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Educação Infantil

O que é Educação Socioemocional e como integrá-la à realidade escolar?

27 de julho de 2022

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  • Educação Infantil
  • Educação socioemocional

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A inserção da Educação Socioemocional na Base Nacional Comum Curricular chamou atenção para este conceito tão importante para o ambiente educacional.

Não é possível pensar em educar crianças e adolescentes no ambiente formal sem considerá-los como seres que se emocionam, sofrem, choram, sentem raiva e amam.

Sabendo que todos os processos afetivos influenciam e são influenciados pela aprendizagem escolar, desenvolvemos um texto completo para que você conheça mais a fundo este conceito e como ele pode ser explorado na Educação Infantil.

Abordaremos ainda como utilizar as aulas de Educação Física para colaborar com a educação socioemocional dos estudantes! Acompanhe!

O que é educação socioemocional?

Educação socioemocional é o trabalho pedagógico voltado para que crianças e adolescentes consigam lidar adequadamente com suas emoções. Para isso, é preciso que compreendam os sentimentos e consigam direcioná-los, sem causar danos a si e a outras pessoas com quem convivem.

A escola é, por sua própria constituição e pela convivência entre muitas pessoas, sejam estudantes ou profissionais, um local de conflitos. No entanto, isso não significa que ela possa ser um ambiente violento, como infelizmente ocorre em muitos espaços de instituição formal por diversos motivos.

A convivência entre opiniões divergentes e a presença de formas diferenciadas de enxergar e lidar com o mundo precisam ser sinalizadas às crianças com possibilidade de coexistência, o que muitas vezes elas podem não perceber ou não receber de sua família.

As crianças, sobretudo as muito pequenas, ainda sentem dificuldade em compreender suas emoções. Muitas vezes, elas não entendem o que estão sentindo e isso pode provocar dificuldade em conviver e em se relacionar. Além disso, também pode resultar em problemas mais graves como a ansiedade e a depressão infantil.

Considerando o contexto da educação brasileira, a BNCC inseriu em suas habilidades a educação socioemocional a fim de contribuir para a qualidade de vida das crianças e do ambiente escolar como um todo.

Pilares e objetivos da Educação Socioemocional

O conceito de Educação Socioemocional é relativamente novo, este foi desenvolvido em 1994, nos Estados Unidos, por um grupo de pesquisadores que criou o CASEL, uma organização com objetivo de investigar o impacto da inserção da educação socioemocional na escola, na aprendizagem e na vida dos estudantes.

Seus principais pilares são: o autoconhecimento, o autogerenciamento, a tomada consciente e responsável de decisões, a habilidade de relacionamento e a consciência social.

Como pode ser o trabalho na escola?

O ideal é que a Educação Socioemocional seja vinculada aos componentes da educação. Uma boa forma de realizar a inserção é trabalhar os pilares de forma entrelaçada com as componentes curriculares.

A BNCC sugere, por exemplo, que seja produzido um jornal com as crianças e que o processo dessa produção inclua rodas de conversas que abordam questões como: as diferenças entre os estudantes, os pontos fortes das pessoas e as suas limitações.

Dessa forma, as crianças e adolescentes conseguem se autoconhecer. Os demais pilares da Educação Socioemocional também precisam ser abordados pelos professores, como a tomada responsável de decisões a partir do sentimento. Um exemplo desse pilar é: o estudante ter consciência de que agredir a um colega devido à raiva não é uma opção.

Educação Socioemocional na Educação Infantil

Assim como nas outras etapas da Educação, torna-se importante que os pilares da Educação Socioemocional sejam contemplados no dia a dia da sala de aula. Na Educação Infantil, no entanto, esta abordagem toma grande importância, porque as crianças pequenas ainda estão aprendendo a compreender e a lidar com seus sentimentos e emoções.

Veja as atividades que podem auxiliar o professor neste processo:

Caderno das emoções

O caderno das emoções pode ser um álbum com imagens ou emojis. Nele, as crianças podem expressar como estão se sentindo no dia ou diante de determinadas situações.

É importante, contudo, que o educador converse sobre as emoções e sobre como administrá-las para que o álbum não se torne um mero registro.

Jogos cooperativos ou em grupos

Os jogos são excelentes recursos para trabalhar a educação socioemocional na Educação Infantil, já que exploram a habilidade de convivência com os demais. Além disso, durante os jogos, a criança precisa esperar sua vez, precisa lidar com a frustração de perder e com a alegria de vencer.

Mímicas e encenações

As mímicas e encenações sobre situações diversas que envolvem emoções são excelentes recursos para a Educação Infantil. Também é possível usar, como variante dessa atividade, os contos clássicos, explorando as personagens de heroínas, fadas, bruxas e as respectivas ações e sentimentos da história.

Desenhos e bonecos

A Arte, como um todo, é uma excelente forma de expressar e canalizar adequadamente as emoções. Por essa razão, a criança pode ser incentivada tanto a desenhar, pintar e escrever quanto a registrar em bonecos moldáveis as emoções e como elas lhe afetam.

Educação Física como aliada da Educação Socioemocional

Durante as aulas de Educação Física, as crianças têm a oportunidade de lidar com sentimentos e emoções, a cooperação e a rivalidade, aliadas ao trabalho e à expressão do corpo.

Assim, este componente curricular pode ser um grande aliado do trabalho com a Educação Socioemocional.

Entre as principais contribuições da Educação Física, podemos elencar:

  • Trabalho com o corpo, a sua percepção, diferenças e convivência sem bullying;
  • Competitividade em jogos e administração dos sentimentos, como a raiva e a frustração;
  • Cooperatividade nos jogos e a aprendizagem sobre convivência e sociedade;
  • Atividades inclusivas para meninos e meninas;
  • Aprendizagem sobre força física e emocional, assim como a necessidade de convivência sem violência.

Gostou do conteúdo sobre Educação Socioemocional? Leia também nosso conteúdo sobre Aprendizagem Cognitiva X Aprendizagem Emocional!

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