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Metodologias de Ensino

Diferentes tipos de metodologias de ensino para cada etapa da Educação

10 de agosto de 2022

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Alunos do ensino infantil em sala de aula para representar o texto de principais tipos de metodologia de ensino

A sensação de que nunca paramos de estudar sobre metodologias de ensino é real, afinal, elas são a forma prática pela qual aplicamos nossos conhecimentos teóricos. Ainda assim, é muito comum a confusão que ocorre entre metodologias de ensino e recursos ou técnicas aplicadas em sala de aula.

O termo “meta” se originou do grego e significa exatamente o caminho que utilizamos para algo, nesse caso, para ensinar. Pensar no método é considerar que a aprendizagem se dá por meio de determinado caminho. Assim, conceitualmente, dividimos as metodologias em dois caminhos: ativas e passivas. 

A principal diferença entre elas, é que a aprendizagem ativa coloca o estudante no centro do processo de ensino, enquanto a passiva apresenta o professor no centro, ou seja, os alunos apenas absorvem o conteúdo transmitido pelo docente.   

Metodologias de ensino passivas

As metodologias passivas fazem parte do que consideramos como tradicionais ou método bancário, conforme conceituado por Paulo Freire. 

Nesse tipo de metodologia, o estudante é mero receptor de ideias e conceitos apresentados pelos professores. As possibilidades de construção e manipulação do objeto são raras.

Caracterizamos como objeto, segundo Piaget, tudo aquilo que o estudante pode se relacionar durante o processo de aprendizagem. Um livro, um jogo e um software são alguns exemplos de objetos.

Para este tipo de abordagem, o erro é considerado como algo que não se sabe, que não foi aprendido pelo estudante.

Metodologias de ensino ativas

Nas metodologias ativas, entende-se que o estudante deve participar e construir a própria aprendizagem. Dessa forma, as crianças e adolescentes deixam de ser meros receptores de conteúdos e participam ativamente do processo de aquisição de conhecimento proposto pela escola.

A manipulação dos objetos e a aprendizagem a partir da elaboração dos conceitos mais abstratos fazem parte dos caminhos oferecidos aos estudantes nas metodologias ativas.

Dessa forma, o erro é uma hipótese testada pela criança que, mediada pelo professor, consegue compreender a situação na qual participa ativamente. Segundo Paulo Freire, na metodologia ativa, o erro se constitui como uma forma provisória de saber.

Leia mais sobre o assunto: O que são as metodologias ativas de ensino?

Como escolher a metodologia de ensino aplicada em sala de aula? 

O mais importante para decidir quais metodologias de ensino devem ser aplicadas em aula é se perguntar de quais conceitos os estudantes precisam se apropriar naquele momento e quais são as melhores estratégias que podem ser utilizadas para que o objetivo seja alcançado.

Para facilitar esta decisão, apresentamos possibilidades de abordagens para cada etapa da Educação, considerando os diversos percursos oferecidos pelas metodologias ativas!

Educação Infantil

A Base Nacional Curricular Comum destaca que a Educação Infantil deve ser a etapa em que a criança irá conviver, brincar, explorar, expressar e se conhecer. Dessa forma, a metodologia convencional perde ainda mais espaço quando falamos na educação dos pequenos.

No Sociointeracionismo

Como já sabemos, colocar as crianças juntas não significa que elas irão conviver e trabalhar em equipes. Para que os direitos estabelecidos na BNCC sejam cumpridos, é preciso que a convivência seja produtiva, que gere conflitos que sejam resolvidos e que possibilite à criança aumento da autonomia.

Sob esse ponto de vista, a concepção sociointeracionista tem muito a contribuir. O processo preconiza que a aprendizagem se dá na interação do sujeito com o mundo e com seus pares. Assim, a educação passa necessariamente pela inserção da criança em sociedade, que também deve ser destacada na escola.

Montessoriano

Maria de Montessori foi uma médica italiana que desenvolveu seu método de Educação pensando, sobretudo, na autonomia das crianças. Não podemos pensar em autonomia sem estabelecer caminhos que permitam às crianças escolher o que aprender.

É possível trabalhar a metodologia montessoriana por meio de recursos como projetos pedagógicos. Dessa forma, o professor guia as crianças pelos componentes necessários a partir dos temas escolhidos por elas.

Ensino Fundamental

Como se trata da etapa mais longa da Educação Básica, tratar de metodologia de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental exige compreender que a criança passará por diversas fases do desenvolvimento cognitivo. Assim, sugerimos as seguintes metodologias:

Abordagem construtivista

A grande vantagem dessa abordagem desenvolvida por Jean Piaget é que ele próprio trabalha teorias sobre as fases do desenvolvimento cognitivo das crianças. Assim, pensar em construtivismo envolve necessariamente considerar essas fases antes de elaborar o planejamento.

Como se trata de uma etapa longa, o ideal é que o professor saiba o que esperar das crianças em cada fase, buscando oferecer atividades que desafiem os estudantes a elaborar conceitos matemáticos e também sobre escrita e leitura.

Freinet

Embora não seja tão falado quanto Piaget, Freinet é um dos mais importantes teóricos da Educação na Europa, considerado um dos principais pensadores da escola moderna francesa.

Freinet elaborou propostas que visam colocar os estudantes no centro da aprendizagem, considerando-os como parte integrada de uma comunidade, assim como a escola na qual estão matriculados.

O processo trazido por Freinet propõe a interação entre as crianças e os recursos como os ateliês, que visam eliminar as paredes, ao menos em algumas partes da instituição escolar.

Ensino Médio

O Ensino Médio é uma etapa da educação com altos desafios para os estudantes, onde eles mais lidam com conceitos densos e abstratos. Para que eles não se afastem do ambiente escolar nesta etapa, é preciso que estejam engajados no ambiente escolar. 

Por isso, a linha de ensino democrática pode fazer com que os estudantes participem mais das aulas e do ambiente escolar como um todo.

As rodas de conversa, votações, assembleias, incentivo ao grêmio estudantil são algumas das sugestões que podem ser colocadas em prática no Ensino Médio, promovendo um ambiente mais envolvente para os jovens. 

Corroborando com esta abordagem, é que foi realizada a proposta para o Novo Ensino Médio, onde o estudante tem mais autonomia e é colocado no centro de seu processo de aprendizagem. 

Metodologias de Ensino e abordagens para jovens com dificuldades de aprendizagem

A escola precisa ser cada vez mais inclusiva, assim, as metodologias de ensino que conseguem abarcar diversos níveis de aprendizagem, com as facilidades e dificuldades de cada criança, tendem a ser consideradas vantajosas.

Neste sentido, os recursos oferecidos pelas metodologias de ensino ativas são as mais apropriadas. A aprendizagem utilizando situações-problemas, os projetos de ensino, as rodas de conversa, a abordagem construtivista e sociointeracionista são alguns exemplos dos caminhos que podem ser aplicados de forma a acolher a diversidade no ambiente escolar. 

Nesse quesito, a atuação dos educadores e da gestão escolar é fundamental para estabelecer possibilidades para que todos os estudantes possam ampliar seus conhecimentos de acordo com suas peculiaridades.

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