Not support Recaptcha
Pular navegação

Pré Vestibular

Guia completo para preparar os seus alunos para o Enem 2023

11 de outubro de 2023

Tags

  • enem
  • Enem 2023
  • Ensino superior
  • vestibular

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes na vida dos estudantes brasileiros e é aguardada com muita expectativa todos os anos por quem deseja ingressar no ensino superior. Com o Enem 2023 não é diferente.  

A maioria dos alunos de todo o País está há meses se preparando para esse momento tão importante em sua trajetória. Cabe às escolas auxiliá-los nesse momento, oferecendo apoio não apenas no que se refere aos estudos para o Enem 2023, mas também quanto ao seu preparo mental e emocional.  

Pensando nisso, o Poliedro Sistema de Ensino traz neste conteúdo um guia completo para que toda a equipe de sua escola auxilie da melhor maneira possível os seus estudantes que irão, em breve, prestar o Enem. Confira abaixo as nossas dicas para uma boa preparação para a prova. 

Leia também:
+ Como melhorar a performance da sua escola ou cursinho no Enem
+ Como funciona o Enem Digital?

Enem 2023 

 O Enem 2023 é aguardado com grande expectativa por estudantes de todo o País, que já estão se preparando há muito tempo com o objetivo de alcançar uma vaga no ensino superior. Com essa nota, é possível que o aluno pleiteie vagas nas universidades públicas e privadas por meio de programas do governo, como Sisu, Prouni e Fies.  

Neste ano, o exame terá duas provas aplicadas em domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Seu formato deve se manter como nos anos anteriores, o que permite aos candidatos uma melhor distribuição do tempo de estudo e evita o cansaço excessivo em um único dia de prova. 

As inscrições para o Enem 2023 geralmente ocorrem alguns meses antes da data de aplicação da prova e, neste ano, foram encerradas em 16 de junho, de acordo com o divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

Além disso, é essencial mencionar que, a cada edição, o Enem pode passar por ajustes e mudanças em seu formato, abordagem e conteúdo. Portanto, os candidatos devem estar atentos às atualizações do edital do Enem 2023 para estar bem preparados e se adaptar às eventuais mudanças no exame. 

 

Sua equipe escolar preparada para o Enem 2023

Sabemos que a preparação dos estudantes por toda a equipe escolar é um desafio que se estende por muito tempo. Afinal, com uma equipe escolar mais bem estruturada e mais satisfeita no trabalho, as chances de transmitir essa satisfação aos alunos e incentivar o seu estudo são muito maiores.  

Leia também
+ Tecnologia na educação: entenda os benefícios e desafios
+ 7 Principais erros de gestão escolar que você deve evitar

Confira abaixo algumas dicas importantes que ajudarão os profissionais de sua instituição a estar mais bem preparados para auxiliar os alunos nessa fase: 

1. Mantenha sua equipe atualizada 

Os professores devem estar atualizados sobre as mudanças no formato e no conteúdo do Enem 2023. Isso inclui revisar o edital e acompanhar as orientações do Inep. 

2. Invista em workshops e treinamentos 

Organize workshops e treinamentos específicos para os professores, em que eles possam discutir estratégias de ensino, resolução de problemas típicos do Enem e compartilhar melhores práticas. 

3. Foque as competências e habilidades de sua equipe 

Certifique-se de que os professores compreendam as competências e habilidades que o Enem avalia. Isso ajuda a orientar o ensino de acordo com os objetivos da prova. 

4. Esteja a par do material didático utilizado  

Incentive os professores a criar materiais didáticos personalizados para as aulas, focados nas necessidades dos alunos e no conteúdo do Enem. Isso pode incluir resumos, listas de exercícios e atividades práticas. 

5. Estimule a realização de simulados e correção de provas 

Promova a realização de simulados na escola e oriente os professores a corrigirem as provas de acordo com os critérios de avaliação do Enem. Isso ajuda os alunos a se familiarizarem com o formato da prova. 

6. Priorize o apoio pedagógico em grupo 

Crie grupos de apoio pedagógico entre os professores, em que eles possam discutir desafios, trocar ideias e buscar soluções coletivas. 

7. Mantenha sua equipe motivada 

Lembre aos professores a importância de manter os alunos motivados e focados. O incentivo e o apoio emocional desempenham um papel vital na preparação. 

8. Trabalhe com ações de avaliação e ajustes  

Promova a avaliação regular do progresso dos alunos e das estratégias de ensino. Esteja aberto a fazer ajustes conforme necessário para melhorar o apoio aos estudantes. 

9. Esteja sintonizado com os coordenadores pedagógicos 

Mantenha uma comunicação constante com os coordenadores pedagógicos da escola para compartilhar informações sobre o progresso dos alunos e as estratégias de ensino. 

 

Ações importantes para acelerar a preparação de seus alunos para o Enem 2023

Preparar os alunos para o Enem 2023 é um investimento no futuro deles, além de trazer bons resultados à sua escola. Ao seguir as dicas dos nossos especialistas, você e sua equipe proporcionam um ambiente de aprendizado rico e orientado para o sucesso, viabilizando melhores resultados de seus estudantes no Enem 2023.  

Fizemos um checklist para que você tenha controle das ações que estão sendo tomadas em sua escola e, assim, consiga definir a melhor rota para levar resultados mais satisfatórios aos seus estudantes. Confira abaixo: 

 

Preparação dos alunos 

  • Antes de iniciar qualquer preparação, as escolas devem realizar uma avaliação diagnóstica para identificar o nível de conhecimento e habilidades de seus alunos a fim de personalizar o plano de estudos. 

 

Estrutura da escola 

  • Ter um ambiente de trabalho adequado para o aprendizado.
  • Salas de aula confortáveis, equipadas e bem iluminadas. 
  • Estrutura on-line com bom desempenho para os estudantes. 
  • Bibliotecas atualizadas. 
  • Recursos tecnológicos que fazem a diferença para o avanço do aprendizado. 

 

Material didático e incentivo aos estudos 

  • Material didático atualizado e de qualidade. 
  • Livros e apostilas que sejam específicos para o Enem 2023. 
  • Abordagem de temas atuais que poderão ser cobrados na prova do Enem. 

 

Apoio aos estudantes 

  • Estruturar um cronograma de estudos eficaz, abordando as matérias cobradas no Enem. 
  • Incentivar a criação de uma rotina de estudos. 
  • Realizar simulados e correções de provas anteriores. 
  • Dar feedbacks a cada estudante quanto ao seu desempenho para que ele seja otimizado. 
  • Criar plantões de dúvidas das principais matérias para atender aos questionamentos dos alunos. 
  • Oferecer aulas de reforço para aqueles que têm dificuldades em áreas específicas, o que pode ser feito on-line ou pelos próprios professores. 
  • Dedicar tempo à revisão e resolução de exercícios. 

 

Educação socioemocional 

  • Oferecer sessões de orientação vocacional e profissional para auxiliar os estudantes nas escolhas de carreira e de cursos universitários.  
  • Incentivar a autoavaliação para que o jovem seja capaz de verificar seu progresso e identificar seus pontos de melhoria. 
  • Disponibilizar apoio psicológico especializado aos alunos, seja em sessões individuais, coletivas ou em palestras, para levar aconselhamento e combater inseguranças e medos causados pelos receios referentes à prova. 
  • Estimular atividades que tragam satisfação pessoal e exercícios físicos. 

 

Família x Escola  

  • Trabalhar o envolvimento da família nas atividades realizadas pela escola. 
  • Sugerir ações de incentivo e recompensas ao estudante durante essa etapa. 

 

Avaliações constantes 

  • Acompanhar os resultados e ajustar as estratégias por meio de avaliações periódicas, conforme necessário para o melhor desempenho do estudante. 

Leia também:
+ Família e escola: por que (e como) investir nessa relação?
+ O que é Educação Socioemocional e como integrá-la à realidade escolar?

A preparação para o Enem 2023 é longa e desafiadora, porém, com as ações certas, trará excelentes resultados aos seus alunos e à sua escola, que ganhará ainda mais destaque perante a comunidade escolar.   

Lembre-se de que cada aluno é único, e a personalização da preparação é essencial para o sucesso. Com o acompanhamento cuidadoso, o acesso a recursos de qualidade e uma estratégia bem planejada, os estudantes terão uma base sólida para enfrentar o exame alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais. 

 

Como o Poliedro pode ajudar a sua escola? 

O Poliedro Sistema de Ensino oferece suporte completo para a sua escola, inclusive no que se refere ao apoio da nossa equipe de especialistas pedagógicos para auxiliá-los no dia a dia. Além disso, nosso material é atualizado anualmente, tendo por pilar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trazendo aos seus estudantes o que há de mais moderno em aprendizagem. Nosso sistema de ensino também oferece recursos tecnológicos que proporcionam ainda mais avanços nos estudos, como nosso sistema de Avaliações e os Livros Digitais. 

Quer saber mais sobre como podemos auxiliar a sua instituição? Clique abaixo e converse com um de nossos consultores! 

Fale com um consultor 

 

Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Poliedro Sistema de Ensino também nas redes sociais, no Instagram, Facebook e LinkedIn. 

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter