Not support Recaptcha
Pular navegação

Metodologias de Ensino

Qual a importância da flexibilização curricular?

24 de agosto de 2021

Compartilhe

Tags

  • Desafios
  • ensino
  • estudos
  • Práticas Pedagógicas

O mundo está cada vez mais flexível. A pandemia apareceu e as pessoas, empresas e comércio tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova condição. E a grande aliada para isso acontecer foi a flexibilização. E, claro, que na educação não seria diferente. E um tema que se caminhava a passos lentos precisou voar para atender alunos, professores e gestores, foi a flexibilização curricular.

Da teoria para a prática

A relação entre professores e alunos sofreu uma grande mudança. Os alunos começaram a enxergar os professores também como orientadores em sua aprendizagem. Essa flexibilidade faz alunos mais participativos, transformando teoria em prática.

Organizar o tempo 

Dúvidas sempre vão existir, porém cada aluno tem as suas. A flexibilização fez com que cada um dedicasse o tempo necessário para as matérias que efetivamente tinham maior deficiência. Por exemplo, se matemática não entra na cabeça, eles podiam dedicar mais tempo para entender essa matéria. Tudo isso gera mais conforto para todos, porque vão aproveitar o tempo de maneira inteligente e com eficiência.

Estudante precisa de liberdade

A flexibilização curricular traz para o estudante aquilo que ele mais quer além de aprender. Independência. O aluno por mais novo que seja, sabe qual tema ele precisa ter mais atenção. E nada melhor que ele desenhe na sua cabeça sua trajetória de aprendizagem, claro, sempre com a orientação do professor, o seu novo parceiro de estudo.

O momento que passamos deixou um legado muito importante para a educação. Ferramentas foram criadas para desengessar muitos dogmas antigos da aprendizagem e provou que a educação está sempre em constante evolução.

E para seguir com essa evolução, a BNCC está sendo implementada. Saiba mais!

 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o Poliedro Sistema de Ensino? Fale com um de nossos especialistas.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas