
Confessionais
Educar com propósito: princípios cristãos na sociedade contemporânea
Publicado em 22 de julho de 2025
No Poliedro, reconhecemos o papel essencial das escolas cristãs na formação de indivíduos íntegros, capazes de aliar conhecimento, valores e propósito de vida. Sabemos que educar hoje vai muito além de transmitir conteúdos — é também nutrir o espírito, cultivar o caráter e orientar escolhas em um mundo repleto de desafios.
Para aprofundar essa reflexão, convidamos novamente a prof.ª Edile Fracaro Rodrigues — doutora em Teologia, mestre em Educação e com mais de 40 anos de experiência em espaços formais e não formais de ensino — para contribuir com nossa série de conteúdos sobre educação cristã.
- Leia também o primeiro conteúdo da série: O papel da educação no desenvolvimento humano
Neste segundo artigo, ela propõe uma análise sobre a importância dos princípios cristãos na formação integral de crianças e jovens, especialmente diante das demandas e tensões da sociedade contemporânea.
Esperamos que este conteúdo inspire educadores, famílias e gestores a seguir firmes na missão de formar, com fé e amor, as novas gerações. Boa leitura!
Princípios cristãos no contexto da sociedade contemporânea
Olá, Comunidade Poliedro! No último texto compartilhei a origem da palavra “educação”: EDUCARE e EDUCERE, essenciais para uma educação integral, aplicáveis tanto na escola quanto na família.
A vontade de Deus para os nossos filhos é que eles cresçam na mente, no corpo e em graça diante de Deus e dos homens como seu Filho cresceu. Mas, como ajudá-los a alcançar um desenvolvimento físico, cognitivo e espiritual saudável? Como formar o caráter cristão e ajudá-los a se desenvolver plenamente para que tomem decisões sábias? Essas são preocupações legítimas, que devem guiar nossas ações como pais e responsáveis. Assim, surge o questionamento: Qual é a importância dos princípios cristãos para uma educação plena no contexto da sociedade contemporânea?
EDUCARE: alimentar, transmitir informações a alguém. EDUCERE: desenvolver algo que está no indivíduo, extrair, desabrochar. Esses conceitos se complementam. |
Desenvolvimento saudável
Como professora universitária de uma disciplina de formação humana e teológica, observo jovens de diferentes cursos de graduação (Medicina, Administração, Engenharias, Direito e outros) com suas angústias, frustrações, preocupações, sonhos e aspirações. Inevitavelmente, abordo questões emergentes: Como enfrentar a influência das redes sociais, cyberbullying, pressão por likes, que, sem o devido senso crítico, podem trazer prejuízos emocionais? Qual é o sentido da vida? É possível viver com propósito optando pela profissão que garante independência financeira? Não raro, me deparo com histórias dilacerantes de abusos, fobias e desesperança da vida. Sempre que isso acontece, uma dor enorme atravessa minha alma e reflito: o que poderia ser feito para que haja um final feliz?
No livro Sete necessidades básicas da criança, John Drescher traz reflexões importantes, que ainda considero atuais, e que se encaixam nos dois conceitos de educação, EDUCARE e EDUCERE. De forma bem resumida, o autor apresenta:
- PRECISAMOS DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO
Necessitamos ser notados, apreciados e amados. Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se não gostarmos de nós mesmos.
- PRECISAMOS DE SEGURANÇA
Ele alerta sobre críticas frequentes, que podem gerar sentimento de fracasso e incompetência. Também aborda sobre mudanças constantes (ajustamento a novos locais e pessoas) que precisam de acompanhamento contínuo.
- PRECISAMOS AMAR E SER AMADOS
Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento, que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.
- PRECISAMOS DE ACEITAÇÃO
Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da autoestima, do senso de utilidade, da aceitação e da valorização.
- PRECISAMOS DE ELOGIOS
Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor. Nossos problemas de identidade são causados pelas críticas. Se não recebermos elogios, é possível que os busquemos de forma errônea.
- PRECISAMOS DE DISCIPLINA
Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e autocontrole.
- PRECISAMOS DE DEUS
O autor afirma que a maior parte da orientação é comunicada por meio do exemplo. Como pais, estamos refletindo o amor de Deus?
A educação não é instantânea
Drescher oferece uma base para compreendermos o papel da educação cristã na formação integral do ser. Acredito que essas necessidades dão estrutura emocional e espiritual para o indivíduo desenvolver-se de forma saudável. Agora, preste atenção nas palavras grifadas no texto bíblico a seguir.
5 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. 6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. 8 Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. 9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. (Deuteronômio 6.5-9, grifo nosso). |
A educação é processual e contínua. Os verbos grifados apontam ação intencional e que não acontecem instantaneamente. Apontam que aquele que ensina deve viver o que ensina, ser exemplo. Apontam também para a importância de não perder de vista os valores e os princípios que Deus estava deixando para orientação da vida do seu povo.
E a questão inicial deste texto: Qual é a importância dos princípios cristãos para uma educação plena no contexto da sociedade contemporânea? No versículo 2 de Deuteronômio 6, vemos uma orientação eterna, sem prazo de validade, pois é passada de geração em geração. E assim permanecem válidas na contemporaneidade. Se desejamos um final feliz, uma infância alegre, uma adolescência tranquila e uma juventude segura, não nos desviemos dos princípios eternos da Palavra de Deus.
Para refletir
Para professores e familiares: Analise as sete necessidades apontadas por Drescher e verifique em qual dos conceitos elas se encaixam: Educare ou Educere? Reflita se alguma das necessidades contempladas pelo autor precisa de maior atenção.
Referências
BÍBLIA. Nova Versão Internacional (NVI). Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/2/52. Acesso em: 2 jul. 2025.
DRESCHER, J. M. Sete necessidades básicas da criança. 12. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
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