Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Família e escola: por que (e como) investir nessa relação?

09 de março de 2023

Tags

  • família e escola
  • Gestão Escolar
  • saúde emocional

A relação entre família e escola é bastante desafiadora e tem uma interferência direta no processo de aprendizagem do aluno. Isso porque cada uma das partes tem um papel diferente na construção de conhecimento e formação da criança e, dessa forma, é preciso que elas se relacionem da melhor maneira possível, com diálogo e harmonia.

É necessário, portanto, entender como a família e a escola interferem no desenvolvimento do jovem e qual a importância dessa interação. Esse é justamente o assunto que o Poliedro Sistema de Ensino trará neste artigo.

Para entender melhor como funciona essa relação e quais são suas vantagens e desafios, continue a leitura.

O papel da família na aprendizagem do aluno

Muito se fala que a família é a base da formação da criança e isso porque é ali que ela tem o primeiro contato com o “outro” e aprende a dar os primeiros passos, a se comunicar, a interagir com outras pessoas e a adquirir novas experiências.

A família é a responsável também por dar apoio, afeto e trazer ao jovem as primeiras noções de convivência, devendo orientar, trabalhar relações afetivas e cognitivas, apresentar as perspectivas do mundo e indicar as possibilidades de caminho. É nessa relação que a criança terá uma importante base para a sua formação humana, com a transmissão de valores e princípios, acolhimento e todo o apoio necessário para que tenha segurança ao se expressar e compartilhar os seus sentimentos — base para a construção de sua autoestima.

Leia também:
+ Reunião de pais: 5 dicas para gerar proximidade com a família
+ Saúde emocional – Aluno e família

É na relação familiar que o jovem encontrará o primeiro apoio para ganhar autonomia e ser protagonista de sua vida, sendo orientado a ter experiências próprias e a devida responsabilidade para construir o seu Projeto de Vida.

Cabe à família escolher onde a criança estudará e, por isso, seus ideais devem estar alinhados aos da escola. Ela deve também incentivar o estudo, a leitura e a construção de conhecimentos diversos e aplicados ao dia a dia, além de valorizar as atividades realizadas pelo estudante e a sua constante aprendizagem.

Como a família pode incentivar o estudante

Como dissemos anteriormente, em um de seus papéis, a família deve incentivar o processo de aprendizagem do aluno. Isso ocorre por meio de diversas atitudes que podem ser realizadas no dia a dia. Assim, entre as ações que a família pode adotar para ter uma participação mais ativa na vida escolar do jovem estão:

  • Ter um interesse genuíno em saber como foi o dia na escola.
  • Ajudar na realização do dever de casa.
  • Incentivar o estudo diário e não apenas quando a criança tem dever escolar.
  • Reconhecer a qualidade das atividades escolares realizadas.
  • Colocar-se à disposição caso haja algum problema.
  • Corrigir o que for necessário sempre que a criança tiver necessidade.
  • Ensinar bons hábitos para as aulas e o ambiente escolar.
  • Participar das reuniões e dos eventos.

As atitudes citadas acima fazem a diferença para a construção da vida escolar do aluno e de seu interesse por ela. Famílias preocupadas e engajadas contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a formação integral do jovem.

Qual é o papel da escola?

A escola é a extensão do aprendizado do aluno. Cabe a ela o ensino de conteúdo das mais diversas áreas que formarão o saber daquele jovem. A escola também pode propor novos saberes e o desenvolvimento de habilidades específicas na realidade complexa e convergente em que vivemos.

Vale dizer que a escola também deve incentivar a sua aproximação com as famílias, deixando clara a importância da participação delas. Para isso, é necessário superar as dificuldades ao equilibrar suas funções com as demandas exigidas por diferentes famílias, formadas por diferentes pessoas com diferentes necessidades.

Leia também:
+ Dificuldades na educação infantil e pré-vestibular no cenário atual
+ O que é pedagogia afetiva

Apesar de a escola ter a necessidade de ouvir cada uma das famílias e reconhecer as especificidades de cada um dos alunos, ela não deve estar fechada a ouvir e acolher as adaptações necessárias durante a aprendizagem. Assim, o processo educacional daquela criança será muito mais fluido, pois a boa relação entre família e escola afeta diretamente o bom desempenho acadêmico do aluno.

Qual é a importância da relação entre a família e a escola?

É importante que a escola e a família andem lado a lado para o bem do processo de aprendizagem do aluno. Isso porque os educadores têm grande dificuldade em entender os conflitos pessoais pelos quais o jovem ou a criança está passando do lado de fora dos portões da escola. Da mesma forma, alguns pais não conseguem compreender como é a vivência desse aluno no ambiente escolar. Assim, havendo colaboração, haverá grandes benefícios a essa relação e ao desenvolvimento do estudante, por exemplo:

  1. Conflitos minimizados: quando existe colaboração entre a família e a escola, a comunicação flui com maior facilidade, o que é importante, principalmente na resolução de conflitos e na diminuição do impacto daqueles que ainda poderão ocorrer.
  2. Melhor alinhamento das responsabilidades: existem muitos conflitos entre as famílias e as escolas na hora de definir responsabilidades durante o processo educacional. Para remediar essa situação, é necessário que os responsáveis façam parte do processo pedagógico, dando todo o suporte e incentivo ao aluno de acordo com o seu respectivo papel. Assim, ambos os lados conseguem reconhecer seus deveres e se empenhar em cumpri-los.
  3. Redução da indisciplina: é verdade que muitas vezes o aluno com problemas de comportamento não está interessado em aprender o que o professor tem a ensinar e isso frequentemente é o resultado da falta de compreensão, de atenção e de apoio nos ambientes escolar e doméstico. Isso significa que, havendo cooperação entre a escola e a família, o aluno se sentirá mais acolhido e abandonará aquele comportamento, passando a ter mais foco e respeitando os momentos em sala de aula.
  4. Mais valor às famílias: os familiares devem estar inclusos no processo de aprendizagem do aluno, e não apenas serem chamados quando existe um conflito. Isso incentiva que ambos os lados possam discutir resultados, comportamento e o cotidiano do aluno. A dica é: não chame o responsável pelo aluno apenas quando houver um problema de comportamento, por exemplo. Ao contrário disso, valorize como a família pode incentivar a aprendizagem do aluno e sua interferência.
  5. Melhores resultados dos alunos: quando existem metas e responsabilidades alinhadas entre a família e a escola, ambas as partes estão mais dispostas a trabalhar em conjunto e auxiliar o aluno tanto no ambiente escolar quanto no familiar e no social. Isso resulta em melhor rendimento e envolvimento do jovem com as atividades escolares.

Leia também:
+ 4 motivos para criar eventos virtuais na sua escola
+ Sala de aula invertida: entenda o que é e como sua escola se beneficia com ela

Como estreitar os laços entre família e escola em oito passos

Você agora já sabe quais são os benefícios de se ter uma boa relação entre família e escola, mas ainda pode estar em dúvida sobre como colocar tudo isso em prática, certo?

O principal segredo é respeitar as especificidades de cada uma das partes, fazendo um esforço mútuo em prol da aprendizagem do aluno. Destacamos abaixo oito dicas para colocar essa relação em prática. Confira:

  1. Incentive a participação dos responsáveis nos processos

Como dissemos anteriormente, é importante incluir as famílias em vários momentos do processo de aprendizagem do aluno. Diretores, mantenedores, coordenadores e professores precisam ouvir os pais para conseguir direcionar o seu trabalho e oferecer uma educação melhor em suas escolas. Com um diálogo mais aberto, o ambiente escolar se torna mais acolhedor e adequado à realidade da comunidade.

  1. Compartilhe os planos pedagógicos com as famílias

Compartilhar o planejamento do que será estudado pelos alunos e quais atividades serão aplicadas ao longo do ano é importante para que a família esteja ciente do conteúdo e daquilo que a escola deseja proporcionar aos alunos. Dessa forma, os responsáveis podem dar sua opinião, além de ficar por dentro do que será trabalhado em sala de aula e quais habilidades serão desenvolvidas.

  1. Diferencie o papel social de filho e aluno

É de extrema importância diferenciar o papel da criança ou do jovem enquanto familiar e aluno, respeitando as suas atividades dentro e fora do ambiente escolar. A família deve entender que é necessário dar espaço para que se criem noções de responsabilidades e autodesenvolvimento, por exemplo, e a escola deve ajudar nesse processo de entendimento no âmbito social.

  1. Realize reuniões periódicas

As reuniões são o espaço nos quais as famílias podem participar dos momentos de decisão na escola, estar alinhadas às pautas e se aproximar ainda mais da vida estudantil do aluno. Por isso, não deixe de garantir aos pais e responsáveis todas as informações necessárias sobre quais são os planos dentro da escola para o aluno e como está sendo o seu desempenho. Lembrando que, como já dissemos, esse não é o espaço para apenas compartilhar mau comportamento, mas, sim, deixar uma abertura para dúvidas e colocações.

  1. Desenvolva atividades culturais e esportivas

É sabido que as crianças e adolescentes têm bastante interesse em atividades que estimulam a descontração, como feiras, exposições ou eventos esportivos. E esse pode ser o momento ideal para aproximar ainda mais a família da escola, pois mostra que o ambiente de estudos pode ser também um local de compartilhamento bastante prazeroso.

  1. Utilize ferramentas digitais para integrar a família

Atualmente, é impensável ter uma escola que não disponha de recursos digitais, como aplicativos ou um portal próprio em que o responsável pode acompanhar mais sobre atividades, aprendizagem ou notas do aluno. Assim, é importante assegurar à família um ambiente eletrônico desenvolvido com notícias e outros pontos importantes que são de seu interesse.

  1. Promova projetos sociais

O desenvolvimento de projetos sociais é importante, pois aproxima a escola e as famílias também da comunidade local. Nesse tipo de atividade, os estudantes serão capazes de colocar o que aprenderam em prática, além de desenvolverem outras noções, como a de responsabilidade social.

  1. Incentive o compartilhamento de conhecimento entre as famílias

É importante também estimular a troca de informações e aprendizados entre as famílias, o que pode ser feito por meio de palestras ou reuniões que tenham um tema de interesse comum a todos. Esse tipo de atitude incentiva o pensamento crítico e criativo dos jovens e mantém os responsáveis mais engajados a participar de sua vida escolar, pois se sentirão mais úteis durante o processo de aprendizagem. Tudo isso favorece a educação, engajando os membros da comunidade na aprendizagem e trazendo melhores resultados.

Leia também:
+ O papel do professor em um modelo de ensino híbrido
+ O processo de avaliação dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio

Como o Poliedro Sistema de Ensino ajuda nesta relação

Para ter uma boa relação entre a família e a escola, também é necessário ter o apoio de um bom sistema de ensino, que se importa realmente com a qualidade do processo de aprendizagem do aluno. Pensando nisso, o Poliedro Sistema de Ensino oferece treinamentos de formação para seus professores e coordenadores, além de encontros com mantenedores das escolas, entre outras ações. Tudo isso é pensado para trazer as melhores práticas para a equipe escolar e ajudá-la a manter a boa relação com as famílias e os estudantes.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Seja uma Escola Associada

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter