![Uso do celular em sala de aula: reflexões e práticas](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2024/07/uso-do-celular-em-sala-de-aula_.jpg)
Práticas Pedagógicas
O papel da escola no desenvolvimento de um aluno autônomo
Publicado em 18 de junho de 2020Atualizado em 03 de novembro de 2022.
![](/app/uploads/2020/06/o-papel-da-escola.jpg)
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”
(Alvin Toffler).
Durante muito tempo o professor foi tido como a autoridade máxima dentro da sala de aula. Era ele que definia o assunto que seria abordado, e como ele deveria ser estudado. A troca de informação era completamente unilateral, com somente o professor falando. O aluno, só ouvia.
Dentro desse formato de sala de aula, o aluno tem um papel passivo dentro do seu próprio processo de aprendizagem. Cabe a ele apenas seguir as orientações e mostrar que aprendeu minimamente aquele assunto, por meio de provas e avaliações.
Mas agora os tempos são outros, grandes mudanças acontecem a todo momento. O conhecimento que hoje é relevante amanhã pode tornar-se irrelevante. Para adaptar-se a esse novo cenário, a forma de ensinar precisa passar por mudanças. O aluno deve cada vez mais tornar-se o protagonista da sua aprendizagem.
O papel do professor ainda é importantíssimo, mas agora ele está lá para orientar mais do que guiar. Nesse novo formato, o professor dá a oportunidade para o aluno explorar e entender o conteúdo da aula de sua maneira. Isso não significa deixá-lo sozinho, mas mediar o processo de aprendizagem desse aluno do início ao fim.
Dentro desse novo cenário, é papel também do professor despertar o interesse dos alunos nos tópicos que precisam ser estudados. Alguns assuntos podem simplesmente não cativar o aluno, por não fazerem parte de sua realidade. Cabe ao professor engajar o aluno e auxiliá-lo durante o caminho.
Quando incentivamos os alunos a serem mais autônomos, oferecemos uma educação que durará a vida inteira, não apenas durante o período escolar. Um aluno com autonomia é um indivíduo proativo, capaz de facilmente encontrar soluções para os problemas que ele possa enfrentar, dentro e fora do ambiente escolar.
O aluno autônomo participa ativamente de aulas e tem diálogos com professores e colegas. Nesses momentos, ele tem até a oportunidade de ser o mediador daquele conhecimento para o restante da turma.
Nesse novo mundo, muito mais importante do que o conteúdo é a capacidade de os alunos de lidarem com os problemas do futuro, quaisquer que eles sejam.
Adaptações na relação Professor x Aluno
Um dos primeiros pontos que deve ser considerado pelo professor no processo de dar mais autonomia aos alunos, é de que ele precisa estar ciente que precisará abrir um pouco a mão do controle que ele estava acostumado a ter sobre o curso da aprendizagem.
O professor também deve incentivar o aluno a ser autônomo. Um maneira simples de fazer isso é alterar a forma como os assuntos são abordados dentro da sala de aula, saindo de uma metodologia dedutiva, em que o professor se põe à frente da sala para trazer a explicação, para uma metodologia mais indutiva, em que os alunos são incentivados a descobrirem aquele conteúdo por meio de exemplos e questionamentos.
Tecnologia e a Sala de Aula Invertida
Com a tecnologia cada vez mais presente dentro das escolas, os professores passaram a ter ferramentas poderosas para desenvolver o aluno autônomo. Mas a tecnologia precisa estar aliada à metodologia para trazer resultados.
As escolas parceiras do Sistema de Ensino Poliedro, por exemplo, têm acesso a uma série de plataformas digitais, que oferecem conteúdos em forma de videoaulas, avaliações e simulados. Além disso, é possível por meio dessas ferramentas extrair relatórios individuais e desenvolver atividades específicas baseadas nas dificuldades individuais de cada aluno.
O uso dessas tecnologias ainda permite a introdução do conceito da sala de aula invertida ou flipped classroom. Nesse modelo, o aluno é exposto ao conteúdo que será abordado antes da aula com o professor. Dessa forma, os alunos que antes só consumiam o conteúdo dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas.
Essas ferramentas tecnológicas permitem que o aluno tenha muito mais controle da sua aprendizagem.
Considerações finais sobre o aluno autônomo
É impossível prever o futuro. Muitas das profissões que existem hoje, não existiam 15 ou 20 anos atrás. Um indivíduo autônomo tem a capacidade de adaptar-se a essas novas realidades e aprender novas habilidades que sejam necessárias, tudo por conta própria.
Mas se engana quem pensa que nesse novo cenário a escola ou o professor tem um papel menos importante. Pelo contrário, cabe a eles desenvolver essas habilidades nos alunos, os ajudando a desenvolver essa autonomia ao longo dos anos de escola.
Você já segue o Sistema Poliedro nas redes sociais? Acesse agora o Instagram, Facebook e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas ações.
Confira outras matérias
![Uso do celular em sala de aula: reflexões e práticas](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2024/07/uso-do-celular-em-sala-de-aula_.jpg)
![Educação socioemocional para professores: cuidando de quem educa](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2024/04/N6A0696-1-2.png)
![Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2022/05/PlanoDeAulaDeAcordoComABNCC-276x180-1.jpeg)
![Gamificação na educação: saiba o que é e como implementá-la](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2022/10/MicrosoftTeams-image.png.jpg)
![Raciocínio lógico: veja como estimular os estudantes!](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2022/09/como-estimular-o-raciocinio-logico-das-criancas-276x180-1.jpg)
![Como envolver os pais nos itinerários formativos?](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2022/08/como-envolver-os-pais-nos-itinerarios-formativos-276x180-1.jpg)
![Saiba tudo sobre Projeto Político Pedagógico](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2022/05/DescubraOQueEOProjetoPoliticoPedagogico-276x180-1.jpeg)
![Como utilizar Cultura Maker em sala de aula.](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2022/04/ComoUtilizarACulturaMakerEmSalaDeAula-276x180-1.jpeg)
![Aprendizagem baseada em problemas: entenda o que é e como aplicar](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2022/04/AprendizagemBaseadaemProblema-276x180-1.jpeg)
![Como fazer um projeto de intervenção pedagógica](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2022/03/ProjetoDeIntervencaoPedagogica-276x180-1.jpeg)
![Como fazer uma reunião de pais on-line](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2021/08/Organizando-uma-reuniao-de-pais-on-line-thumb.png)
![Coordenador pedagógico e suas atribuições](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2021/07/Coordenador-pedagogico-e-suas-atribuicoes-3.jpg)
![Como a Técnica Pomodoro pode melhorar a atenção nos estudos](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2021/05/Pomodoro-6.jpg)
![Como usar design thinking em sala de aula](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2021/05/Como-usar-design-thinking-em-sala-de-aula_thumb.jpg)
![Os desafios do Ensino Remoto](https://www.sistemapoliedro.com.br/app/uploads/2021/04/Os-desafios-do-Ensino-Remoto.jpg)