Not support Recaptcha
Pular navegação

Práticas Pedagógicas

Raciocínio lógico: veja como estimular os estudantes!

12 de setembro de 2022

Tags

  • atividades
  • avaliação

 raciocínio lógico

À medida que os anos passam, as instituições escolares vêm aprimorando suas metodologias de ensino a fim de que seus estudantes melhorem as suas aptidões intelectuais e tornem-se pessoas mais preparadas para os desafios do dia a dia. Nesse sentido, estimular o raciocínio lógico é essencial, já que esse é um recurso usado pelas pessoas no cotidiano. 

O raciocínio lógico não é apenas uma matéria que cai em provas, essa habilidade é um processo de estruturação do pensamento, ou seja, é a forma como alguém soluciona um problema

Neste artigo, você entenderá a importância de estimular o raciocínio lógico desde a infância e encontrará algumas dicas de como a sua instituição pode incentivar essa habilidade nos estudantes da melhor forma possível. Confira!

O que é raciocínio lógico?

Essa habilidade está relacionada tanto à capacidade de organizar as situações cotidianas quanto à aptidão em solucioná-las. Assim, o raciocínio lógico é mais do que desenvolver questões matemáticas, este é um recurso que nos ajuda a resolver os dilemas da vida. 

Há três tipos de raciocínio lógico:

Dedução

Quando o indivíduo encontra um resultado de um problema a partir de uma probabilidade evidente. Por exemplo: um cachorro está latindo na rua. Você sai para verificar e não encontra ninguém. Através da dedução, pode-se concluir que, antes de você chegar, alguém passou perto do animal e essa ação o incomodou. 

Indução

De acordo com a indução, o indivíduo usa suas habilidades analíticas e críticas, através de diversos exemplos e hipóteses já existentes sobre a situação, para encontrar a resolução de um problema. Esse é um tipo de raciocínio muito comum entre os cientistas. 

Por exemplo: um cachorro começa a latir quando uma pessoa passa por ele. Por indução, o animal começou a latir devido ao sujeito que passou por ele.

Abdução

Nesse tipo de raciocínio, o próprio indivíduo determina as hipóteses cabíveis para chegar à conclusão. Ou seja, ele investiga as causas, como os detetives e investigadores, e a conclusão serve para defender uma determinada solução criada. 

Por exemplo: sempre que uma pessoa passa na rua, o cachorro late. Portanto, se o animal latir, alguém, possivelmente, está passando na rua. 

Por que estimular o raciocínio lógico dos estudantes?

Através desse estímulo é possível contribuir para a formação de pessoas mais críticas, com uma postura argumentativa e uma visão estratégica não só durante os estudos, mas também no cotidiano.

Os principais benefícios são:

  • Desenvolve a capacidade de tomar decisões e solucionar problemas;
  • Fortalece a saúde mental e emocional;
  • Melhora os relacionamentos interpessoais;
  • Estimula as competências técnicas e emocionais, como memória, criatividade, destreza, pensamento lógico-analítico e resolução de problemas.

A importância de despertar essa prática nas escolas é tanta que foi criada a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico, com o objetivo de proporcionar novos desafios e estimular os estudantes. Esse evento ocorre anualmente e é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Portanto, o desenvolvimento da lógica faz com que as crianças aprendam a raciocinar criticamente, a refletir sobre as tarefas do dia a dia, a tomar decisões importantes, a conquistar notas mais altas em provas e a alcançar um bom desempenho no processo de aprendizagem.

Como estimular esse raciocínio lógico durante o período escolar?

Para desenvolver essa característica, faz-se necessário que as instituições de ensino e os responsáveis dos jovens estimulem atividades que proporcionem essa capacidade e suas competências, pois quanto mais as crianças forem encorajadas, melhor será o desempenho delas na escola e na vida adulta, principalmente na vida profissional.

No entanto, quando as atividades lógicas não são bem implementadas, estas podem se tornar tarefas desagradáveis para os estudantes. Por isso, é importante encorajá-los através de atividades lúdicas, dentro do contexto desses jovens. 

Abaixo, confira 6 dicas práticas de como estimular o raciocínio lógico dos estudantes:

1.  Use recursos tecnológicos 

É interessante explorar aplicativos que, através de jogos, treinam o cérebro e o raciocínio. O cérebro é como um músculo, quanto mais treinamos, mais ‘forte’ este fica. 

Assim, apps de jogos matemáticos, que nos fazem pensar rápido, são boas formas de exercitar o nosso raciocínio, além de estimular a memória, a destreza e o pensamento lógico-analítico.

Alguns exemplos são:

  • Fit Brains;
  • Lumosity;
  • Elevate.

2. Estimule atividades saudáveis

A mente e o corpo se complementam e precisam ser exercitados. Por isso, encoraje todos os tipos de hábitos saudáveis.

Enquanto os exercícios físicos melhoram o fluxo sanguíneo, irrigando ainda mais o cérebro, a alimentação balanceada colabora para que os neurônios vivam mais. 

A qualidade das noites de sono também é importante, pois dormir pouco faz o cérebro funcionar como se ele fosse mais velho do que realmente é, prejudicando suas habilidades de concentração e raciocínio.

3.  Experimente usar jogos lúdicos, de tabuleiro e outros estilos nas aulas

Além dos aplicativos mencionados, existem jogos tradicionais que ajudam a manter a mente aguçada e criativa, como:

  • Sudoku;
  • Palavras-cruzadas;
  • Xadrez;
  • Baralho;
  • Blocos de montar;
  • Massinhas de modelar.

4. Treine exercícios de raciocínio lógico do vestibular

Aqui é importante, na hora de passar exercícios aos estudantes, explicar a interpretação de cada questão, como chegar ao resultado, pois muitos jovens acabam apenas decorando fórmulas ao invés de aprender a analisar as questões. 

Com o objetivo de trabalhar a interpretação dos alunos e a competência de resolução de problemas, passe exercícios de lógica que aparecem no vestibular, como os de sequência numérica e silogismo.

5. Disponibilize aulas de Programação e Robótica

As aulas de Programação e Robótica envolvem diversas áreas de conhecimento, como a matemática, física e a engenharia, e trazem vários desafios que precisam de soluções criativas. 

Assim, as aulas de programação podem ensinar os estudantes sobre o desenvolvimento de jogos, aplicativos, sites e outros sistemas necessários para empresas. 

Já nas aulas de robótica, a criança aprende a estruturar uma máquina simples, usando da lógica para isso. 

6. Elabore aulas com livros e filmes

A leitura e a arte são ferramentas importantes para desenvolver o raciocínio lógico-matemático, principalmente em relação à interpretação de textos, o que contribui para outras situações matemáticas cotidianas. 

Essas ferramentas podem desenvolver a linguagem, a concentração, a memória e a habilidade de articular informações.

Portanto, o raciocínio lógico é uma prática necessária para os estudantes, pois contribui para o seu desenvolvimento. Dessa forma, as crianças serão adultos mais preparados para a vida e, principalmente, para o mercado de trabalho. 

Gostou do conteúdo sobre Raciocínio Lógico? Confira também um post sobre os tipos de metodologia existentes em cada etapa da educação durante o período escolar. 

E que tal acessar ao site do Poliedro Sistema de Ensino e conhecer tudo sobre nossa metodologia de ensino?

Venha ser uma escola associada!

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter