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Confessionais

Educar com propósito: princípios cristãos na sociedade contemporânea

Publicado em 22 de julho de 2025

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princípios cristãos

No Poliedro, reconhecemos o papel essencial das escolas cristãs na formação de indivíduos íntegros, capazes de aliar conhecimento, valores e propósito de vida. Sabemos que educar hoje vai muito além de transmitir conteúdos — é também nutrir o espírito, cultivar o caráter e orientar escolhas em um mundo repleto de desafios.

Para aprofundar essa reflexão, convidamos novamente a prof.ª Edile Fracaro Rodrigues — doutora em Teologia, mestre em Educação e com mais de 40 anos de experiência em espaços formais e não formais de ensino — para contribuir com nossa série de conteúdos sobre educação cristã.

Neste segundo artigo, ela propõe uma análise sobre a importância dos princípios cristãos na formação integral de crianças e jovens, especialmente diante das demandas e tensões da sociedade contemporânea.

Esperamos que este conteúdo inspire educadores, famílias e gestores a seguir firmes na missão de formar, com fé e amor, as novas gerações. Boa leitura!


Princípios cristãos no contexto da sociedade contemporânea

Olá, Comunidade Poliedro! No último texto compartilhei a origem da palavra “educação”: EDUCARE e EDUCERE, essenciais para uma educação integral, aplicáveis tanto na escola quanto na família.

A vontade de Deus para os nossos filhos é que eles cresçam na mente, no corpo e em graça diante de Deus e dos homens como seu Filho cresceu. Mas, como ajudá-los a alcançar um desenvolvimento físico, cognitivo e espiritual saudável? Como formar o caráter cristão e ajudá-los a se desenvolver plenamente para que tomem decisões sábias? Essas são preocupações legítimas, que devem guiar nossas ações como pais e responsáveis. Assim, surge o questionamento: Qual é a importância dos princípios cristãos para uma educação plena no contexto da sociedade contemporânea?

EDUCARE: alimentar, transmitir informações a alguém.

EDUCERE: desenvolver algo que está no indivíduo, extrair, desabrochar. Esses conceitos se complementam.

Desenvolvimento saudável

Como professora universitária de uma disciplina de formação humana e teológica, observo jovens de diferentes cursos de graduação (Medicina, Administração, Engenharias, Direito e outros) com suas angústias, frustrações, preocupações, sonhos e aspirações. Inevitavelmente, abordo questões emergentes: Como enfrentar a influência das redes sociais, cyberbullying, pressão por likes, que, sem o devido senso crítico, podem trazer prejuízos emocionais? Qual é o sentido da vida? É possível viver com propósito optando pela profissão que garante independência financeira? Não raro, me deparo com histórias dilacerantes de abusos, fobias e desesperança da vida. Sempre que isso acontece, uma dor enorme atravessa minha alma e reflito: o que poderia ser feito para que haja um final feliz?

No livro Sete necessidades básicas da criança, John Drescher traz reflexões importantes, que ainda considero atuais, e que se encaixam nos dois conceitos de educação, EDUCARE e EDUCERE. De forma bem resumida, o autor apresenta:

 

  1. PRECISAMOS DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO

Necessitamos ser notados, apreciados e amados. Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se não gostarmos de nós mesmos.

 

  1. PRECISAMOS DE SEGURANÇA

Ele alerta sobre críticas frequentes, que podem gerar sentimento de fracasso e incompetência. Também aborda sobre mudanças constantes (ajustamento a novos locais e pessoas) que precisam de acompanhamento contínuo.

 

  1. PRECISAMOS AMAR E SER AMADOS

Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento, que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.

 

  1. PRECISAMOS DE ACEITAÇÃO

Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da autoestima, do senso de utilidade, da aceitação e da valorização.

 

  1. PRECISAMOS DE ELOGIOS

Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor. Nossos problemas de identidade são causados pelas críticas. Se não recebermos elogios, é possível que os busquemos de forma errônea.

 

  1. PRECISAMOS DE DISCIPLINA

Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e autocontrole.

 

  1. PRECISAMOS DE DEUS

O autor afirma que a maior parte da orientação é comunicada por meio do exemplo. Como pais, estamos refletindo o amor de Deus?

 

A educação não é instantânea

Drescher oferece uma base para compreendermos o papel da educação cristã na formação integral do ser. Acredito que essas necessidades dão estrutura emocional e espiritual para o indivíduo desenvolver-se de forma saudável. Agora, preste atenção nas palavras grifadas no texto bíblico a seguir.

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.

Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.

(Deuteronômio 6.5-9, grifo nosso).

A educação é processual e contínua. Os verbos grifados apontam ação intencional e que não acontecem instantaneamente. Apontam que aquele que ensina deve viver o que ensina, ser exemplo. Apontam também para a importância de não perder de vista os valores e os princípios que Deus estava deixando para orientação da vida do seu povo.

E a questão inicial deste texto: Qual é a importância dos princípios cristãos para uma educação plena no contexto da sociedade contemporânea? No versículo 2 de Deuteronômio 6, vemos uma orientação eterna, sem prazo de validade, pois é passada de geração em geração. E assim permanecem válidas na contemporaneidade. Se desejamos um final feliz, uma infância alegre, uma adolescência tranquila e uma juventude segura, não nos desviemos dos princípios eternos da Palavra de Deus.

 

Para refletir

Para professores e familiares: Analise as sete necessidades apontadas por Drescher e verifique em qual dos conceitos elas se encaixam: Educare ou Educere? Reflita se alguma das necessidades contempladas pelo autor precisa de maior atenção.

 

Referências

BÍBLIA. Nova Versão Internacional (NVI). Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/2/52. Acesso em: 2 jul. 2025.

DRESCHER, J. M. Sete necessidades básicas da criança. 12. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Tags

  • Gestão Escolar

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