Not support Recaptcha
Pular navegação

Tecnologia Educacional

Você conhece o Sistema de Avaliação Educacional do Poliedro?

11 de maio de 2022

Tags

  • Plano de Ensino
  • Práticas Pedagógicas

Você conhece o Sistema de Avaliação Educacional do Poliedro?

O Sistema de Avaliação Educacional do Poliedro, SAEP, é composto de avaliações exclusivas cujo objetivo é direcionar o aprendizado dos estudantes das escolas ligadas ao Sistema Poliedro. 

Pensando na avaliação como parte do processo de ensino e aprendizado é que o Sistema Poliedro desenvolveu sua própria produção de avaliações e de simulados voltados para o Enem e para os maiores vestibulares do Brasil! 

No texto a seguir, conheça mais como funciona o Sistema de Avaliações do Poliedro, SAEP.)

Avaliações como parte do ensino e aprendizado

A forma de aplicar e utilizar avaliações na escola tem se modificado rapidamente. 

Atualmente, as avaliações fazem parte do próprio sistema de aprendizado. Compreendemos, portanto, que o processo de avaliação não equivale a uma ou mais provas finais com o objetivo de medir o aprendizado, classificando o estudante com notas, apenas.

Muito além disso, a avaliação possui papel de diagnosticar os índices de aprendizado, verificar as defasagens e potencialidades e guiar as escolas para que o ensino seja apropriado para os estudantes da melhor forma possível.

Dessa forma, a avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem feito pela escola e deve ser condizente com os objetivos do Sistema de Ensino, além de estar alinhada com a BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada no ano de 2017, preconiza que a avaliação deverá ter o objetivo de analisar globalmente o aprendizado do estudante, direcionando o trabalho dos educadores a partir de então.

Sistema de Avaliação: SAEP em consonância com a BNCC

O Sistema Poliedro busca, desde sua promulgação, estar alinhado com a nova BNCC. Isso inclui os Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio, adequações para que os estudantes estejam preparados para o Novo Enem e, com o Sistema de Avaliação Educacional, não poderia ser diferente!

Dessa forma, o SAEP desenvolveu um sistema de avaliações que não visa gerar notas para o boletim dos estudantes, mas analisar o desempenho deles considerando todas as escolas do Sistema Poliedro.

Esse trabalho é feito a partir de um Sistema de Avaliação externo. A elaboração das avaliações é feita por meio de matrizes, e todos os estudantes das escolas da Rede Poliedro são avaliados a partir dessas matrizes.

O objetivo, conforme também estabelecido na BNCC, além de preparar os estudantes para o ENEM e os vestibulares, possui foco em fornecer dados para que as escolas trabalhem de forma estratégica e seguindo os resultados obtidos por cada estudante, e para que esses sejam cada vez melhores.

Tipos de avaliação do SAEP

Voltadas para a formação dos estudantes, o Sistema de Avaliação Educacional do Poliedro é formado por avaliações com os seguintes objetivos:

Avaliações de Sondagem

As avaliações de sondagem possuem o objetivo de estabelecer as fases do aprendizado em que se encontram os estudantes. São muito utilizadas no início do processo da escrita e da leitura, quando são chamadas de sondagem das fases de alfabetização.

Mas também podem ser aplicadas para diversos outros conhecimentos, como fase do conhecimento matemático e de conhecimentos diversos da linguagem.

No SAEP, a avaliação para sondagem é aplicada a partir do segundo ano do Ensino Fundamental  e se estende até a Terceira Série do Ensino Médio.

Os componentes da avaliação de sondagem, feita no Sistema Poliedro, estão sempre alinhados com a BNCC.

Avaliação Diagnóstica

Uma das avaliações mais importantes para orientar o trabalho dos educadores são as avaliações diagnósticas, que possuem o objetivo de detectar a situação atual de aprendizado dos estudantes, individualmente e enquanto Segmento.

Por meio da avaliação diagnóstica uma escola conseguirá identificar quais as dificuldades de uma turma em relação aos conteúdos. É um tipo de avaliação muito funcional, utilizada para preparar estudantes para provas externas.

Pensando nisso, o Sistema de Avaliação Educacional do Poliedro aplica Avaliação Diagnóstica aos estudantes da Terceira Série do Ensino Médio e para estudantes dos Pré-Vestibulares. O intuito é conhecer como está ocorrendo o preparo dos estudantes para participar do Enem e dos vestibulares.

Prova Edros e Avaliação Edros

As provas e avaliações desenvolvidas pelo Sistema Poliedro possuem questões inéditas e buscam fornecer evidências de cada estudante sobre o desenvolvimento de habilidades contidas na BNCC. 

Dessa forma, a escola poderá organizar seu trabalho com o objetivo de garantir que os estudantes alcancem êxito em cada fase escolar se apropriando dos saberes estabelecidos pela Base Nacional para o seu ano escolar.

No SAEP, a Prova Edros é aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, levantando evidências sobreo desenvolvimento da competência leitora e do raciocínio abstrato desses estudantes. Já nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, todos os componentes curriculares da BNCC são avaliados a partir da Avaliação Edros.

Simulados

Os simulados fazem parte das avaliações desenvolvidas no Sistema de Avaliação Educacional do Poliedro e são aplicados aos estudantes da Terceira Série do Ensino Médio e do Pré-Vestibular. Possuem tanto o objetivo de avaliar as habilidades e os conhecimentos dos estudantes, como também o de prepará-los para as provas.

Os simulados do Sistema Poliedro visam garantir a reprodução de um espaço real de provas o mais próximo possível do que os estudantes encontrarão quando for realizar a prova. Assim, poderá se adaptar ao tempo, à quantidade de questões, aos tipos de enunciados e outras particularidades das provas.

Além de preparar para o Enem, os simulados do Sistema Poliedro também buscam preparar os estudantes para os grandes vestibulares do país, como Fuvest e Uerj.

Avaliações em formatos digitais

Após o anúncio de que o ENEM será realizado em formato totalmente digital, o SAEP passou a organizar suas avaliações também na modalidade on-line. Assim, os estudantes poderão se preparar para provas impressas ou digitais sem perda de resultados, já que o ambiente on-line fará parte dos simulados e das avaliações escolares.

Se você acompanhou o funcionamento do Sistema de Avaliação Educacional do Poliedro, não deixe de acessar o site e veja como se tornar uma escola parceira! 

Confira conteúdos de alta qualidade sobre educação no Blog Poliedro!

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter