Not support Recaptcha
Pular navegação

Performance

Reunião de pais: 5 dicas para gerar proximidade com a família

26 de janeiro de 2022

Tags

  • família
  • Gestão Escolar

Reunião de pais: 5 dicas para gerar proximidade com a família

A reunião entre pais e professores é um importante mecanismo de aproximação entre a família e a escola, inclusive, fortalecendo o elo entre professores, pais e estudantes/filhos.

Fazer reuniões de professores e pais com plena excelência e inspiração pode parecer complexo, porém existem algumas ações que certamente geram comprometimento e maior proximidade. 

Enquanto alguns pais participam ativamente da jornada escolar dos seus filhos, outros acreditam que a educação depende exclusivamente da escola e, alguns, sequer frequentam as reuniões. Diante disso, a pergunta é: como estreitar o vínculo com a família? Para isso, O Poliedro Sistema de ensino indica estas 5 valiosas dicas. Acompanhe a leitura, siga e coloque em prática em sua escola!

1 – Invista em comunicação

Estabelecer uma comunicação facilitada com a família é fundamental, seja pelo aplicativo da instituição de ensino, seja por WhatsApp e/ou e-mail. 

Várias fontes de comunicação são uma garantia de que informações importantes chegarão aos responsáveis independentemente do meio que eles mais utilizam. 

Outro aspecto muito importante é agendar as reuniões em dias e horários viáveis. Isso faz total diferença no comparecimento dos responsáveis. 

Divulgue as datas das reuniões com o máximo de antecedência possível e reforce o lembrete para evitar esquecimento, conscientizando os pais acerca da importância da reunião. 

Se possível, solicite um feedback sobre a viabilidade de horário, dia e peça confirmação de presença. Desse modo, é possível pensar em dias e horários viáveis ao maior número de pessoas. 

2 – Estabeleça um plano objetivo e prático

Sabemos que, hoje em dia, com a vida corrida, quaisquer 15 minutos já fazem diferença. Portanto, planeje com antecedência os tópicos e os objetivos da reunião. Uma vez que os responsáveis se comprometem a estar presentes na reunião, é necessário que haja objetividade, organização e pontualidade. Não atrase e mantenha a sequência dos assuntos que serão abordados.

É fundamental ter esses pontos bem estruturados. Isso faz com que a família veja a importância e a evolução que as reuniões periódicas geram. Estabeleça a ordem dos tópicos que serão abordados, bem como de que forma serão abordados. Assim, todos os assuntos importantes serão discutidos e a reunião não se tornará maçante, estimulando a presença das famílias.

Leia também: Saiba como estimular a inteligência emocional do seu filho: confira 6 dicas!

3 – Faça uma dinâmica inspiradora

Pessoas podem até esquecer o que é falado em uma importante palestra ou apresentação, contudo dificilmente se esquecem de uma dinâmica inspiradora e impactante, pois isso estimula a reflexão, a motivação e marca a memória por meio de estímulos visuais e emotivos. 

Agregar uma dinâmica à reunião gera mais interação entre as famílias, além de “quebrar o gelo”, deixando o clima mais descontraído e harmônico. 

4 – Trate informações coletivas e individuais dos estudantes

Mostrar toda a grade de conteúdo, os métodos avaliativos e a evolução coletiva dos jovens é importante. No entanto, não para por aí. 

Tão importantes quanto as informações de interesse geral são as de interesse individuais, por isso discuta com a família a evolução do aprendizado, quais são as matérias em que a criança ou adolescente tem mais facilidade e as que tem mais dificuldade.

Discuta também o relacionamento com colegas de classe e, se necessário, ofereça discussões sobre o assunto num ambiente reservado, em algum horário propício ou até mesmo em uma reunião on-line.

Alguns estudantes podem ter dificuldades de aprendizado por questões emocionais, psicológicas e até físicas, como problemas de visão, por exemplo. Esses pontos geralmente passam despercebidos pela família. São mais fáceis de se acompanhar se forem diagnosticados com antecedência. Além disso, é possível oferecer o devido suporte ao jovem, atendendo-o de acordo com suas necessidades.

5 – Peça feedbacks

Feita e encerrada uma reunião, peça feedbacks às famílias. 

Os feedbacks são as avaliações e as respostas ao que foi abordado e discutido, uma forma de os responsáveis exporem do que estão gostando, quais assuntos gostariam de discutir em uma próxima reunião, se o cronograma tem se mostrado eficaz e se as expectativas estão sendo atendidas.

Essa avaliação pode ser feita por um questionário sigiloso, por meio do aplicativo, do e-mail ou da forma que se demonstrar mais efetiva e com maior participação. 

Por fim, mostre a estrutura escolar e mencione como isso impacta e potencializa o aprendizado.

Entender como gerir uma reunião é essencial para que esta seja produtiva e assertiva. 

Se você busca melhorar o desempenho dos seus estudantes e os resultados da sua escola,  seja um associado Poliedro. Nosso sistema visa a trabalhar aspectos intelectuais, físicos, emocionais e sociais dos estudantes, conta com um sistema único de avaliação e ainda te dá assessoria de marketing.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter