Not support Recaptcha
Pular navegação

Tecnologia Educacional

O que é sistema híbrido de ensino

14 de setembro de 2021

Tags

  • Ensino Híbrido
  • Ensino Remoto
  • Sistema Híbrido de Ensino
  • Tecnologia educacional

O que é sistema híbrido de ensino

O ensino híbrido é uma metodologia na qual o ensino é desenvolvido tanto de forma presencial quanto on-line. Desde o início da pandemia de Covid-19, no Brasil, as escolas tiveram que adotar o modelo EAD (educação a distância), com aulas 100% virtuais para garantir a segurança de alunos e professores. 

Porém, a adaptação a esse modelo trouxe desafios tanto para os estudantes, quanto para pais e professores.

Por isso, com a melhora do cenário da pandemia, em muitas instituições de ensino, a volta às salas de aula tem acontecido por meio do modelo híbrido, que já é popular em outros países e está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil.

Confira a seguir como o sistema híbrido funciona e as principais vantagens dessa forma de aprendizado.

Como funciona?

Assim como no EAD, a tecnologia é a principal base do ensino híbrido, porém aqui a diferença é que os alunos podem ter contato presencial com os professores e colegas em alguns momentos da semana. 

Dessa forma, os estudantes podem equilibrar o acesso à tecnologia com momentos de interação presencial, que também são importantes para o aproveitamento do conteúdo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes.

Por isso, nesse modelo, os alunos continuam com diversos materiais virtuais para acessar de forma on-line e estudar. Porém, também podem tirar dúvidas presencialmente com os professores, por exemplo.

O ensino híbrido veio como adequação às competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, que prevê a implementação de uma cultura digital nas escolas brasileiras.

Modelos de ensino híbrido

Algumas das modalidades de aprendizado híbrido mais utilizadas pelas escolas são:

1) Rotação por estações: Dividir a turma e alternar os grupos que estudam no modelo virtual ou presencial, possibilitando que todos participem das duas modalidades.

2) Sala de aula invertida: Nesse modelo, o aluno estuda — em casa, de forma virtual — materiais enviados, antes das aulas, pelo professor. Os momentos em sala são usados para a realização de exercícios e atividades e para compartilhamento de ideias e dúvidas com os professores e colegas.

3) Flex: Permite que o aluno participe das aulas de forma totalmente on-line, mas tenha acesso a encontros presenciais com os professores sempre que necessário.

Diversos outros modelos são adotados no Brasil e no mundo, dependendo do grau de digitalização da escola, da capacitação dos professores e da metodologia adotada por cada instituição. 

Mas as principais características comuns a todos os modelos do sistema de ensino híbrido, portanto, são:
  • a junção da estratégia do ensino presencial com o virtual;
  • a possibilidade de a instituição personalizar o aprendizado dependendo das necessidades de cada aluno;
  • o aluno se torna o protagonista de sua trajetória de aprendizado;
  • o professor passa a ser um mediador de conhecimento.

O modelo híbrido promove a autonomia do estudante. Com a possibilidade de aprender tanto em casa, de forma virtual, quanto em sala de aula, o aluno cria seu próprio plano de estudos e pode contar com o apoio dos professores para tirar dúvidas e pedir orientações. 

Dessa maneira, o estudante desenvolve independência e senso de responsabilidade, mas sempre tem o apoio dos profissionais da escola em momentos presenciais, quando precisar.

Além disso, o aprendizado se torna mais dinâmico e interessante para o estudante, que pode alternar os períodos de concentração em casa, nas aulas on-line, e materiais virtuais, com as interações sociais presencialmente, com a equipe da escola e os colegas de classe.

Pensando em trazer os melhores resultados, o Sistema Poliedro conta com uma equipe totalmente preparada para atender às necessidades de ensino de cada aluno. 

Clique aqui e saiba como desenvolvemos o sistema de aprendizagem do ensino fundamental ao ensino médio!

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter