomada de decisão dos pais dos alunos, quais as necessidades e se elas estão sendo atendidas. Quanto mais você souber os valores, características, objetivos, preferências e comportamentos do seu público-alvo, mais fácil será atrair novas famílias para a sua escola.

É importante analisar a forma como as instituições concorrentes atuam. Quais medidas e posicionamentos que elas adotam que funcionam como diferenciais? Quais tecnologias e metodologias que elas utilizam em sala? Entender esses pontos pode ajudar a sua escola a enxergar novas oportunidades para sair à frente.

Não adianta escolher um público-alvo baseado no que você acredita que vai dar certo. Para isso, é necessário realizar pesquisas se baseando em dados de fontes primárias, como entrevistas e questionários com pais e alunos, quanto de fontes secundárias, como institutos de pesquisas e jornais. A pesquisa com pais e alunos surge como uma ferramenta importante para aproximar e fidelizar clientes.

Diferença entre público-alvo e persona

Talvez você já tenha ouvido falar que você deve definir uma buyer persona, ou apenas persona, para sua escola. Mas você sabe a diferença entre público-alvo e persona? Enquanto público-alvo é um termo mais amplo e se refere a um panorama de quem pode ser cliente, a persona pode definir com muito mais clareza quem é o seu público consumidor.

A persona, é uma representação imaginária do cliente que sua escola ou curso atende. Apesar de fictícia, a ideia é que as características dela sintetizem as características do público real. O desenvolvimento de uma persona para uma marca leva em consideração estilo de vida, dificuldades do dia a dia, assuntos de interesse, objetivos de curto, médio e longo prazos. Com a persona você consegue ter uma noção muito mais profunda sobre quem está comprando de você.

Uma persona não diz respeito a uma pessoa específica, e sim a um indivíduo que representa e agrupa todas as principais características do seu público-alvo. O objetivo dessa abordagem é conectar-se a todos os seus clientes de uma forma mais personalizada e pessoal.

Segmente os seus anúncios para o seu público-alvo

Uma das maneiras mais fáceis de atingir o seu público-alvo é através da segmentação de anúncios em redes sociais e ferramentas de busca. O Facebook e o Instagram, por exemplo, permitem criar anúncios direcionados a diferentes perfis baseados em idade, cidade, interesse e muito mais. Os anúncios pagos no Google também permitem que você diferencie o público que quer atingir.

Na hora de escolher em quais redes sociais irá atuar, é importante entender quais as redes mais utilizadas pelo seu público. YouTube, Facebook e Instagram são algumas das plataformas mais conhecidas, mas não podemos esquecer também do Twitter e LinkedIn. Isso significa que você deve pesquisar quais redes sociais são mais populares para o público que você quer atingir. Assim, você vai saber se é mais interessante para a sua escola investir em uma presença significativa no Instagram, no Facebook ou no Twitter, por exemplo.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Tags

  • gestão

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Fale com um especialista

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter