
Confessionais
O papel da educação no desenvolvimento humano
Publicado em 14 de julho de 2025Atualizado em 30 de julho de 2025.
No Poliedro, acreditamos em uma educação que forma não apenas mentes brilhantes, mas também corações sensíveis. Por isso, acolhemos com respeito a missão de cada escola confessional e seu papel na construção de uma sociedade mais justa, empática e comprometida com o bem comum.
É nesse espírito de união que nascem trocas e reflexões valiosas, capazes de fortalecer uma rede de apoio viva, que inspira e impulsiona o aprendizado mútuo e o crescimento coletivo. Foi assim que surgiu esta série de conteúdos voltada à educação em escolas cristãs.
Para contribuir com essa construção, convidamos a prof.ª Edile Fracaro Rodrigues — doutora em Teologia, mestre em Educação pela PUCPR e com mais de 40 anos de experiência em espaços formais e não formais de ensino.
Neste primeiro texto, a autora nos convida a refletir sobre os sentidos da palavra “educar” e como os conceitos de educare e educere se complementam no processo de desenvolvimento humano.
Confira a seguir o conteúdo na íntegra.
EDUCARE e EDUCERE: dois conceitos que se complementam
Com os desafios que a sociedade contemporânea nos impõe, é inevitável pensar no futuro que aguarda nossos jovens. Uma grande questão que se coloca às famílias é: Qual é a melhor educação a ser oferecida aos meus filhos?
Neste primeiro texto, gostaria de abordar a palavra “educação”, que tem origem em termos latinos: EDUCARE e EDUCERE.
A compreensão desses conceitos é fundamental na filosofia da educação (Libâneo, 2012, p. 15). E a partir desses dois conceitos, faço um convite para acompanhar minhas reflexões, tendo em vista a busca pelo sentido e propósito de vida, que é necessária para nos mantermos ativos e com esperança no futuro.
EDUCARE tem o significado de alimentar, transmitir informações a alguém. Trata-se do processo de moldar, ensinar ou transmitir conhecimentos, valores e normas, geralmente de forma mais diretiva. Está associado à ideia de fornecer uma estrutura externa, como a transmissão de conteúdos culturais ou sociais, para formar o indivíduo de acordo com padrões estabelecidos.
EDUCERE tem o significado de extrair, desabrochar, desenvolver algo que está na pessoa. Refere-se ao processo de estimular o desenvolvimento interno do indivíduo, promovendo suas potencialidades, autonomia e criatividade. Está ligado à ideia de ajudar a pessoa a “descobrir” ou “extrair” suas capacidades inatas, em vez de apenas receber informações externas.
Em síntese, esses conceitos se complementam. Por exemplo, em uma aula de Ciências, o professor pode ensinar os conceitos básicos sobre o ciclo da água (EDUCARE) e, em seguida, pode propor que os estudantes criem um experimento para observar a evaporação ou condensação, incentivando a exploração autônoma (EDUCERE). Mas esses conceitos se aplicam também à família?
Educação integral do ser
Como pais e responsáveis, precisamos alimentar nossos filhos (EDUCARE). E, certamente, esse conceito não se refere apenas a aspectos nutricionais, tão importantes para o desenvolvimento físico. A família é o espaço em que o amor, as memórias compartilhadas e o sentimento de pertencimento moldam a essência de cada indivíduo.
Esse conceito para a família, na minha percepção, significa nutrir com amor, memórias e pertencimento.
Nutrir com amor vai além de gestos explícitos de afeto. Envolve criar um ambiente de segurança, valorização e compreensão.
As memórias são momentos simples que permanecem. Um piquenique no parque, uma história contada pelos avós ou uma tradição anual. São fios que tecem a história de uma família, conectando gerações, construindo senso de continuidade e identidade.
O pertencimento é o sentimento de ser aceito, de ter um lugar onde se é amado incondicionalmente. Envolver seus filhos nas dinâmicas familiares, dando-lhes papéis e responsabilidades, reforça sua importância na família.
Como pais e responsáveis, precisamos ajudar nossos filhos a desabrochar (EDUCERE), a desenvolver algo que está neles, seus dons e talentos, encorajando-os a descobrir quem são, expressar suas ideias e perseguir seus sonhos. Incentive-os a escolher uma atividade extracurricular, como música ou esportes, por exemplo.
Esse conceito para a família, na minha percepção, significa incentivar a autonomia, a criatividade e a identidade.
Outro ponto essencial no desenvolvimento humano é a autonomia. E essa tarefa não é fácil. Tomar decisões próprias, aprender com os erros e desenvolver confiança em suas capacidades faz parte do “desabrochar”. Isso requer orientação constante dos pais e responsáveis, bem como espaço para que os filhos experimentem, reflitam e desenvolvam senso crítico.
Jesus como modelo
Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Lucas 2.52
Como primeira comunidade de pertencimento, a família é o espaço em que EDUCARE e EDUCERE se encontram para formar indivíduos que crescem “diante de Deus e dos homens”.
Lucas 2.52 é um convite para refletirmos sobre a educação como um processo para formar pessoas completas. Somos chamados a nutrir nossos filhos com a sabedoria da fé e o amor que os fortalece, enquanto os guiamos para que descubram seus dons, talentos e propósitos.
Concluindo, EDUCARE (transmissão de valores, como amor e fé) e EDUCERE (estímulo à autonomia e à criatividade) são essenciais para uma educação integral, aplicáveis tanto na escola quanto na família.
Para refletir
Para a equipe escolar: Como podemos ensinar com amor e valores cristãos para nutrir a fé e o conhecimento dos estudantes, enquanto os ajudamos a descobrir seus próprios talentos e propósitos?
Para a família: Nossa família tem sido terreno fértil para plantarmos as sementes da graça e ajudarmos nossos filhos a desabrochar, para que cresçam como Jesus cresceu?
Referências
BÍBLIA. Nova Versão Internacional (NVI). Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/2/52. Acesso em: 2 jul. 2025.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros
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