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Ensino Médio

O que esperar do Novo Ensino Médio em 2022?

06 de julho de 2022

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  • Gestão Escolar
  • novo ensino médio

O que esperar do Novo Ensino Médio em 2022?

Por mais que o tema sobre o Novo Ensino Médio esteja sendo amplamente explorado, este ainda é um assunto complexo, que envolve diversas normativas e diretrizes e, por isso, causa muitas dúvidas em educadores, estudantes e pais.

Preparamos, então, um texto completo sobre as principais mudanças e tudo o que você pode esperar do Novo Ensino Médio em 2022. Acompanhe e esclareça suas dúvidas sobre o novo formato da última etapa do Ensino Básico!

Por que o Ensino Médio está sendo modificado?

O Ensino Médio é uma etapa da Educação Básica que oferece os últimos anos escolares aos adolescentes que deixaram o Ensino Fundamental e se preparam para a Universidade e para o Mercado de Trabalho.

Esta etapa tem sido desafiadora desde sua implantação, tanto para educadores quanto para os próprios estudantes. Os principais problemas são a falta de interesse dos adolescentes às propostas escolares, esta, por sua vez, parece estar cada vez mais distante dos problemas e da rotina real dos estudantes.

Por outro lado, muitos adolescentes desejam ingressar no mercado de trabalho e terminam por fazer esta opção e evadem da escola ainda sem terminar o Ensino Médio. As altas taxas de evasão, sobretudo nas escolas públicas, são um dos maiores desafios para os Sistemas Escolares.

Dessa forma, o Novo Ensino Médio passou a ser pensado por educadores ligados ao sistema político, resultado na Lei do Novo Ensino Médio, que entrou em vigor no ano de 2017 e está sendo aplicada gradativamente até os dias de hoje.

A ideia do Novo Ensino Médio é garantir a presença dos estudantes e sua participação ativa nos estudos, além de inseri-los no mercado de trabalho com uma parte da grade curricular flexível, de acordo com o contexto escolar e seus interesses atendidos.

O marco legal de 2022 para o Novo Ensino Médio

Embora a promulgação da Lei tenha sido realizada em 2017, o ano de 2022 é considerado como um marco legal para a implementação do Novo Ensino Médio. Segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, o MEC, os referenciais curriculares estabelecidos na Lei para a Primeira Série do Ensino Médio devem se iniciar já em 2022.

Já os referenciais modificados para o currículo do Novo Ensino Médio referentes às Segundas e Terceiras Séries ganharam mais tempo, devendo ser implantados em 2023 e 2024. A formação continuada dos professores, que atuarão no Novo Ensino Médio, deverá ser implantada até o ano de 2024, assim como o monitoramento feito pelo MEC de todas as etapas previstas em Lei.

O que já deve estar implantado?

Embora alguns novos requisitos já devessem estar implantados, essa não é a realidade de grande parte das escolas brasileiras. Um dos motivos foi a Pandemia da Covid-19, que acabou afastando ainda mais uma boa parte dos estudantes por causa do ensino remoto e dificultando o trabalho dos educadores no sentido das mudanças trazidas pela Lei.

O Novo Ensino Médio demanda, ainda, maiores investimentos dos órgãos públicos e da Rede Privada, no caso das escolas particulares, especialmente por prever aumento da carga horária de ensino, o que implica em maior tempo de permanência dos educadores.

Esse pode ser um grande desafio para o Brasil, já que existem diferenças na aplicação dos recursos de um estado para outro. Algumas escolas necessitam oferecer trilhas simultâneas em diferentes áreas do conhecimento, o que pode também onerar os orçamentos desse segmento.

No ano de 2022, a carga horária anual mínima implantada deve ter sido de 1.000 horas.

O que esperar do Novo Ensino Médio?

O que a Lei do Novo Ensino Médio prevê, no entanto, deve ser de conhecimento de educadores e gestores, sobretudo dos que atuam no Ensino Médio. Para sanar a evasão e melhorar a formação dos adolescentes, esta etapa precisará contemplar:

  • Aumento da carga horária anual de 800 para 1.000 horas, até o ano de 2022.
  • As 3.000 horas obrigatórias serão divididas da seguinte forma:
  1. a) 60% para formação comum em conteúdos que devem ser organizados por área do conhecimento. As habilidades e competências desta parte da grade serão iguais para todos os estudantes e seguirão a normativa da BNCC para o Novo Ensino Médio.
  2. b) 40% da carga horária é chamada de conteúdo flexível, formada pelos Itinerários Formativos, escolhidos a partir dos interesses do estudante e ofertados de acordo com sua realidade escolar.
  • Os Itinerários Formativos poderão ser formados por diferentes formas de trabalho (disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras):

Essas formas de trabalho serão eletivas, à escolha dos estudantes, voltadas para o Projeto de Vida, que os auxilie a pensar sobre seu papel social e sua vida pessoal, ou ainda, trilhas de aprofundamento.

Segundo a nova legislação, os Itinerários Formativos deverão ser oferecidos considerando o aprofundamento dos estudantes nas seguintes áreas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. A quinta possibilidade é que a escola ofereça o Ensino Técnico Profissionalizante.

Leia mais sobre os Itinerários Formativos clicando aqui!

Como se preparar para o Novo Ensino Médio?

Conhecer sobre o Novo Ensino Médio é, para educadores e gestores, a melhor forma de trabalhar para o sucesso da implementação e garantir a presença interessada e a permanência dos estudantes adolescentes na escola.

O Sistema Poliedro está trabalhando, desde o anúncio do Novo Ensino Médio, para sua implantação em tempo, considerando a elevada qualidade do ensino das escolas parceiras!

O diferencial do Sistema Poliedro é seu objetivo em considerar realmente os interesses múltiplos de nossos estudantes, portanto, não entregamos a mesma oferta de Itinerários Formativos para todos. Os estudantes têm acesso a uma plataforma com mais de 50 trilhas diferentes. Cada uma das trilhas tem temáticas específicas divididas em duas partes. Cada trilha foi construída e desenvolvida baseada em metodologias ativas, trazendo o conteúdo a ser ensinado sempre de forma dinâmica e engajadora.

O Poliedro compreende que o objetivo principal da Reforma do Ensino Médio é desenvolver a autonomia dos estudantes, considerando seus projetos de vida e as trilhas de aprendizagem. Pensando nisso, a plataforma do Ensino Médio do Sistema Poliedro permite que o estudante faça sua opção de acordo com seu interesse para a vida profissional e Universidade que pretende seguir!

Para conhecer outros conteúdos sobre o Novo Ensino Médio, acesse o Blog Poliedro Sistema e mantenha-se por dentro das novas diretrizes legais!

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