
Tecnologia Educacional
Inteligência artificial para professores: práticas e competências essenciais
Publicado em 15 de maio de 2025Atualizado em 16 de maio de 2025.
Você já sabe que a inteligência artificial está transformando não só a rotina de professores, mas toda a educação. Isso porque ela permite melhorar a personalização do ensino, otimizar processos administrativos e abrir novas possibilidades para a aprendizagem digital.
Porém, como toda transformação, essa também exige foco no desenvolvimento profissional docente. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo o potencial dessa tecnologia, enquanto lidamos com os desafios gerados por ela.
Por isso, neste artigo, o Poliedro Sistema de Ensino irá explorar quais são as práticas e competências que permitem que os educadores utilizem a IA de maneira ética, responsável e transformadora. Continue a leitura!
A importância do letramento em IA para professores
Para utilizar a IA de forma consciente e crítica, os professores precisam entender o que é (e o que não é) inteligência artificial. Aliás, essa necessidade de compreensão é um consenso global, reconhecido por educadores e organizações ao redor do mundo. A Unesco, em seu AI Competency Framework for Teachers (Framework de Competências em IA para Educadores), destaca a importância de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam aos educadores atuar de forma eficaz na era da IA.
“Quando falamos em letramento em inteligência artificial para educadores, não se trata apenas de aprender a apertar um novo botão. Estamos falando de desenvolver competências mais profundas, o que envolve formação contínua, prática e reflexão sobre a prática docente. O framework da Unesco é um documento interessante, com cinco dimensões de competências e três níveis de apropriação, para ajudar os professores a refletir sobre sua formação e atuação diante dos desafios e oportunidades que a IA traz para a educação.” – Breno Ferreira, especialista em inteligência artificial do Poliedro Sistema de Ensino.
IA preditiva vs. IA generativa: qual a diferença e como usar em sala de aula?
É fundamental que os professores entendam a distinção entre IA preditiva e IA generativa, pois cada uma oferece diferentes possibilidades e desafios.
- IA preditiva: Utiliza grandes volumes de dados para identificar padrões e antecipar eventos. Na educação, pode ser usada para analisar o desempenho dos alunos, identificar dificuldades de aprendizado e sugerir trilhas de aprendizagem personalizadas.
- IA generativa: É capaz de “criar” textos, imagens, vídeos e outros conteúdos. Ferramentas como ChatGPT e DALL·E podem ser usadas para gerar planos de aula, atividades personalizadas e materiais de apoio.
Isto é, ao dominar ambas as formas de IA, os educadores podem não só personalizar o ensino, mas também otimizar a gestão da sala de aula e preparar os alunos para um futuro cada vez mais digital.
Ética e autoria na IA generativa: garantindo o uso responsável
A IA generativa levanta questões importantes sobre ética e autoria. Afinal, quem é o autor de um texto gerado por IA?
A resposta é que quem a utiliza deve ter um papel ativo no processo, orientando os comandos, adaptando as respostas e aplicando o conteúdo com intencionalidade pedagógica. A IA funciona como um copiloto, mas é o professor quem toma as decisões e dá sentido ao material.
“O conteúdo gerado com ferramentas de inteligência artificial generativa pode ser considerado de autoria do humano que a utiliza, desde que ele tenha um papel ativo e consciente em todo o processo. Isso envolve elaborar comandos com clareza e intenção, analisar criticamente as respostas produzidas e aplicar os conteúdos gerados com objetivos bem definidos. A IA pode até ampliar nossas capacidades, mas não substitui a autoria, o julgamento ético e a intencionalidade pedagógica de quem a utiliza.” – Breno Ferreira, especialista em inteligência artificial do Poliedro Sistema de Ensino.
Por isso, é crucial que os professores ensinem os alunos a usar a IA de forma ética e responsável, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a originalidade.
Framework de competências em IA da Unesco: um guia para professores
Como dissemos, o AI Competency Framework for Teachers da Unesco oferece um roteiro para o desenvolvimento de competências em IA. Esse framework é organizado em cinco dimensões:
- Mentalidade centrada no ser humano: Refere-se aos valores e atitudes críticas que os educadores devem desenvolver nas interações entre humanos e IA.
- Ética: Trata-se dos conhecimentos conceituais e habilidades operacionais de que os educadores precisam para compreender, escolher e aplicar ferramentas de IA de forma crítica e criativa em sala de aula.
- Fundamentos e aplicações: Compreender como a IA funciona, suas limitações e potencialidades.
- Pedagogia: Integrar a IA ao planejamento e à prática pedagógica.
- Desenvolvimento profissional: Usar a IA como aliada na formação continuada e no aperfeiçoamento da prática docente.
Ao seguir o framework da Unesco, os professores podem desenvolver um letramento em IA consistente e alinhado com os princípios de justiça social, direitos humanos e valores humanísticos.
Leia também:
- Inteligência artificial na educação: o que você precisa saber?
- Tecnologia na educação: entenda os benefícios e desafios
Como os professores podem se desenvolver para o uso da inteligência artificial?
O desenvolvimento de competências em IA é um processo contínuo que exige autoavaliação, experimentação e troca constante de experiências. Por isso, criamos duas iniciativas gratuitas pensadas para pessoas como você:
- Um e-book em formato de guia prático para te ajudar a se desenvolver no uso da inteligência artificial, que une autoavaliação, reflexão e experimentação.
- Uma comunidade digital exclusiva de educadores de todo o Brasil, formando um espaço de discussão e compartilhamento, que conta com o suporte de especialistas do Poliedro.
Acesse o site do Cosmos ou clique no banner abaixo para fazer parte da nossa comunidade e baixar o seu e-book, tudo de forma gratuita.
Cosmos: seu aliado na jornada da IA na educação
O Poliedro Sistema de Ensino acredita que a tecnologia é uma grande aliada da educação. Por isso, investimos em soluções que permitem a personalização do ensino, a melhoria da gestão escolar e o desenvolvimento de habilidades digitais, sempre pensando no que há de mais relevante e inovador para as nossas Escolas Associadas.
Foi com esse propósito que surgiu o Cosmos, nosso hub de inteligência artificial que nasceu para apoiar os educadores em momentos-chave da jornada pedagógica.
Além de possibilitar uma interação livre com um modelo de inteligência artificial generativa, de forma segura e conectada aos conteúdos autorais das soluções didáticas do Poliedro, estamos comprometidos em apoiar os educadores em sua prática pedagógica, da avaliação à personalização do ensino, do planejamento de aulas à análise de desempenho.
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