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Confessionais

O papel da educação no desenvolvimento humano

Publicado em 14 de julho de 2025Atualizado em 30 de julho de 2025.

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O papel da educação no desenvolvimento humano

No Poliedro, acreditamos em uma educação que forma não apenas mentes brilhantes, mas também corações sensíveis. Por isso, acolhemos com respeito a missão de cada escola confessional e seu papel na construção de uma sociedade mais justa, empática e comprometida com o bem comum.

É nesse espírito de união que nascem trocas e reflexões valiosas, capazes de fortalecer uma rede de apoio viva, que inspira e impulsiona o aprendizado mútuo e o crescimento coletivo. Foi assim que surgiu esta série de conteúdos voltada à educação em escolas cristãs.

Para contribuir com essa construção, convidamos a prof.ª Edile Fracaro Rodrigues — doutora em Teologia, mestre em Educação pela PUCPR e com mais de 40 anos de experiência em espaços formais e não formais de ensino.

Neste primeiro texto, a autora nos convida a refletir sobre os sentidos da palavra “educar” e como os conceitos de educare e educere se complementam no processo de desenvolvimento humano.

Confira a seguir o conteúdo na íntegra.


EDUCARE e EDUCERE: dois conceitos que se complementam 

Com os desafios que a sociedade contemporânea nos impõe, é inevitável pensar no futuro que aguarda nossos jovens. Uma grande questão que se coloca às famílias é: Qual é a melhor educação a ser oferecida aos meus filhos?

Neste primeiro texto, gostaria de abordar a palavra “educação”, que tem origem em termos latinos: EDUCARE e EDUCERE.

A compreensão desses conceitos é fundamental na filosofia da educação (Libâneo, 2012, p. 15). E a partir desses dois conceitos, faço um convite para acompanhar minhas reflexões, tendo em vista a busca pelo sentido e propósito de vida, que é necessária para nos mantermos ativos e com esperança no futuro.

EDUCARE tem o significado de alimentar, transmitir informações a alguém. Trata-se do processo de moldar, ensinar ou transmitir conhecimentos, valores e normas, geralmente de forma mais diretiva. Está associado à ideia de fornecer uma estrutura externa, como a transmissão de conteúdos culturais ou sociais, para formar o indivíduo de acordo com padrões estabelecidos.

EDUCERE tem o significado de extrair, desabrochar, desenvolver algo que está na pessoa. Refere-se ao processo de estimular o desenvolvimento interno do indivíduo, promovendo suas potencialidades, autonomia e criatividade. Está ligado à ideia de ajudar a pessoa a “descobrir” ou “extrair” suas capacidades inatas, em vez de apenas receber informações externas.

Em síntese, esses conceitos se complementam. Por exemplo, em uma aula de Ciências, o professor pode ensinar os conceitos básicos sobre o ciclo da água (EDUCARE) e, em seguida, pode propor que os estudantes criem um experimento para observar a evaporação ou condensação, incentivando a exploração autônoma (EDUCERE). Mas esses conceitos se aplicam também à família?

 

Educação integral do ser

Como pais e responsáveis, precisamos alimentar nossos filhos (EDUCARE). E, certamente, esse conceito não se refere apenas a aspectos nutricionais, tão importantes para o desenvolvimento físico. A família é o espaço em que o amor, as memórias compartilhadas e o sentimento de pertencimento moldam a essência de cada indivíduo.

Esse conceito para a família, na minha percepção, significa nutrir com amor, memórias e pertencimento.

Nutrir com amor vai além de gestos explícitos de afeto. Envolve criar um ambiente de segurança, valorização e compreensão.

As memórias são momentos simples que permanecem. Um piquenique no parque, uma história contada pelos avós ou uma tradição anual. São fios que tecem a história de uma família, conectando gerações, construindo senso de continuidade e identidade.

O pertencimento é o sentimento de ser aceito, de ter um lugar onde se é amado incondicionalmente. Envolver seus filhos nas dinâmicas familiares, dando-lhes papéis e responsabilidades, reforça sua importância na família.

Como pais e responsáveis, precisamos ajudar nossos filhos a desabrochar (EDUCERE), a desenvolver algo que está neles, seus dons e talentos, encorajando-os a descobrir quem são, expressar suas ideias e perseguir seus sonhos. Incentive-os a escolher uma atividade extracurricular, como música ou esportes, por exemplo.

Esse conceito para a família, na minha percepção, significa incentivar a autonomia, a criatividade e a identidade.

Outro ponto essencial no desenvolvimento humano é a autonomia. E essa tarefa não é fácil. Tomar decisões próprias, aprender com os erros e desenvolver confiança em suas capacidades faz parte do “desabrochar”. Isso requer orientação constante dos pais e responsáveis, bem como espaço para que os filhos experimentem, reflitam e desenvolvam senso crítico.

 

Jesus como modelo

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Lucas 2.52

Como primeira comunidade de pertencimento, a família é o espaço em que EDUCARE e EDUCERE se encontram para formar indivíduos que crescem “diante de Deus e dos homens”.

Lucas 2.52 é um convite para refletirmos sobre a educação como um processo para formar pessoas completas. Somos chamados a nutrir nossos filhos com a sabedoria da fé e o amor que os fortalece, enquanto os guiamos para que descubram seus dons, talentos e propósitos.

Concluindo, EDUCARE (transmissão de valores, como amor e fé) e EDUCERE (estímulo à autonomia e à criatividade) são essenciais para uma educação integral, aplicáveis tanto na escola quanto na família.

 

Para refletir

Para a equipe escolar: Como podemos ensinar com amor e valores cristãos para nutrir a fé e o conhecimento dos estudantes, enquanto os ajudamos a descobrir seus próprios talentos e propósitos?

Para a família: Nossa família tem sido terreno fértil para plantarmos as sementes da graça e ajudarmos nossos filhos a desabrochar, para que cresçam como Jesus cresceu?

 

Referências

BÍBLIA. Nova Versão Internacional (NVI). Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/2/52. Acesso em: 2 jul. 2025.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros

 


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  • Gestão Escolar

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